Resenhas

Bear, de Bianca Pinheiro

03 de outubro de 2014

IMG_9811

“Bear” – Volume 1 – é o primeiro volume de uma série de livros e trata-se de uma história em quadrinhos nacional que surgiu a partir de um projeto lindíssimo da Bianca Pinheiro, uma webcomic de muito bom gosto (e bom humor!) que encanta jovens e adultos. O livro foi lançado este ano pelo Editora Nemo.

IMG_9815

Raven é uma menininha muito espevitada e esperta que está à procura de seus pais desaparecidos. Ela conta que um dia saiu para brincar atrás de uma borboleta e perdeu-se de seus pais. No caminho, Raven encontra o urso Dimas dormindo em sua caverna e o acorda para perguntar sobre o sumiço de seus pais: “olá, senhor! você viu meus pais?” (imagina só!). E este é o ponto de partida para todo o desenrolar da história.

IMG_9754

Uma inesperada amizade começa a surgir quando Dimas resolve então ajudar Raven a encontrar seus pais e ambos saem pelo desbravando o mundo e todos os perigos nessa busca. Desde o primeiro momento do livro, percebemos que Raven é uma menininha muito diferente e especial, logo no início da HQ ela conta para Dimas que as coisas que ela desenha se movem no papel, seus pais diziam que era um tipo de dom, mas ninguém na verdade sabe como e porque isso acontece.

IMG_9762

Detalhes como esse tornam a história ainda mais divertida e gostosa de ler! Apesar de a temática ser algo tão comum e simples como uma menininha em à procura de seus pais, o talento da Bianca Pinheiro faz com que toda página e todo diálogo seja algo surpreendente e carismático, assim se destacando mesmo com um tema comum.

IMG_9773

IMG_9770

O traçado da Bianca Pinheiro, assim como a estética das páginas, balõezinhos e diagramação são muito harmoniosos e nos encantam pelos detalhes! “Bear” é pura delicadeza.

IMG_9768

IMG_9767

O bom humor é algo intrínseco à leitura desse HQ, seja por forma de sarcasmo, ironia ou até mesmo nas caretas que o Dimas faz. Além das inúmeras referências à cultura pop. Me peguei dando boas gargalhadas lendo “Bear”!

IMG_9774

IMG_9778

Além de ser uma história encantadora, bem desenhada e bem escrita, ainda passa mensagens muito bonitas sobre amizade, companheirismo e perseverança. Em algumas partes podemos perceber uma sutil crítica social, em especial quando notamos as diferenças entre as atitudes inocentes e altruístas de Dimas e Raven, em contraste com a população ao redor deles, que por vezes se mostra oprimida, preconceituosa e sem esperança.

IMG_9793

IMG_9785

A quadrinista possui uma página no tumblr onde disponibiiza uma página por semana da webcomic “Bear”, onde vocês podem matar um pouquinho mais a curiosidade.

Apesar de a história estar sendo produzida e disponibilizada pela internet, esse é um dos livros que vocês vão gostar de ter na estante, não apenas pela estética linda de morrer, mas também pra poder pegar ele sempre que quiser para dar uma lidinha ou mostrar para alguém! Ah, sem contar que é um livro colecionável, em especial por fazer parte de uma série! Já estou ansiosa pelos próximos!

“Bear” é uma história delicada e divertida que vai amolecer o coração de jovens e adultos! 

IMG_9794

IMG_9745

IMG_9746

Editora: Editora Nemo
ISBN:  9788582861073
Gênero: HQ / Quadrinhos
Páginas: 64
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Thalita outubro 7, 2014

    Que lindo! Quero muito esse livro!

  • Raquel Moritz outubro 5, 2014

    OWWWNNNTI fofo, Ju!!!!

    To aqui pensando que vc se deu super bem na Bienal, só trouxe coisa legal, né? <3
    To curiosíssima pra ler BEAR.

    Bjss <3

    • Juliana outubro 7, 2014

      Ahhhhhhh eu também acho que me dei bem, kkkk. 😀
      Adorei minhas aquisições, pena que nem deu pra trazer mais coisa HAHAHA.
      Bear é a coisa mais linda e delicada do mundoooo! (com uma pitada de humor ácido hehe) <3

  • Sara Muniz outubro 3, 2014

    Quanta fofura! *O* I want! <33

  • Talita outubro 3, 2014

    Ah!!! Fofura eterna. Que HQ fofinho. :3
    Não tinha ouvido falar dele ainda, mas parece ser bem legal. E suuuuuper quero ver ele em mãos. Tão bonitinho.

    Beijos Ju!

    P.S.: Suas fotos são sempre lindas <3

    • Juliana outubro 3, 2014

      Oi Tata!
      É muito lindinho mesmo. Dá vontade de ficar com ele na mão o tempo todo, haha.
      Você vai amar! Nem acredito que ainda não tinha ouvido falar!
      Que sorte a minha poder te apresentar ele. 🙂

      Awn, obrigada obrigada. *-*

  • Daniele Soares outubro 3, 2014

    Ah gente, que HQ fofa! ♥
    Quando os primeiros comentários sobre “Bear” começaram, fiquei extremamente curiosa. Agora, mesmo não tendo lido-a, estou fascinada pela fofura da história e das páginas!
    Ps.: Suas fotos são divinas! 😉

    Beijos!

    • Juliana outubro 3, 2014

      É uma fofura só! Tive de comprar na Bienal. <3
      Tenho certeza que você iria amar, Dani!

      Obrigada. Nhac! <3
      Beijos.

  • Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>