Resenhas

Fale!, de Laurie Halse Anderson

19 de setembro de 2014

IMG_9087“Fale!” é um livro extraordinário! Com uma narrativa sutil e realista vai mudar a percepção de muitas pessoas a respeito do convívio escolar. O livro foi publicado em 2013 pela Editora Valentina e já conquistou milhares de fãs.

Enredo e Personagens

O livro é narrado por Melinda, uma garota solitária, introspectiva e assustada, mas nem sempre foi assim. Melinda já teve amigas – melhores amigas – e também já frequentou festas dos veteranos da escola, mas em algum ponto isso tudo mudou. O segredo por trás de toda essa mudança não nos é apresentado inicialmente, apenas sabemos das consequências catastróficas desse segredo na vida de Melinda.

IMG_9093

Na escola, Melinda é conhecida como a garota que chamou a polícia na última festa dos veteranos e acabou com a diversão de todos, além de conseguir levar alguns camaradas para a prisão. Por conta disso o ano colegial de Melinda começa totalmente com o pé esquerdo, Melinda não tem mais amigas, não consegue socializar nem muito menos se dar bem nas disciplinas da escola. Interação então, esquece. As semanas e meses vão passando e Melinda vai se fechando em sua própria concha, sem amigos, com péssimas notas e se sentindo completamente isolada. Melinda é como uma flor murchando dia após dia, sem sair de seu estado letárgico. Seus pais já conversaram com a diretora da escola mas nada parece fazer Melinda falar, porém seus pais estão mais preocupados em brigar entre si do que entender o que se passa com sua filha. Em seu íntimo, Melinda se sente incapaz de expressar seus sentimentos e medos em voz alta, a dor é demais e a está corroendo por dentro, mas infelizmente sem falar ninguém jamais saberá o que realmente aconteceu com ela.

“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.”

IMG_9081

A atmosfera no colégio Merryweather era de pura hostilidade com Melinda, alguns caçoavam e já a consideravam “muda”, até mesmo aquelas que antes eram consideradas suas melhores amigas, como a Rachel, não querem saber dela. Não havia muitos lugares onde Melinda pudesse encontrar algum conforto, havia apenas a sala de Artes, onde ela podia estimular a criatividade e buscar uma forma diferente de expressar seus medos e inseguranças – e a única matéria em que Melinda tirava notas razoáveis –, e em seu “cubículo secreto”, um saleta abandonada para funcionários da limpeza da escola, onde ela pouco a pouco constituía seu refúgio contra os olhares da escola, sua fortaleza.

“(…) Estou afim de confessar tudo, de passar a culpa, o erro e a raiva para outra pessoa. Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo.”

IMG_9070

Existe somente uma forma de se libertar: Falar! Entretanto falar parece ser a coisa mais dolorosa que Melinda pode enfrentar nesse momento, mas também sua única saída.

Minhas impressões

Melinda é uma personagem que, apesar de fragilizada pela situação em que se encontra, é uma menina muito forte e corajosa, ela sente-se incomodada pelo segredo que esconde e é algo que se ela falar terá sérios problemas, porém no fundo ela entende a profundidade do que aconteceu e sabe que é preciso falar. Por isso dói tanto, por isso ela se fecha para o mundo. É preciso muita força e coragem para suportar tanta dor dentro de si mesmo, sozinho. Me encantei com Melinda desde o primeiro momento, a forma como ela vê o mundo e as pessoas ao redor é fascinante. Ela é uma menina comum do colegial, porém não é exatamente como as outras. Melinda é inteligente, sarcástica e muito madura para sua idade, ela compreende tudo que se passa ao seu redor, até mesmo os problemas de seus pais.

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa pela própria Melinda e nos remete a entradas de diário, como se ela fosse nos contando sua rotina dia após dia e relatando seus sentimentos, medos e inseguranças, ao mesmo tempo que vai nos revelando partes do seu passado e pistas do segredo que esconde. Esse tipo de narrativa caiu como uma luva neste livro porque é através da própria Melinda que vamos descobrindo o que aconteceu para que ela se calasse, os verdadeiros motivos do seu silêncio.

