Resenhas

Resenha: A Senhora da Magia – Marion Zimmer Bradly

08 de novembro de 2013
IMG_8496 cópia(Atenção! esta resenha pode conter spoilers – Clique aqui antes de ler)

A Senhora da Magia é o primeiro livro da série. A linguagem épica não é rebuscada demais, porém possui a devida ambientação coerente com o seu tempo, o que na minha opinião, enriqueceu a leitura e deixou as passagens românticas ainda mais charmosas e apaixonantes.

A primeira metade do livro gira em torno da vida de Igraine, jovem pagã que casou-se forçada com o cristão Gorlois, Duque de Cornualha. Com ele Igraine teve uma filha, Morgana, e suas vidas cotidianas oscilam entre alguns momentos de felicidade e muitos outros de submissão e comodismo. Tudo muda quando sua irmã Viviane (grã-sacerdotisa de Avalon – Senhora do Lago) e Merlin lhe revelam seu futuro. Segundo eles, Igraine está destinada a desposar Uther Pendragon, e gerar o Grande Rei que salvará toda a Bretanha: o futuro Rei Arthur. A princípio Igraine fará de tudo para se esquivar dos planos de Avalon, pois jamais seria infiel ao marido. Porém o destino se encarrega de concretizar os seus planos e Igraine é subitamente arrebatada por um amor incontrolável por Uther, e ele, por sua vez, moverá montanhas para ficar com ela. Após a morte de Gorlois, Uther, agora como Rei da Bretanha, casa-se com Igraine e ela então dará à luz ao filho que será o Grande Rei, abençoado pelos pagãos e pelos cristãos.

O restante do livro é centrado na vida de Morgana, que após o casamento da mãe, é levada, ainda criança, por sua tia Viviane para viver em Avalon e aprender a ser uma sacerdotisa da Deusa. Após alguns anos em Avalon, Viviane também faz planos para a vida de Morgana e faz com que ela deite-se com seu meio-irmão Arthur, sem que ambos se reconheçam, e gere um filho dele, considerado puro de Avalon. Ao descobrir a traição de sua tia, Morgana, que tinha pura adoração por Viviane, se rebela contra ela e foge de Avalon.

Ao final deste livro, vemos também o começo da formação da Távula Redonda, e somos introduzidos a outros personagens-chave, como Lancelote e Gwenhwyfar (Guinevere); a Excabilur também nos é apresentada, espada forjada em Avalon com grande poder simbólico na história do Rei Arthur.

Estou começando a me adaptar a ler livros épicos e místicos, e sinceramente estou adorando toda a ambientação e atmosfera histórica. Adorei o livro! É muito interessante ver a influência das mulheres e a consequência de seus atos, o livro prendeu toda a minha atenção. O romance entre Igraine e Uther, na minha opinião, foi majestoso! Cheio de clichês, porém épico e vencedor! Soltei muitos suspiros! Infelizmente Igraine me decepcionou muito depois do casamento, pois deixa seus filhos praticamente abandonados em toda a história e só tem olhos para Uther o tempo todo, renega Avalon e virá uma cristã fervorosa e bitolada. Recomendo muito esse livro à todos que adoram histórias épicas e até mesmo romances!

IMG_8503

Assisti ao filme As Brumas de Avalon em VHS duplo (alguém lembra?) há muito tempo atrás e não me lembro bem, por isso assim que eu terminar de ler toda a série pretendo assisti-lo de novo com outros olhos. Para inspirar vocês:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NYEvkSc3Nk4]

Editora: Imago
ISBN: 9788531210372
Edição: 2008
Gênero: Épico, Fantasia.
Páginas: 248
Idioma: Português
Saiba mais: Skoob
Minha avaliação: 5/5

Obrigada pelas visitas! 🙂

Me encontre nas redes sociais literárias: Skoob | Goodreads

Para não perder as novidades do Nuvem Literária é só curtir a nossa fanpage no facebook e acompanhar todas as postagens!

Facebook | Instagram | Twitter

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • najara lena agosto 31, 2018

    adorei o jeito que você escreve, faz agente ter vontade de ler o livro …já coloquei vários na lista …..

  • juliano cesar de oliveira maio 8, 2014

    Oi adorei…muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reversoescrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

  • Bruna março 28, 2014

    Tentarei ler mais uma vez!! Ele está na estante iniciado, mas terei que retornar ano começo!!!!! 8)

  • Carla Leonardi novembro 20, 2013

    Oie! Vim direto pra essa resenha porque ainda estou no segundo volume e não queria pegar nenhum spoiler..hehehe. Nossa, também estou amando!! E também fiquei bem decepcionada com a Igraine (e por enquanto, continuo decepcionada no segundo vol.). Muito boa a sua resenha =) Volto aqui conforme for terminando os próximos! hehe

    bjs!
    Carla
    http://linhas–soltas.blogspot.com.br/

    • Juliana novembro 21, 2013

      Ah! Hahaha fez bem! Infelizmente não tenho conseguido segurar os spoilers desses livros 🙁
      Tirando a decepção com a Igraine (que não passa), o segundo volume também é excelente!
      Obrigada! Espero vê-la sempre por aqui.
      Beijo <3

  • […] Resenha do Livro #1 – A Senhora da Magia. […]

  • very good selection. useful for me. Thanks

  • daninhafarias novembro 9, 2013

    Nunca vi o filme porque nunca entendi a história muito bem! Hahaha
    Achei sua resenha muito boa, adorei.
    Beijos Ju!

    • Juliana novembro 9, 2013

      Eu também achava um tanto difícil… personagens com nomes complicados, um vai e vem de casais, de filhos bastardos, enfim… realmente precisa-se ter atenção. É uma das histórias mais complexas que eu já li, mas estou apaixonada e até tô conseguindo entender direitinho. <3

  • Raquel Moritz novembro 8, 2013

    Quando eu era jovenzinha eu passei por uma época bem legal interessada nessas coisas. Aprendi muito e influenciou muito na visão que tenho de religião, crença, esse tipo de coisa. Essa série toda é incrível, a Marion escreveu algo pra ficar na história.

    Beijo querida, adorei ver esse livro por aqui! 🙂

    • Juliana novembro 9, 2013

      Ai, Raquel! Que bom saber que você gostou! Estou no segundo livro e adorando, doida pra terminar logo todos e fechar com chave de ouro revendo o filme *.*
      Beijo grande!