Resenhas

Lady Susan, de Jane Austen

28 de janeiro de 2015

IMG_4310

Lady Susan é uma obra epistolar curtinha escrita por uma das mais aclamadas autoras de romance Clássico, Jane Austen. Esta obra destoa completamente de todas as obras que já li da autora, não apenas por sua estrutura epistolar, mas também por seu tom explicitamente ácido de crítica. Publicado originalmente pelo sobrinho da autora em 1871.

IMG_4332

Muitos especulam a data específica em que a autora teria escrito esta obra, já que foi publicada apenas em 1871 após a a morte de Jane Austen (1775 – † 1817), por seu sobrinho James Edward Austen-Leigh. Estima-se que possivelmente tenha sido escrita em meados de 1793 e 1795, quando ela tinha menos de 20 anos e começava o romance atualmente conhecido como “Razão e Sensibilidade”.

IMG_4346

Enredo e personagens

Lady Susan, protagonista que dá nome ao livro, é uma jovem viúva de 30 e poucos anos, extremamente fútil e interesseira. Esta belíssima jovem ficou viúva há poucos meses e tem uma filha adolescente, Frederica, a quem ela mal dá atenção ou importância. Lady Susan encara a vida social de forma bem diferente das pessoas ao seu redor, ela enxerga os homens como meros peões em seus jogos de persuasão. Ninguém está a salvo de cair em suas garras. Os homens a desejam e as mulheres a odeiam. Lady Susan possui apenas uma amiga íntima, Mrs. Johnson (Alícia), a quem ela confidencia todos os seus segredos e planos.

“Há um prazer primoroso em domar um espírito insolente, em fazer uma pessoa predisposta à antipatia reconhecer a superioridade da outra”

IMG_4351

Após passar uma temporada em Londres, Lady Susan, que na época estava muito envolvida com um homem casado, decide se afastar um pouco da alta sociedade, já que rumores sobre sua pessoa estão começando a circular. Ela então decide ir para o interior e se hospedar com sua filha na casa de seu cunhado, Mr. Vernon. Apesar da boa hospitalidade do cunhado, sua esposa – que nunca se iludiu a respeito do verdadeiro caráter de sua hóspede – não está nada satisfeita com a presença de Lady Susan na casa. O irmão de Mrs. Vernon ouviu vários rumores sobre a promiscuidade e falha de caráter de Lady Susan e está disposto a averiguar tais fofocas, portanto resolve ir visitar sua irmã por alguns dias.

IMG_4362

Como já era de se esperar, Lady Susan consegue persuadir muito bem tanto o cunhado quanto o irmão de Mrs. Vernon, e facilmente os conquista com seus encantos e falsa fragilidade. Enquanto isso, Frederica está sendo praticamente forçada a um casamento arranjado por sua mãe. Lady Susan não está acostumada a ser contrariada por ninguém e não deixará nada por baixo, nem as alfinetadas da cunhada, nem muito menos a petulância de sua filha em contrariar suas ordens. Ela é extremamente astuta e manipuladora, e fará de tudo para impor sua vontade. Frederica é totalmente o oposto da mãe, é uma menina acuada e submissa, a pobrezinha poderá apenas contar com a ajuda de sua tia, Mrs. Vernon, e esperar que as pessoas percebam que realmente é Lady Susan.

“Há algo agradável em sentimentos tão facilmente manipuláveis, não que eu o inveje por tê-los – nem eu mesma os teria, por nada neste mundo – mas são tão convenientes quando um deseja influenciar as paixões do outro!”

IMG_4333

Minhas impressões

Esta é uma obra surpreendente da Jane Austen! E digo isso especialmente devido ao fato de se diferenciar tanto das demais. Lady Susan é absolutamente diferente, foi até difícil visualizar a mão da Jane Austen ali. É como se estivéssemos conhecendo uma outra Jane Austen, uma outra faceta da autora.

