Filmes & Séries

Livros que viraram filme

22 de fevereiro de 2014

caapaOlá pessoal! No post de hoje eu vim mostrar pra vocês os livros ~ que eu amo ~ que viraram filmes, e estão na minha estante. Vou falar um pouquinho sobre cada um e sobre o que eu achei da adaptação para o cinema.

As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradly.

IMG_0224

Para todos que acompanham o blog, essa série e esse filme não são novidades pra vocês, certo? Sou completamente apaixonada pela lenda do Rei Arthur e pelas histórias arturianas, e consequentemente pela série As Brumas de Avalon. O filme foi uma adaptação que tanto me decepcionou quanto surpreendeu. De maneira geral, eu posso dizer que melhor com a adaptação do que sem ela (ao menos para matar a curiosidade de ver os personagens “na telinha”). Mas para quem se interessa mesmo pela história, por favor: leiam os livros! Falei mais sobre a série e o filme: AQUI.

Um dia, de David Nicholls.

IMG_0240

Um Dia, foi um livro que me emocionou muito! E mesmo conhecendo a história do livro de cór, o filme surtiu o mesmo efeito em mim, chorei feito uma criança e posso apostar que se eu assistir mais umas 50 vezes vou me emocionar (e chorar de novo) da mesma forma! O filme captou perfeitamente a ideia que o autor quis passar no livro, tanto na passagem do tempo quanto na intensidade das cenas e diálogos. Perfeitamente adaptado! Falei mais sobre o livro e o filme: AQUI.

Razão e Sensibilidade, de Jane Austen.

IMG_0228

Li o livro faz bastante tempo então alguns detalhes não estão mais tão frescos na minha memória, mas lembro bem de que na época em que li e assisti o filme tive a impressão de que o diretor conseguiu captar muito bem a essência do que a Jane Austen quis passar para o leitor. Com algumas pequenas adaptações em trechos da história, de modo geral o filme ilustra perfeitamente o contexto do livro e seus personagens.

Os diários de Carrie, de Candace Bushnell.

IMG_0234

Como eu não tenho o livro Sex and the City, que inspirou o seriado e os filmes com o mesmo nome; peguei Os Diários de Carrie para representá-lo. Os Diários de Carrie conta a história da Carrie antes de ela ir para Nova York (ou seja, antes do livro/série/filme Sex and the City) e é um livro super bem humorado e contemporâneo. Falando um pouquinho da série e filmes, eles são excelentes adaptações e a Sarah Jessica Parker parece que nasceu para ser a Carrie, rs. Recomendo os livros, o seriado e os filmes pra quem curte Chick-lit.

razão e sensibilidade, orgulho e preconceito, persuasão e emma; de jane austen.

IMG_0222

Na foto estão todos os livros que tenho da Jane Austen. Já na coleção “O Melhor de Jane Austen” constam apenas 4 obras adaptadas para minisséries pela BBC : Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão e Emma; consideradas as maiores obras da autora, sendo deixadas de lado Mansfield Park e A Abadia de Northanger (não que eu concorde com isso). Todas as obras da Austen já foram adaptadas mais de uma vez para o cinema, acredito que a mais conhecida seja “Orgulho e Preconceito” (de 2005, dirigido por Joe Wright, e protagonizado pela Keira Knightley), mas as adaptações da BBC são também muito famosas no Reino Unido. Geralmente as adaptações da BBC são mais lentas e reflexivas, o oposto das adaptações hollywoodianas, mas eu particularmente me identifico muito com elas. Elas fogem um pouco do clichê (acho que é até por isso que os seriados da BBC são considerados mais cult ou alternativos).

O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë.

IMG_0243

Deixei o melhor pro final, hehe. Minha mini-coleção de “O Morro dos Ventos Uivantes”. Nela estão 3 adaptações que são completamente distintas uma das outras, a não ser pelo enredo principal. Vou logo adiantando que a minha favoritinha é a de 1992, com Raph Fiennes e Juliette Binoche (capa preta na foto), essa é a adaptação que eu considero mais próxima ~ e apaixonante ~ do livro, e foi a primeira adaptação que incluiu a segunda geração – jovem Cathy, Linton e Hareton. A adaptação de 2011 com Kaya Scodelario e James Howson é a mais lenta (das que eu já assisti) e apresenta uma versão mais triste, deprimente e introspectiva da história (capa marrom na foto), a trilha sonora é simplesmente PERFEITA, a música principal é do Mumford & Sons (ouçam aqui!). A última é uma adaptação de 2009 feita pela ITV, é uma minissérie dividida em 2 partes, estrelada por Tom Hardy e Charlotte Riley, também muito bonita e fiel ao original.

