Resenhas

Resenha: The Truth About Forever – Sarah Dessen

21 de agosto de 2013

Imagem

 “The Truth About Forever” é um livro YA (Young Adult), ou seja, voltado para o público jovem-adulto, que trata da vida e dia a dia de seus personagens de forma leve, cotidiana e ao mesmo tempo madura. A princípio estranhei um pouco essa seriedade em um livro YA, pois estou acostumada a ler um conteúdo um pouco mais açucarado em livros desse gênero, mas isso não me decepcionou nem um pouco, muito pelo contrário, achei maravilhoso que a Sarah Dessen tenha conseguido trazer um conteúdo de forte carga emocional e temas mais delicados de uma forma tão sutil e harmoniosa.

Essa é a história de Macy, uma adolescente que acaba de perder o pai de forma traumática e tem sua vida completamente mudada após esse acontecimento. Macy está em suas férias de verão e sob a influência de seu namorado Jason bom-partido-tudo-que-toda-mãe-quer, ela assume seu trabalho na biblioteca enquanto ele vai passar as férias no Brain Camp – um tipo de acampamento de estudos de verão (nerd!). Macy é muito rígida e severa consigo mesma e está focada em buscar a perfeição em seus estudos e no novo trabalho como uma forma de se manter no controle de sua vida, enquanto sua mãe tenta se mostrar inabalável se afundando cada dia mais e mais no trabalho. A rotina de Macy muda quando ela começa a trabalhar no Buffet Wish e conhece Delia, Kristy, Monica, Bert e… Wes (suspiros!). Nesse verão Macy começa a perceber que é possível existir perfeição até mesmo em meio ao caos, e a peça chave dessa descoberta, mais do que qualquer outra, é Wes.

A leitura é muito gostosa e flui de tal maneira que quando menos se espera, acabou o livro! Sarah Dessen consegue nos mostrar de forma nítida as mudanças dos personagens ao longo do livro e o que mais me tocou foi a veracidade da história como um todo: a trama, os personagens, suas atitudes e as situações pelas quais eles passam são tão reais que cativam o leitor, principalmente por ser se tratar de uma história que poderia acontecer com qualquer um. Foi o primeiro livro que li da Sarah, e ela já me ganhou! Me deixou com água na boca para ler os outros livros dela.

Os temas centrais desse livro giram em torno da convivência familiar e do amadurecimento e superação da protagonista. Não é um livro com grandes acontecimentos ou surpresas, mas a Sarah consegue compensar muito bem isso com diálogos extremamente bem construídos, cenas cotidianas reais que nos fazem sentir dentro da trama, personagens de se apaixonar e passagens lindas que nos fazem soltar alguns bons suspiros. Já se tornou um dos meus queridinhos! Está recomendadíssimo!

Alguns aperitivos pra vocês ficarem com vontade de ler esse livro:

Imagem

“Okay, fine,” I said “But you can’t just take forever.”

“Okay, tudo bem,” eu disse “mas você não pode demorar pra sempre”.

“I don’t need that long,” he said.

“Eu não preciso desse tempo todo,” ele disse.

“How long?”

“Quanto tempo?”

“Considerably less than forever.” I waited. Finally he said, “Maybe a week. You can’t bug me about it either. That will nullify the entire thing. It has to just happen when it happens.”

“Consideravelmente menos do que ‘pra sempre.'” Eu esperei. Finalmente ele disse, “Talvez uma semana. Mas você também não pode me perturbar sobre isso. Isso irá anular a coisa toda. Tem que acontecer quando acontecer.”

Imagem

“Maybe,” I said. “Or maybe you’re just really extraordinary.”

As this came out, it was like someone else had said it. I just heard the words, even agreed with them, and a second later realized it was my voice. Oh, my God, I thought. This is what happens when you don’t think and just do.

“Talvez,” eu disse. “Ou talvez você só seja realmente extraordinário.”

Assim que isso escapou, foi como se outra pessoa tivesse dito. Eu só ouvi as palavras, até concordei com elas, e um segundo depois percebi que era a minha voz. Ai meu Deus, eu pensei. Isso é o que acontece quando você não pensa e apenas faz.

Imagem

Ps.: A capa desse livro é a coisa mais linda! ♡

Pessoal, esse livro ainda não foi lançado em português. Comprei o meu no The Book Depository na versão em Hardcover. Recomendo fortemente esse site para compras de livros em inglês, e o mais legal é que o frete é grátis para qualquer lugar do mundo! 🙂

Editora: Speak
ISBN: 9780142406250
Publicação: 1ª Ed. 2006  
Gênero: YA Book
Páginas: 374
Idioma: Inglês
Compre: Livraria Cultura | The Book Depository | Amazon

Minha avaliação: ★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Zuila Viana fevereiro 10, 2014

    Juliana,
    Tudo bem?
    Você acha que para quem tem inglês intermediário dá para ler?
    Beijos

    • Juliana fevereiro 11, 2014

      Oi Zuila! Tudo sim e você? 🙂
      Claro que dá! Mesmo que você encontre algumas palavrinhas mais difíceis, não desista!
      O contexto é bem tranquilo de entender e é bom para praticar! Qualquer livro da Sarah Dessen é ótimo pra isso. 🙂
      Beijos!

      • zuila viana fevereiro 17, 2014

        Obrigada por responder. Vou comprar! beijos

  • Reinaldo Lacerda agosto 23, 2013

    Muito bom Juliana. Espero poder ler esse livro em breve. Parabéns sua resenha ficou ótima e convidativa.

  • Aline Cardoso agosto 22, 2013

    Muito legal a proposta do livro. Ah! Você escreve muito bem, Ju. Aguardo um livro seu! Bj

    • nuvemliteraria agosto 23, 2013

      Awww obrigada! Ih prima, isso não está nem nos planos então ainda vai demorar muito! hahaha. Obrigada pela força. 🙂

  • nuvemliteraria agosto 21, 2013

    Oi Dani. Obrigada pela visita =)
    Você já leu algum livro da Dessen? Se não, precisa ler logo! haha
    Eu já quero comprar todos os outros, rs. Beijão! <3

  • daninhafarias agosto 21, 2013

    Amei a resenha!
    Estou louca para comprar livros no book depository!
    Beijos Ju!