Em todos os outros romances da Austen que li (este é o sétimo que leio) ela aborda a crítica social de forma extremamente sutil, as alfinetadas a sociedade sempre estão muito bem disfarçadas em forma de ironia e sarcasmo, presentes nos diálogos dos personagens. Neste livro, Austen aborda explicitamente o adultério, a maldade e a falsidade através do comportamento de Lady Susan. A personagem é abertamente dissimulada, promíscua e aproveitadora, seu caráter é sujo, maquiavélico e inescrupuloso. Lady Susan não possui nenhum princípio moral, age apenas em prol de seus interesses. A construção da personagem é perfeita em todos os aspectos, eu nunca havia visto nenhuma personagem da Jane Austen sob tamanha clareza.

Apesar de ser escrito de forma epistolar – ou seja, através de cartas – o enredo é extremamente envolvente e prende a atenção do leitor de imediato. É um livro para se ler em uma “sentadinha”. A temática prende nossa atenção e as vezes nos pegamos torcendo para que a “vilã” consiga concretizar seus planos (o que é terrível! rs).

A edição da Pedrazul Editora está impecável com sempre, trazendo uma introdução muito interessante sobre a obra, que antes era considerada parte das obras inacabadas da autora. A edição também traz lindas ilustrações de Hugh Thompson, além do perfeccionismo de sempre da editora em combinar a folha amareladinha, com fontes lindas e uma diagramação maravilhosa. Aquele capricho!

IMG_4365
Este livro foi gentilmente cedido pela Pedrazul Editora através de parceria com o Nuvem Literária.

parceria-pedrazul

Editora: Pedrazul Editora
ISBN:  9788566549102
Gênero: Clássico / Romance
Páginas: 111
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mariana Bortolotti julho 30, 2015

    Oi Ju!
    Até ler sua resenha, achava que Lady Susan era uma obra inacabada de Jane Austen e não sabia que a editora Pedra Azul havia publicado essa edição belíssima (e ilustrada!!) desse livro.
    Achei o enredo muitíssimo interessante e assim que terminar de ler Orgulho e Preconceito vou procurar esse livro e os demais de Austen para ler todos <3
    Suas resenhas são maravilhosas!
    Beijos :*

  • Karine março 6, 2015

    Boa noite Juliana,
    Simplesmente amei a sua resenha e cheguei até o seu blog pois estou pesquisando sobre Lady Susan, minha monografia será sobre está obra e particularmente abordarei o gênero epistolar. Você saberia me informar um bom livro que explore esse tipo de gênero?

    Obrigada
    Beijos

    • Juliana Cirqueira março 6, 2015

      Oi Karine,
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. <3
      Tem outro romance muito bom publicado pela editora Pedrazul: Evelina, de Frances Burney.
      Ao que me parece essa autora foi um grande nome na literatura clássica e epistolar.
      Tem resenha escrita e em vídeo desse livro aqui no blog se te interessar.

      Beijos!

  • […] Olá pessoal, gostei tanto de Lady Susan, da Jane Austen, que resolvi gravar um vídeo rapidinho contando mais sobre ele pra vocês! É um livro pequenininho e muito divertido de ser lido, claramente mostra uma outra faceta da Jane Austen. Vale super a pena a leitura, especialmente para os fãs da autora! Também fiz resenha escrita caso vocês queiram ver direitinho como é o livro por dentro, clique aqui para ler. […]

  • Talita Becalli fevereiro 10, 2015

    Ju + Pedrazul = Livros clássicos que eu quero ler ! haha
    Adorei. Não li nenhum livro da Jane ainda e não vou nem dizer que quero ler porque essa minha lista já tá muito grande e daqui a pouco vou me perder nisso! Não conhecia esse ainda então é bom saber um pouco sobre ele.

    Beijoss

    • Juliana Cirqueira fevereiro 25, 2015

      HUEHUEHUE
      Só agora vi seu comentário aqui, Tata!
      Ah, mas você precisar colocar aí nas suas metas de VIDA ler alguma coisa da Austen <3
      É sério, tá? 🙂

      Beijos!