Curiosidades:
  • A adaptação mais conhecida é a de 1939, em preto e branco, protagonizada por Laurence Olivier e Merle Oberon, sob a direção de William Wyler.
  • Após, temos a adaptação de 1970, a primeira em cores, com Timothy Dalton como protagonista.
  • Em 1978 também foi lançada uma minissérie pela BBC, estrelada por Ken Hutchison e Kay Adshead.
  • A adaptação de 1998 dirigida  por David Skynner, é muito aclamada também por ser uma versão mais delicada do romance, protagonizado por Robert Cavanah e Orla Brady.
  • Outras adaptações interessantes da história incluem a do espanhol Luis Buñuel em 1954, com Heathcliff e Cathy renomeados como Alejandro e Catalina.
  • Em 2003, a MTV produziu uma versão na moderna Califórnia, com personagens como colegiais.
  • O romance tem sido popular em ópera e cinema, ressaltando as óperas escritas por Bernard Herrmann e Carlisle Floyd (ambos fixando a primeira metade do livro) e um musical de Bernard J. Taylor, com uma canção de Kate Bush (ouça aqui!) – mas eu gosto mais dessa versão no Rock in Rio com a Tarja Turunen (ouça aqui!).
  • E pra quem nunca imaginou que fosse possível, até no Brasil duas telenovelas foram feitas, em 1967 e 1973, respectivamente O Morro dos Ventos Uivantes e Vendaval.

Espero que tenham gostado, e ignorem a minha obsessão por Wuthering Heights, hehe. <3 😉

ME ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS:

SKOOB | GOODREADS | FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rafaele Sampaio março 23, 2014

    Amei o post Juh! <3

  • raissa março 12, 2014

    ai meu deus eu n sabia que morro dos ventos uivantes tinha filme, que legal!

  • Aline T.K.M. fevereiro 24, 2014

    As Brumas de Avalon! Amei os livros, e gostei muito da adaptação, apesar de não chegar aos pés dos livros. Já Um Dia, amei os dois, livro e adaptação; essa história mexeu bastante comigo, difícil esquecer.
    O engraçado é que Sex and the City é minha série preferida de todos os tempos, mas não consegui curtir o livro (li uns trechos na livraria e já vi que não iria gostar da leitura). The Carrie Diaries eu cheguei a assistir uns trechos, mas não me atraiu muito não, nem quis continuar vendo.

    Um beijão, Livro Lab

    • Juliana fevereiro 24, 2014

      Ai, nem me fale de As Brumas de Avalon, eu fiz uma saga infinita aqui no blog sobre a série HUAHUA <3
      Também amei Um Dia, tanto filme quanto livro. E Sex and the City eu AMO o seriado, mas nunca li o livro.
      Já Os Diários de Carrie eu curti o livro mas ainda não assisti ao seriado, haha.
      Beijo grande, Aline! <3

  • Mareska fevereiro 24, 2014

    A minisserie da BBC de Orgulho e Preconceito foi uma das melhores coisas que já colocaram no ar. Deus abençoe a cena no lago!

    • Juliana fevereiro 24, 2014

      Ai, nem me fale! Eu compro quase tudo que vejo que tem a ver com Austen e Orgulho e Preconceito é o queridinho de todo mundo. <3 BBC é muito amor!

  • Raquel Moritz fevereiro 24, 2014

    Juuuuuuuuu!

    Que maneiro esse post, curti mesmo! Eu adoro ler um livro e depois testar a visão do diretor. ♥ É muito, muito legal. Não ligo de ver o filme antes, sabe, mas quando dá pra ler o livro antes, eu adoro. Achei muito fofa sua coleção de Jane Austen, ahahha.

    Beijinhos, querida ♥♥♥

    • Juliana fevereiro 24, 2014

      HUAHUAHUA <3
      Eu também dou preferência a ler o livro primeiro, tem poucas exceções que eu faço rs.
      Mas se o filme me encanta MESMO, eu acabo indo atrás do livro também. <3
      Obrigada! hehe.
      Beijão!

