“Coração de Tinta”, escrito por Cornelia Funke e publicado pela Cia. das Letras em 2006, é sem sombra de dúvidas o livro sobre livros mais inspirador que eu li nos últimos tempos! Por muito tempo eu tive vontade de ler esse livro mas fiquei um pouco relutante (talvez por conta da adaptação cinematográfica), mas a temática me ganhou! Livros sobre livros são muito amor! ♥
Enredo e Personagens
A história de “Coração de Tinta” gira em torno de um livro intitulado com o mesmo nome. Livros já são considerados – para muitos – artigos especiais, mas Coração de Tinta tem algo diferente: dependendo de quem o lê, os personagens de suas páginas podem ganhar vida e sair andando por aí. Isso torna Coração de Tinta um livro muito raro e valioso, que não deve cair em mãos erradas.
A protagonista e narradora de Coração de Tinta é Meggie, um devoradora de livros de apenas 12 anos. Quando Meggie ainda era uma menininha, Mo leu o livro mágico em voz alta e Teresa, sua esposa, foi levada para dentro das páginas de Coração de Tinta. Desde então Mo nunca mais leu livro algum em voz alta, e Teresa nunca mais retornou. Mo protege este segredo de Meggie por muitos anos, assim como protege Coração de Tinta.
Quando uma pessoa é sugada para dentro do livro, inevitavelmente um personagem saí de suas páginas e ganha vida. Na noite fatídica em que Teresa desapareceu para dentro das páginas de Coração de Tinta, alguns dos personagens mais perigosos e odiados saíram de Coração de Tinta para o mundo real; o vilão Capricórnio veio parar no mundo real e se instalou em uma aldeia abandonada, onde formou uma gangue que espalha terror pelas redondezas em busca do livro de onde saíram e de “Língua Encantada” – apelido que deram ao homem que os libertou de sua história. Capricórnio não deseja voltar para as páginas de Coração de Tinta, ele tem planos muito mais sinistros para o nosso mundo e precisa da ajuda de Língua Encantada para realiza-los.
Após muitos anos sem ouvir falar em “Coração de Tinta” ou seus personagens, Mo recebe uma visita inesperada: Dedo Empoeirado, mais um personagem saído de Coração de Tinta. Ele conta a Mo sobre os planos de Capricórnio e se oferece para ajudar-lo a fugir e se esconder de Capricórnio; assim Mo, Meggie e Dedo Empoeirado buscam refúgio na casa de Elinor, uma antiga amiga de Mo e grande colecionadora de livros.
“Quando se leva um livro em uma viagem.” dissera Mo enquanto ela pôs o primeiro no baú, “acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia… Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.” (pág. 22)
Minhas Impressões
Primeiramente preciso reiterar que esta é uma história infanto-juvenil e fantástica, e como tal ela traz alguns aspectos mágicos e místicos, se você curte essa temática vai se apaixonar pelo livro! O fato de ser uma história sobre livros já encanta muitos leitores e apaixonados por livros. Como eu poderia ficar de fora né? Também me encantei por Coração de Tinta. Quem é que nunca imaginou seus personagens preferidos ganhando vida? Conhece-los, conversar com eles, imagina só! ♥
A narrativa de Meggie é perfeita, coloca o leitor por dentro de todos os detalhes além de nos mostrar a história através da encantadora perspectiva de uma garotinha apaixonada por livros. Meggie é uma personagem muito bem construída, curiosa, perspicaz e corajosa, além de ser uma devoradora de livros. Difícil é não se identificar com ela. Meggie herdou essa paixão por livros do pai, Mo também é apaixonado por eles e trabalha com restauração de livros (Olha que lindo! ♥). Já Mo é um personagem um pouco diferente de Meggie, ele é mais retraído, introspectivo, racional e controlado, é ele quem se preocupa com tudo e todos. Elinor foi outra personagem que me chamou muita atenção, achei muito interessante a forma como a autora encaixa essa personagem na história, sem ela nada seria igual. Apesar de tudo, sua coragem, seu amor pelos livros e seu desprendimento em prol dos amigos me impressionou muito.
A leitura de Coração de Tinta flui muito bem, na introdução de todos os capítulos temos uma citação de algum livro (leia todas as citações aqui) que tem tudo a ver com o momento da história, além das ilustrações lindíssimas aqui e ali nas páginas de Coração de Tinta. A narrativa é muito descontraída e faz com que o leitor corra pelas páginas com facilidade. Pretendo continuar lendo a Trilogia de Tinta assim que possível, o livro 1 nos deixa com muita vontade de continuar a leitura, e também deixa muitas saudades dos personagens. ♥