Resenhas

Resenha: Quem é você, Alasca? – John Green

02 de novembro de 2013

IMG_8265

Este foi o terceiro livro que li do John Green. O primeiro (A Culpa é das Estrelas) foi maravilhoso e devorado rapidamente, o segundo (O Teorema Katherine, resenha aqui) não me balançou muito e demorei mais para ler pois não conseguiu prender minha atenção, e o terceiro (Quem é você, Alasca?) foi exatamente “no ponto”.

A edição da WMF Martins Fontes está impecável, a capa é linda e com aquele aspecto aveludado – que eu adoro! A diagramação também está super organizadinha e bem espaçada. As páginas são amarelas bem pensadas para proteger nossos olhos após longas horas de leitura.

Para todos os fins, A Culpa é das Estrelas continua sendo meu queridinho até o momento, mas Quem é você, Alasca? definitivamente fez Green ganhar mais alguns pontinhos comigo! O ritmo da leitura é ótimo, tudo acontece a todo momento ao redor dos personagens, a linguagem e as estruturas são muito boas e é repleto de passagens de bom humor, o que suaviza e equilibra os aspectos mais pesados do livro.

O protagonista é Miles Haulter, apelidado de “Gordo”, ele é aquele típico nerd-loser de (quase) todos os livros do Green, não tem amigos, é certinho e sempre se apaixona pela garota errada, a mais popular, a mais bonita e inatingível da história. Não sei se isso faz parte da “marca registrada” do Green, mas de qualquer forma, pode se tornar um pouco repetitivo com o tempo. Os outros personagens da história, por outro lado, são sempre muito bem construídos e interessantes, ao meu parecer eles são o tempero dos livros do Green, quase tão importantes quanto o próprio protagonista.

Miles mora com os pais e está prestes a deixar sua típica cidade e escola para se aventurar em busca do que ele chama de seu “Grande Talvez”, que nada mais é do que a razão de tudo, o sentido que falta em sua vida. Para isso ele decide ir para uma nova escola, Culver Creek, lá rapidamente faz amizade com seu colega de quarto Chip – conhecido como Capitão, e Alasca Young, a garota mais legal e descolada da escola. Miles fica imediatamente hipnotizado pela perspicaz e intrigante Alasca, ela é tudo que ele não é: engraçada, atrevida, sensual e destemida. Alasca é misteriosa e imprevisível. Perfeita para Miles, não fosse ela comprometida! Descobrir a verdadeira Alasca se tornou um desafio instigante para Miles, afinal, Quem é Você, Alasca? é o título perfeito. Seguido de: o primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras. Após terminar o livro tudo isso faz sentido.

Em meio a cigarros, bebidas, sexo, trotes de escola, novas descobertas e novos amigos, Miles se vê finalmente levando a vida empolgante que jamais havia conhecido, e Alasca parece aproximá-lo cada vez mais de seu “Grande Talvez”, até que um acontecimento muda completamente as vidas de todos em Culver Creek, e eles tem que aprender a lidar com as consequências de atos que nem ao menos haviam se dado conta serem relevantes.

Neste livro, sim, há forte carga emocional inserida nos menores detalhes e banalidades. Por isso leiam tudo com atenção pois os diálogos são as grandes chaves para a mensagem que o autor quis passar. A primeira vista Quem é você, Alasca? pode ser considerado apenas mais um livro sobre colégios, trotes e descobertas adolescentes, mas o que o difere dos outros é justamente a sensibilidade e riqueza de detalhes com os quais Green abordou o tema. Esse livro me revelou um autor maduro que também sabe abordar temas mais sérios com a devida leveza e profundidade. Me emocionei em várias passagens e fiquei com o coração apertado por muitas páginas. É um livro feito para provocar a reflexão sobre várias coisas. Vale a pena ler!

Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788580571738
Publicação: 2012
Gênero: Romance
Páginas: 229
Idioma: Português
Saiba mais: Skoob

Minha avaliação: ★★★★

Obrigada pelas visitas! 🙂

Me encontre nas redes sociais literárias: Skoob | Goodreads ♡

Para não perder as novidades do Nuvem Literária é só curtir a nossa fanpage no facebook e acompanhar todas as postagens!

 Facebook | Instagram | Twitter

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Paloma Novais novembro 3, 2013

    Adorei a resenha,e a fotografia do inicio do post.Queria muito ler esse livro o John Green se tornou um dos meus escritores preferidos depois que eu li ”A culpa é das estrelas”.

    • Juliana janeiro 10, 2014

      O Green realmente ganhou seu espaço no cenário literário Brasileiro em 2014, conquistou muitos leitores! Inclusive a mim! Hehehe.
      Obrigada pela visita! <3

  • Raquel Moritz novembro 2, 2013

    Ai que foooofo! Sou muito apaixonada por “Quem é Você, Alasca?”. Adoro o Miles, adoro a Alasca, adoro como ela ganhou o nome dela, adoro como o nome dele significa que ele sempre estará a “miles” de distância dela. Adoro como ela é maluca e bipolar, e como ela lê e se preocupa com o labirinto. E tudo 😡

    Você disse que o livro fez o John ganhar uns pontos contigo. Particularmente, Alasca está no topo da minha lista de melhores do John. Talvez por ser mais “próximo” da minha realidade do que a que a HAzel enfrenta. Enfim, Alasca foi um livro que me deixou de ressaca literária por ter sido impressionante. Pra mim, pelo menos 😀

    Beijo grandeeee <3

    • Juliana novembro 2, 2013

      Uau, tô sentindo sua empolgação daqui Raquel, haha. 😀
      Eu gostei muito mesmo, ficou na 2a posição entre os meus favoritos do Green. Adorei o trio Gordo, Alasca e Capitão! E esses jogos de palavras, o labirinto, as últimas palavras, o Grande Talvez… tudo encaixou muito bem mesmo! Fiquei com saudade da Alasca no final :'(.
      Beijo maioooooor ainda! hehe

  • daninhafarias novembro 2, 2013

    Suas resenhas são demais, sabia?
    Realmente, não tem um livro que supere Culpa é das Estrelas, mas Quem é você, Alasca? é muito bom. Parece que vai virar filme!
    Os personagens (masculinos) do John são muito semelhantes entre si mesmo, mas eu acho que tem um pouco de John em cada um deles.
    Bom fim de semana Ju! <3

    • Raquel Moritz novembro 2, 2013

      Oie!

      Os direitos do livro para virar filme foram comprados na época em que o livro foi lançado, mas o estúdio nunca desenvolveu nada. Espero que com o sucesso de ACEDE eles repensem. É uma baita história 😀

      Bjs

      • Juliana novembro 2, 2013

        Gente, vou ficar na torcida pra que vire filme mesmo <3

    • Juliana novembro 2, 2013

      Awn Dani, fico muito feliz que você ache isso! Sempre fico me policiando porque as resenhas sempre saem ENORMES e chatas! Haha. Obrigada pelo apoio de sempre <3
      Ai, eu adoraria que virasse filme mesmo! Queria ver a Alasca *.*
      Também acho que todos os personagens são um pouco John Green, hehe.
      Pra vc tbm Dani. Beijos!

  • Igor Araujo novembro 2, 2013

    Adorei a resenha. Espero conseguir um dinheiro em breve pra comprar os livros do John Green já que só tenho ACEDE ç-ç

    • Juliana novembro 2, 2013

      Oi Igor! Quanto tempo…
      Ah, eu quero muito ler Will Grayson Will Grayson e Paper Towns do Green.
      Obrigada pela visita! 🙂