      • Raquel Moritz fevereiro 24, 2014

        Verdade! Aliás, to lendo ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ e vou te dizer que o livro tá fazendo com que eu goste MUITO MAIS do filme. Achava ele chato, parado e talz, mas lendo o livro, ele faz sentido. Enfim, só um comentário, hehehe ♥

  • T fevereiro 24, 2014

    Ju, amei o post! Tem tanto filme que quero ver, mas antes preciso ler os livros, tenho toque quando o assunto é esse! >_<

    Olha, pelo jeito você gosta pouco de Morro dos Ventos Uivantes, hein… hehehehehe

    • Juliana fevereiro 24, 2014

      Oi Tata!
      Também fico nervosa com esse assunto! HUAHUAHUA
      Mas tem alguns que eu não resisto, tipo A Menina que Roubava Livros. Tive que assistir antes de ler! <3
      Imagina, só um pouquinho... hihi <33
      Beijos!

  • Thamires fevereiro 23, 2014

    Ju, que linda toda essa sua coleção *–*
    Um Dia apesar de triste a história, eu gostei mais do filme do que do livro acredita?!
    E sobre a Jane Austen, nunca li nenhum livro dela e não assisti nenhuma adaptação cinematográfica dos livros 😡
    Ah por fora dessa vida literária, hahaha

    Beijinhos <3

    • Juliana fevereiro 24, 2014

      Thammires linda! Obrigada! 🙂
      Ah, mas o filme ficou MUITO lindo mesmo, difícil escolher, haha.
      Tem que ler Austen, Thamires! Rum!
      Beijão <3

  • Mell Ferraz fevereiro 23, 2014

    Eu já te disse que você me fez ter MUITA vontade de ler As Brumas, certo? Que vergonha ainda não ter lido haha Mas com certeza irei assistir ao filme depois. Pena que te decepcionou um pouco 🙁

    Um dia é um livro que PRECISO ler, por questão de afinidade (sem ao menos ter lido uma página, é verdade): dia 15 de julho é meu aniversário. Então pretendo ler/assistir perto do meu aniversário desse ano rs E eu adoro a Anne, ela é simplesmente fantástica!

    Só li/assisti Orgulho e preconceito até agora. Uma vergonhinha, também, já que tenho os outros livros dela. Mas pretendo mudar isso. E essas séries da BBC dizem que são realmente MUITO boas.

    E também já te contei sobre a minha primeira incursão a O morro dos ventos uivantes. Uma pena eu não ter me adaptado à escrita, mas ainda darei um chance. Creio que é questão de época certa. Não desisti ainda não rs 😉

    Beijão
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    • Juliana fevereiro 23, 2014

      Oi Mell *-*
      Ah, você leria As Brumas de Avalon rapidinho se pegasse pra ler, cada livro tem umas 200 e pouquinhas páginas, dá pra ler um por dia, rs. E desconfio que você ia gostar!
      Eu já vi você falando isso do seu niver e o livro Um Dia em algum (ou vários) lugar (es). Eu adorei o livro, mas tem gente que não curtiu muito, ou seja… ame ou odeie. O filme é lindo! A Anne está perfeita, como sempre <3
      Orgulho e Preconceito, e Razão e Sensibilidade são muito similares em termos de ritmo e temática (apesar de todos os romances da Austen falarem sobre casamento e relacionamentos né?). Mas esses 2 são os que o pessoal geralmente se identifica mais. Persuasão, Mansfield Park e os outros são mais lentos, os filmes também acompanham esse ritmo. Mas eu, como boa fã da Austen, amo todos por igual, hehe. <3
      Quando você conseguir chegar ao fim de Wuthering Heights vou querer saber sua opinião. *-*

      Beijão, e obrigada pela visitinha linda de sempre!
      <3

  • Italo S. fevereiro 23, 2014

    Olá, como vai?
    adorei teu post hihi
    Adoro sex and the city -filme e livro <3
    O morro dos ventos uivantes eu ainda não assisti ao filme, mas, eu e meu noivo temos 3 versões dos livros, rsrs (e esse foi o primeiro livro que dei a ele, no nosso primeiro encontro *-* )
    Temos duas coleções das Brumas de Avalon, eu comecei a ler uma vez, e ADOREI! <3
    ainda não li "Um dia', mas sou doido pra ler hihi
    Abraços,
    teu bog é lindo 😉

