A australiana Liane Moriarty escreve um livro que mistura romance e mistério com uma boa dose de realidade que quase parece um tapa na cara do leitor. Conheça O segredo do meu marido, publicado pela Editora Intrínseca em 2014.
Enredo e Personagens
Em O segredo do meu marido, somos introduzidos as histórias paralelas de três mulheres: Cecilia, uma esposa, mãe e dona de casa exemplar; Tess, uma mulher bem casada, com um filho e realizada profissionalmente; e Rachel, uma viúva que perdera sua filha muito jovem. De forma que possamos conhecer e entender a vida cotidiana de cada uma delas, os capítulos do livro são alternados entre as três protagonistas e contados a partir de seus pontos de vista.
Cecilia Fitzpatrick leva uma vida tranquila como mãe de três meninas adoráveis e esposa dedicada de John-Paul, além de uma excelente dona de casa, Cecilia também gerencia um negócio muito bem sucedido de Tupperware na vizinhança, onde sua reputação é exemplar. Infelizmente tudo isso está prestes a desmoronar com a descoberta de uma carta que poderá mudar o rumo de sua vida. Cecilia encontra no sótão de sua casa uma carta de John-Paul endereçada a ela, para ser lida apenas na ocasião da morte de seu marido, e apesar de não ser uma pessoa curiosa, o estranho comportamento de John-Paul recentemente a faz tomar a decisão de abrir a carta.
Tess O’Leary desfruta da mesma tranquilidade, casada com Will e mãe do jovem Liam, ela gerencia uma empresa bem sucedida de marketing em sociedade com o marido e a prima Felicity, com quem Tess sempre dividiu toda a sua vida quase como se fosse sua irmã gêmea. Assim como Cecilia, Tess se vê diante de uma situação inesperada: o romance fulminante que surge entre seu marido e sua prima. Extremamente magoada, Tess volta para a cidade onde cresceu levando Liam para passar alguns dias com a avó Lucy, enquanto deixa Will e Felicity resolverem suas vidas. Somos introduzidos ainda a uma terceira história, onde conhecemos a viúva Rachel, que trabalha com Lucy O’Leary na pequena escola da cidade e vive amargurada e tristonha por não conseguir superar a perda de sua filha Janie, assassinada muitos anos atrás. A única alegria na vida de Rachel é seu netinho Jacob, filho de Rob, seu filho negligenciado desde a morte de Janie. Porém até mesmo essa pequena alegria está prestes a ruir.
A vida dessas três mulheres está misteriosamente entrelaçada, de uma forma que nenhuma delas jamais imaginou. Com suas vidas pacatas, resolvendo seus minúsculos problemas cotidianos e suas relações afetivas, um segredo maior que si próprias irá alterar os seus destinos para sempre.
Nenhum de nós conhece os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora. (pág. 364)
Minhas impressões
Esse livro foi uma deliciosa surpresa! Primeiramente por ter sido enviado pela Editora Intrínseca sem que eu soubesse, cheio de coisinhas fofas junto (foto lá embaixo), e em segundo lugar, por contar uma história completamente inusitada e surpreendente. Vou confessar que já sabia que o livro prometia muito, por ter lido e assistido algumas resenhas por aí, mas de fato é uma história que vai ficar na minha cabeça por muito tempo. Até agora quase não consigo acreditar no desfecho.
A escrita da Liane é muito cativante, ela te dá algumas pistas mas te deixa sempre querendo mais, além de ser extremamente detalhista e completa, foi justamente por esse motivo que eu me apaixonei pelos personagens. Falando em personagens, a autora conseguiu construir personagens fortes e reais com os quais conseguimos ter muitas afinidades. É uma leitura muito reflexiva e nos faz pensar no que faríamos no lugar dos personagens. O enredo é voltado para questões familiares e relações afetivas, mas não é exatamente um romance – na conotação romântica da palavra.
Estou completamente apaixonada e tenho vontade de sair contando pra Deus e o mundo toda a história com spoilers (mas não vou fazer isso! rá). O “segredo” em si é algo que lá pelo começo da história o leitor já consegue fisgar, mas acredito que isso seja proposital, afinal, o foco aqui é o decorrer dos acontecimentos e o que o “segredo” acarreta na vida das pessoas. O vai e vem de narrativas em capítulos curtos também foi algo que me agradou muito, pois deixou a leitura mais leve e enriquecedora, permitindo ao leitor conhecer os diferentes pontos de vista dos personagens. Apesar de o enredo contar uma história madura, em especial sobre casamentos de longa data, ainda assim consegui me identificar muito com a história. Ps: O Epílogo é de matar! (não leia antes de ter lido o livro todo). Recomendo a leitura!