IMG_9099

O livro é incrivelmente sensível. No começo eu achei um pouco morno por conta do silêncio de Melinda com todos, inclusive com seus pais, mas a história vai pegando força conforme avança para o climax que, de fato, é chocante. O final faz com que a gente pense: UAU, é isso mesmo!

Fale! deveria se tornar leitura obrigatória em todas as escolas do ensino fundamental e médio. É o perfeito retrato da violência escolar, crueldade, bullying e abusos que acontecem com muitos adolescentes hoje em dia. Meninos e meninas que se calam diante de situações que podem ser vergonhosas aos olhos dos colegas, mas que são crimes, e que por conta do silêncio de muitos, podem passar impunes. Volto a repetir: Fale! é um livro extraordinário. Lindo, delicado e que aborda um tema de extrema importância.

Fale! nos cinemas

O livro foi adaptado para as telinhas (trailer abaixo) e a atriz escolhida para interpretar Melinda foi Kristen Stewart. Ainda não assisti a adaptação mas li muitas boas críticas a respeito. Em breve pretendo assistir e faço uma edição nesse post contando o que achei. Quem quiser assistir ao filme todo no YouTube é só clicar aqui.

O livro Fale! foi gentilmente cedido ao blog através da parceria com a Editora Valentina.
parceriavalentina
Editora: Editora Valentina
ISBN:  9788565859073
Gênero: Young Adult
Páginas: 248
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • BRUNA FRAZÃO DE OLIVEIRA outubro 9, 2014

    Oiii.. amei o marca página, você vende?? Se não, pode indicar alguns site que vende marca página bonitos!!

  • Raquel Moritz outubro 5, 2014

    Adorei esse livro! Foi com FALE que a Valentina chamou minha atenção de vez pro catálogo deles e passei a sempre esperar coisas boas. Eu fiquei dias sem conseguir me expressar a respeito do livro, é simplesmente fantástico.

    Beijo!

    • Juliana outubro 7, 2014

      Também tive essa sensação, foi meu primeiro livro lido deles! Fiz questão de pedir esse primeiríssimo de todos.
      E não deu outra, amei! E tenho um carinho muito grande com a editora. <3

  • Fatima setembro 22, 2014

    Oi Ju, bela resenha contou o essencial sem dar spoiler. Já li o livro e foi muito especial pra mim porque sei exatamente o que a Melinda sente. Ela eh mesmo uma personagem incrível e a Laurie a escreveu de forma tocante e às vezes divertida. Com certeza eh o melhor livro que li este ano. <3

    • Juliana setembro 22, 2014

      Oi Fátima! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. 🙂
      Sim, concordo que Melinda é uma personagem forte e incrível.
      A princípio não temos essa impressão mas no decorrer da história conseguimos ver o quanto Melinda sofre e o quanto ela luta por dentro, até “explodir” como uma bomba-relógio.

      Foi uma leitura muito delicada e emocionante.
      Também foi uma das melhores leituras pra mim.

      Beijão!

  • Talita Becalli setembro 21, 2014

    Esse livro <3 Não, ainda não li. Mas quero. E nem o filme eu vi 'o' Preciso urgente conhecer.
    Beijoss

    • Juliana setembro 21, 2014

      Eu também não assisti ao filme ainda, mas me falaram que é muito bom também e tem ele todinho no YT e em outros sites de filmes, ainda vou procurar pra ver quando tiver um tempinho. É um livro excelente, o final é tipo UAU! Muito bom! hehe.

      Beijos! :*

  • meiriellen setembro 19, 2014

    Olá, este livro é muito bem falado. Sua resenhame convenceu. Preciso lê-lo. 🙂
    Parabéns pelo blog é lindo.

    • Juliana setembro 21, 2014

      Oi Meiriellen! Sim, muita gente fala bem desse livro mesmo.
      Que bom que te convenceu, haha. É uma excelente leitura! 🙂

      Obrigada! <3