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    • Juliana fevereiro 23, 2014

      Oie! Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. 🙂
      Sex and the city é muito legal mesmo, hehe.
      Sou fãzona de Wuthering Heights, quero comprar mais e mais edições, HUAHUA.
      Fiz um vídeo sobre toda a série de As Brumas de Avalon, você viu?
      Também é uma das minhas séries preferidas de todos os tempos <3

      Obrigada! *-*
      Beijão!

  • Renata Pereira da Silva fevereiro 23, 2014

    Fiquei feliz da vida quando vi a primeira fotinho dos livros de As Brumas de Avalon, surtei! ADORO as lendas de Arthur também e agora que comecei a procurar mais livros sobre elas. Meus livros eu comprei numa super promô das Lojas Americanas por 39,90 os 4, acredita? Depois vou ver seu post sobre eles! Não vi essa adaptação, apesar de conhecer muito antes de ler os livros. Pretendo ver só por curiosidade mesmo….
    Dos demais, amei a adaptação de orgulho e preconceito, pois amo esse livro de paixão desde que finalmente consegui ler há pouco tempo atrás. Adoro o filme, nunca vi os da BBC, mas acredito mesmo que devem mergulhar mais fundo nas histórias. Como eu adoro um filme de hollywood, prefiro a adaptação “mais povão” mesmo srsrsrs. Pretendo ler tudo da Jane Austen nesse ano, pois é imperdoável não ter lido essa autora tão clássica kkkkk
    E por fim, que já escrevi o mundo srsrsrs li o morro dos ventos uivantes há muito muito muito tempo em inglês e nunca vi o filme. Pretendo reler esse livro para me lembrar…fizemos prova no curso sobre literatura inglesa, me lembro que foi meio punk kkkkk, mas tem tempo
    Grande bj, curti muito esse post!
    ps: daria um belo desafio entre blogs, livros x filmes, com certeza renderia posts fantásticos….
    bjs

    • Juliana fevereiro 23, 2014

      Oieee!
      Acho que coloquei As Brumas de Avalon como a primeira foto propositalmente, hehe. <3
      Assista o filme, vale a pena! Mas tenha me mente que vai ser BEM diferente dos livros mesmo.
      Também comprei minha série por esse preço, mas já vi por 29,90 e até menos que isso em outras promoções.
      Olha, eu também adoro as produções hollywoodianas mas acho as da BBC muito gracinha também, mais delicadas.
      Leia mesmo! Eu recomendo fortemente! Austen é muito amor <3
      Ahh, nem preciso responder sobre Wuthering Heights né? Ai, Heathcliff... precisando de colo, me liga! hehe
      Os filmes são bem legais, se tiver oportunidade assista! Se gostou do livro, vai gostar. 🙂
      Com certeza! Também adoro ler posts assim, se animar de fazer também me avise!
      Beijão <3

  • Daniela Farias fevereiro 22, 2014

    Amei o post!
    Nunca vi um filme do Morro dos Ventos Uivantes só li o livro mesmo.
    Estou invejando muito essa sua coleção da Jane Austen! <3
    Eu devo ser a única no universo que não gostou desse filme Um Dia, nossa eu fiquei super irritada com o final! hahaha
    Beijão!

    • Juliana fevereiro 23, 2014

      Daaani, que bom que gostou! 🙂
      Ahhh, adoro a Austen <3
      Sério que não gostou? Achei lindo! Realmente o final é tenso... 🙁
      Beijos!

  • ketlin fevereiro 22, 2014

    Oi Ju, adoro seu blog e adorei esse post.

    Não sei se você sabe. mas também tem uma serie, só sobre a Carrie do Sexy and the City, é The Carrie Diaries, é muita boa, gosto principalmente das roupas daquelas épocas, =)

    Beiijo

    • Juliana fevereiro 22, 2014

      Oi Ketlin! Obrigada pelo carinho! Fico feliz que goste daqui! 🙂
      Sim, sei dessa série também, é mais recente. Ainda não assisti mas devo assistir em breve. *-*
      Beijos!