Resenhas

Coração de Tinta, de Cornelia Funke

24 de agosto de 2014

IMG_1395“Coração de Tinta”, escrito por Cornelia Funke e publicado pela Cia. das Letras em 2006, é sem sombra de dúvidas o livro sobre livros mais inspirador que eu li nos últimos tempos! Por muito tempo eu tive vontade de ler esse livro mas fiquei um pouco relutante (talvez por conta da adaptação cinematográfica), mas a temática me ganhou! Livros sobre livros são muito amor! 

Enredo e Personagens

A história de “Coração de Tinta” gira em torno de um livro intitulado com o mesmo nome. Livros já são considerados – para muitos – artigos especiais, mas Coração de Tinta tem algo diferente: dependendo de quem o lê, os personagens de suas páginas podem ganhar vida e sair andando por aí. Isso torna Coração de Tinta um livro muito raro e valioso, que não deve cair em mãos erradas.

IMG_1455

A protagonista e narradora de Coração de Tinta é Meggie, um devoradora de livros de apenas 12 anos. Quando Meggie ainda era uma menininha, Mo leu o livro mágico em voz alta e Teresa, sua esposa, foi levada para dentro das páginas de Coração de Tinta. Desde então Mo nunca mais leu livro algum em voz alta, e Teresa nunca mais retornou. Mo protege este segredo de Meggie por muitos anos, assim como protege Coração de Tinta.

Quando uma pessoa é sugada para dentro do livro, inevitavelmente um personagem saí de suas páginas e ganha vida. Na noite fatídica em que Teresa desapareceu para dentro das páginas de Coração de Tinta, alguns dos personagens mais perigosos e odiados saíram de Coração de Tinta para o mundo real; o vilão Capricórnio veio parar no mundo real e se instalou em uma aldeia abandonada, onde formou uma gangue que espalha terror pelas redondezas em busca do livro de onde saíram e de “Língua Encantada” – apelido que deram ao homem que os libertou de sua história. Capricórnio não deseja voltar para as páginas de Coração de Tinta, ele tem planos muito mais sinistros para o nosso mundo e precisa da ajuda de Língua Encantada para realiza-los.

Após muitos anos sem ouvir falar em “Coração de Tinta” ou seus personagens, Mo recebe uma visita inesperada: Dedo Empoeirado, mais um personagem saído de Coração de Tinta. Ele conta a Mo sobre os planos de Capricórnio e se oferece para ajudar-lo a fugir e se esconder de Capricórnio; assim Mo, Meggie e Dedo Empoeirado buscam refúgio na casa de Elinor, uma antiga amiga de Mo e grande colecionadora de livros.

“Quando se leva um livro em uma viagem.” dissera Mo enquanto ela pôs o primeiro no baú, “acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia… Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.” (pág. 22)

IMG_1432

IMG_1420

Minhas Impressões

Primeiramente preciso reiterar que esta é uma história infanto-juvenil e fantástica, e como tal ela traz alguns aspectos mágicos e místicos, se você curte essa temática vai se apaixonar pelo livro! O fato de ser uma história sobre livros já encanta muitos leitores e apaixonados por livros. Como eu poderia ficar de fora né? Também me encantei por Coração de Tinta. Quem é que nunca imaginou seus personagens preferidos ganhando vida? Conhece-los, conversar com eles, imagina só! 

A narrativa de Meggie é perfeita, coloca o leitor por dentro de todos os detalhes além de nos mostrar a história através da encantadora perspectiva de uma garotinha apaixonada por livros. Meggie é uma personagem muito bem construída, curiosa, perspicaz e corajosa, além de ser uma devoradora de livros. Difícil é não se identificar com ela. Meggie herdou essa paixão por livros do pai, Mo também é apaixonado por eles e trabalha com restauração de livros (Olha que lindo! ). Já Mo é um personagem um pouco diferente de Meggie, ele é mais retraído, introspectivo, racional e controlado, é ele quem se preocupa com tudo e todos. Elinor foi outra personagem que me chamou muita atenção, achei muito interessante a forma como a autora encaixa essa personagem na história, sem ela nada seria igual. Apesar de tudo, sua coragem, seu amor pelos livros e seu desprendimento em prol dos amigos me impressionou muito.

A leitura de Coração de Tinta flui muito bem, na introdução de todos os capítulos temos uma citação de algum livro (leia todas as citações aqui) que tem tudo a ver com o momento da história, além das ilustrações lindíssimas aqui e ali nas páginas de Coração de Tinta. A narrativa é muito descontraída e faz com que o leitor corra pelas páginas com facilidade. Pretendo continuar lendo a Trilogia de Tinta assim que possível, o livro 1 nos deixa com muita vontade de continuar a leitura, e também deixa muitas saudades dos personagens.

IMG_1443IMG_1438

Assistam ao trailer da adaptação cinematográfica de Coração de Tinta:
Editora: Editora Cia. das Letras
ISBN:  9788535907728
Trilogia: Mundo de Tinta – Livro 1
Gênero: Literatura Infanto-juvenil / Fantasia
Páginas: 456
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • andreina novembro 29, 2017

    Qual o tempo é o espaço do livro

  • Yasmin Lima dezembro 9, 2015

    Oii,
    Coração de Tinta é sem dúvidas um dos meus livros preferidos. Tudo nele me encanta e a narrativa é muito viciante, sem falar que meu sonho é poder tirar alguns personagens de dentro dos livros kkk
    http://cupcake-literario.blogspot.com.br/

  • Taynara junho 22, 2015

    Este livro é perfeito amei ja li ele umas 5 vezes <3

  • Adriane dezembro 26, 2014

    estou querendo comprar mas tenho costume de ler romances .. nunca li aventura , não sei como vou reagir kkkkk .. mas estou vem curiosa! e me apaixonei pelas capas é claro <3 *o*

  • […] impressões: Como vocês sabem, eu li o primeiro livro da série “Coração de Tinta” e amei! Obviamente os filmes nunca superam os livros, mas eu realmente gostei muito desse filme. […]

  • Isabela setembro 1, 2014

    Ju, esse livro parece incrível. Adoro fantasias juvenis e livros livros infantojuvenis em geral. Só li elogios sobre essa trilogia e sobre os outros livros dela.