  • Larissa Callegari fevereiro 3, 2015

    Oi Ju! Ainda não tinha ouvido falar do livro… Parece bom, mas ainda não me decidi se vou ler ou não – não consigo gostar de livros em formato de cartas e Lady Susan definitivamente não me agradou. Quem sabe me anime para ler um dia (afinal, é Jane Austen), mas acho que vai demorar um pouco rsrs.

    Em todo caso, sua resenha está ótima – e eu adorei as fotos.

    Beijos 🙂

    • Juliana Cirqueira fevereiro 5, 2015

      Oi Larissa,
      As vezes eu também fico meio aflita com a estrutura epistolar, confesso. Mas muitas vezes eu acabo me surpreendendo, esse livro por exemplo foi excelente da forma que foi escrito, eu adorei as epistolas, achei super vivas e cheias de energia e ação! Acho que vale muito a pena, mesmo que seja só pra ler algo diferente da Jane Austen, conhecer esse outro lado da autora. Achei demais <3

      Awn, obrigada! <3

      Beijão!

  • Renata janeiro 31, 2015

    Oi Ju, tudo bem? ♥

    Eu nunca tinha lido nada desse estilo nem dela, nem de nenhum outro autor, me surpreendi muito …..e me diverti lendo também. Me diverti mais até do que eu esperava!
    Muito diferente do que é tido como “grande sucesso” como os outros livros famosos da Jane Austen. E se ela tivesse reescrito esse como fez como os outros? Nossa, nunca vamos saber…
    Eu me senti uma bisbilhoteira, acredita? lendo todas aquelas cartas….ahahahahaha
    A edição está impecável como sempre. Pelo menos esse é o segundo da Pedrazul que tenho (Shirley ainda não li). Mas eu andei lendo de gente que não gostou das ilustras, mas eu amei ♥
    bjs

    • Juliana Cirqueira fevereiro 5, 2015

      Oi Rê! Tudo ótimo, espero que contigo também. <3

      Eu também percebi todas essas diferenças na escrita da Austen e fiquei maravilhada em como ela pode ser tão diferente, eu mal reconheceria. Haha
      Nem tinha pensado nessa possibilidade de ela ter escrito tudo em formato epistolar, mas por mais que eu ache esse formato legal eu ainda prefiro a prosa normal com adição de algumas cartas, mas nada demais, tenho medo de ficar cansativo. Gosto de ver os personagens em ação AÇÃO sabe? hehe.

      Todas as edições da Pedrazul são lindíssimas de babar, hihi. <3

      Beijos!

  • Ingrid Kymberlly janeiro 28, 2015

    Oi, Juh amo seu blog/vlog ^^
    Sou apaixonada pelo seu trabalho como blogueira 🙂
    Ainda não li Susan da Rainha Austen mas vou adicionar na minha listinha de livros ^^
    Beijos
    Tudo de bom *–*

    • Juliana Cirqueira janeiro 29, 2015

      Oi Ingrid!
      Ahhhh que bom! Fico muuuuito feliz! Obrigada <3
      Esse da Austen é bem diferente e eu adorei!
      Espero que goste.

      Beijos <3

  • Renata Cunha janeiro 28, 2015

    Oi Ju! Nossa fiquei bastante interessada também por esse livro. Vou anotar na minha wishlist, com certeza! Ah, aproveito para te perguntar se você não está mais fazendo os marcadores de livro e canecas do Nuvem Literária. Mandei um e-mail para o e-mail para o orçamento das canecas, mas não obtive respostas.
    Super beijo!

    • Juliana Cirqueira janeiro 28, 2015

      Oi Renata!
      É um livrinho encantador!
      Olha, eu não estou fazendo no momento porque meu fornecedor está sem canecas de porcelana e é um problema aqui no meu estado mesmo, todos estão em falta. Não devo ter visto seu e-mail, eu sempre respondo o pessoal sobre as canecas e marcadores. Manda de novo! (:

      Beijos!

  • Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>