    Que bom saber que você também curtiu!

    Bjs!

    • Juliana setembro 1, 2014

      Oi Isa!
      Esse livrinho é puro amor. Se você curte fantasias infantojuvenis então vai amar mesmo! ♥
      Além da temática ser super atrativa para nós né? Amantes dos livros! :))

      Beijos!

  • Karen - BookAdvisor agosto 27, 2014

    Oi Juliana!
    A história desse livro é muito boa mesmo, eu só assisti o filme e também adorei! E a capa também é muito linda!
    Bjos!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    • Juliana agosto 28, 2014

      Oi Karen!
      Nossa a capa é muito gracinha mesmo né? Tem tudo a ver com a história <3
      Obrigada pela visita! Seja bem vinda por aqui. 🙂
      Beijos.

  • Talita Lopes agosto 27, 2014

    Eu adoro suas resenhas Ju, e esse livro não tinha lido antes, mas já entrou p minha listinha, a capa é maravilhosa também “0”

    beijão ♥
    Talita
    Cereja Rocks

    • Juliana agosto 28, 2014

      Oi Talita!
      Obrigada obrigada! ♥
      Esse livro é um amorzinho, leia quando tiver a oportunidade!

      Beijos! :*

  • Raquel Moritz agosto 27, 2014

    Oi Juju,

    Eu apenas assisti ao filme, achei a história tão linda e o roteiro tão bacana ♥ Pena que os atores não ajudaram muito, mas não importa agora. Se pesquisar no tumblr por trechos do filme, TEM MILHÕES de citações LINDAS relacionadas à literatura e acho isso fantástico. Esse amor pelos livros = ♥

    Lindas as fotos e, como sempre, ótima resenha. Ainda vou ler esse aí 🙂

    Bjs ♥

    • Juliana agosto 28, 2014

      Ei Quel! ♥
      A história é mesmo muito linda! Pois é, também achei isso quanto aos atores.
      Me lembro pouco agora mas acho que só gostei da personagem Elinor no filme.
      Sim, as citações… ♥

      Obrigada! *-*
      Beijão!

  • Maiara Vieira agosto 25, 2014

    Oi Ju, eu li toda a trilogia a uns meses atrás e simplesmente amei! Os livros são todos ótimos e as histórias são incríveis. Despertei meu interesse pelos livros através do filme! Gostei tanto que comprei os 3 livros de uma vez pois eu sabia que ia amar.
    Apesar de ter um carinho grande por vários personagens acho que o meu favorito é Dedo empoeirado. Gosto da história dele, e apesar de ter algumas atitudes duvidosas nesse primeiro livro, ele tem um coração muito bom.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    • Juliana agosto 25, 2014

      Oi Maiara! Ai que legal, que bom que gostou!
      Isso me anima ainda mais a continuar a série. <3
      Espero gostar mais do Dedo Empoeirado nos próximos livros, hehe. 😛

      Beijos!

  • Talita agosto 25, 2014

    Nhaaaaaaac <3 Coração de tinta. Desde que sei que EXISTE (*O*) o LIVRO estou SUPER curiosa para ver como ele é, como é a narrativa, se ele é tão interessante como o filme. As vezes, mesmo que o filme não seja bom (como aconteceu com a adaptação de 'instrumentos mortais') eu AINDA ASSIM, quando a história se demostra interessante, BATE AQUELA VONTADE DE LER O LIVRO. E quando você olha pra essa capa linda da CIA das Letras… Sem palavras. Tão fofinha. E por ser algo mais pro infato-juvenil … CAPA PERFEITAMENTE COMBINANDO.
    Só digo duas coisa: Um- Que fofura. Dois- Quero ler!!! HAHAHAHAH
    Esperando ansiosa pelo dia em que comprarei o livro e então poderei aproveitar . :3
    Beijosss

    • Juliana agosto 25, 2014

      HAHAHAHAHA Eu nem sabia que o filme era baseado no livro na época em que assisti.
      Também descobri beeeem depois! 😛 Essa capa lindíssima encanta todo mundo, haha! <3
      Você precisa ler, é muito gracinha mesmo! Você vai amar. *_*

      Beijos!

  • Rosana - Tudo que Motiva agosto 24, 2014

    Acho que esse livro está na lista de muita gente, inclusive na minha. Estou ainda mais apaixonada pelo livro, não vejo a hora de poder comprar e ler! *-*
    Acredito que muita gente gostaria de dar vida aos seus personagens, mas o livro mostra as consequências ruins que isso pode trazer.
    Beijos Juu!

    • Juliana agosto 24, 2014

      O livro é um amorzinho mesmo, dá gosto de ter na coleção! <3
      Exatamente! Algumas coisas/pessoas estão melhores exatamente onde estão, somente no papel, hehe.

      Beijão.