Tags

Top 10: Personagens femininas (incríveis) da literatura

08 de março de 2015

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), resolvi fazer essa postagem com as 10 personagens femininas da literatura que eu mais gosto. Admiro essas personagens femininas por diversos motivos, algumas por representarem bem o papel da mulher em determinada época, outras por terem uma personalidade forte e altruísta, algumas simplesmente por serem mulheres ou meninas encantadoras, e outras porque foram extremamente marcantes e fizeram a diferença na literatura.  Vamos conferir minhas escolhas?

1. Daisy, de “O Grande Gatsby”.

IMG_0839

Escolhi a Daisy, porque ela é uma das personagens mais controversas e confusas da história da literatura e ainda assim, uma personagem marcante e inesquecível. Adoro O Grande Gatsby e acho a Daisy uma personagem intrigante, ela nos confunde o tempo todo em relação aos seus sentimentos, muitas vezes temos impressão de que ela quer assumi-los a todo custo, mas em outras ela simplesmente não parece saber exatamente o que quer, ou está dividida entre a razão e o coração. É o melhor exemplo de personagem feminina frágil e indecisa. + Leia mais sobre O Grande Gatsby.

2. Amy, de Garota Exemplar.

IMG_1020

Amy é o oposto de Daisy, ela é uma personagem realmente fascinante de tão sem escrúpulos e calculista. Por “pior” que ela seja como pessoa, ainda é uma personagem que nos deixa boquiabertos. Ela é o ponto central da história do início ao fim, ela é corajosa e toma atitudes extremas, é uma personagem feminina extremamente forte. A questão é, Amy tem ou não tem coração? O que realmente se passa em sua cabeça? + Leia mais sobre Garota Exemplar. 

3. Beatriz, de A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

IMG_3286

A personagem Beatriz me surpreendeu do início ao fim desse livro, sério. Ela é um exemplo de sobrevivência e superação, a menina passou por muita coisa viu? Muita coisa MESMO vocês não fazem ideia. É uma personagem extremamente forte que se adapta às condições adversas. Linda, inteligente e guerreira. + Leia mais sobre A Lição de Anatomia do Dr. Louison.

4. Cathy, de O Morro dos Ventos Uivantes.

IMG_5121

Escolhi a Cathy simplesmente pelo fato de ela estar em um dos meus livros favoritos da vida!  Todo mundo sabe que eu amo esse livro, né? E ela é, em boa parte, responsável por esse amor. Cathy aprendeu a amar desde muito novinha quando conheceu e acolheu Heathcliff em sua casa como seu irmão, mas desde então passou por muitas dificuldades para assumir esse amor. Ela é uma personagem frágil e forte ao mesmo tempo, assim como todas nós mulheres.

5. Alice, de Alice no país das maravilhas.

IMG_5129

Mudando um pouco das personagens femininas maduras, fortes e, até agressivas, vamos falar de uma personagem infantil e fofa, Alice. Tive de coloca-la na lista porque Alice é um ícone da literatura e um exemplo de menina doce e corajosa. Dentre muitos aspectos, Alice é uma desbravadora, ela enfrenta vários perigos quando se trata de fazer o que é certo e proteger os amigos. É sonhadora e aventureira, uma das personagens femininas mais encantadoras.

6. Lolita, de Lolita.

lolita-1373362392-126

Não quis deixar Lolita de fora porque essa personagem marcou uma época e merece seu lugar no ranking de ícone feminino da literatura. Dentre tantos outros, essa personagem se destacou pela ousadia, audácia, sensualidade e desprendimento, Lolita “abandonou” a mãe para fugir com seu padrasto – e posteriormente amante – sem muito se preocupar. É uma personagem forte e extremamente marcante no cenário literário.

7. Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito.

orgu

Outra personagem de extrema importância é Elizabeth Bennet. Jamais poderia deixar uma personagem da Jane Austen de fora, né? Lizzie retrata muitas mulheres, é uma personagem inteligente, romântica e altruísta, mas também é orgulhosa e teimosa, gosta de fazer as coisas do seu jeito. Como toda mulher. Essa é uma das minhas personagens preferidas da Austen. ♥ 

8. Dorothy, de O Mágico de Oz.

oz

Mais uma personagem mirim, Dorothy. Com um coração gigante e uma imaginação mais que fértil, Dorothy vive muitas aventuras ao lado de seus amigos em um mundo encantado. Falando assim eu até poderia estar narrando a vida de muitas mulheres dos dias de hoje, né? Dorothy é apenas mais uma jovem em busca do seu lugar no mundo, como todas nós. E ela faz isso da forma mais bonita e honesta, sendo gentil com todos, fazendo amigos e indo atrás do seu objetivo (voltar para casa) sem desistir.

9. Julieta, de Romeu e Julieta.

romeogiulietta_0Essa é uma das histórias de amor mais lindas de todos os tempos, não adianta. Escolhi a foto da adaptação de 1996 com Leonardo DiCaprio e Claire Danes porque amo os dois atores e acho que fizeram um lindo e inocente par romântico. Também sou fã das outras adaptações (em especial a de 1968, linda demais!) mas falando sobre a Julieta, ela é uma das personagens literárias mais fofas, meigas e delicadas, muito jovem e inocente, experimentou o amor e suas consequências cedo demais. Adoro essa personagem pois ela nos passa esse sentimento de descobrimento do amor, da euforia de estar apaixonado e de como nós mulheres somos umas bobas – e ficamos radiantes e mais felizes – quando estamos apaixonadas, seja pelo outro, pela vida ou por si mesma.  

10. Morgana, de As Brumas de Avalon.

Untitled-1

Morgana também é uma das minhas personagens preferidas para sempre, assim como essa série querida. ♥ ♥ ♥ Morgana é quem rouba a cena na série ABDA, apesar de a série ser sobre o Rei Artur, na verdade quem protagoniza toda a série são as personagens femininas, Morgana, Morgause, Viviane, Igraine e Gwenhwyfar (Guinevere). Morgana, em especial, é uma personagem forte, intuitiva, corajosa, guerreira e ao mesmo tempo com um grande e sensível coração. Ela é uma personagem bem complexa e faz toda a diferença na série, é ela quem toma decisões importantes e influencia vários outros personagens aos seu redor. O papel das mulheres é essencial em ABDA e Guinevere também é uma personagem incrível que faz a diferença. Uma das melhores coisas da série é essa perspectiva feminina da lenda do Rei Artur. Não concordam que tudo visto pelo olhar das mulheres se torna ainda mais encantador? Rs. + Leia mais sobre As Brumas de Avalon.


Espero que tenham gostado das minhas escolhas! Tenho certeza que faltaram muitas na minha lista! E aí qual personagem feminina vocês consideram de extrema importância no cenário literário?  Quais vocês escolheriam?

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Silvia março 15, 2015

    Adorei o post! A minha favorita para todo o sempre é Macabea, de Clarice Lispector em A Hora da Estrela.

    • Juliana Cirqueira março 22, 2015

      Ahhh que legal! Eu preciso ler mais nacionais, trate de me indicar alguns! 😉

      Beijos.

  • Renata março 10, 2015

    Oi Ju, estou sumidaça……mas aos poucos vou colocando a leitura dos post em dia..kkkkk
    Alguns desses livros eu não li, mas Alice é sem igual, Lizzie não podia mesmo faltar na sua lista, muito menos a Morgana, adoro a personagem, é o melhor da saga de Avalon, mas odiei a Guinivere com todas as minhas forças….realmente, os livros são muito bons e eu adoro odiá-la kkkkkkk
    Mas na minha opinião faltou a Jane Eyre, como você pôde deixá-la de fora? Não acredito! kkkkkk ….Ela é tão inteligente e sofrida e bondosa, e convicta naquilo que acredita. Acho que é minha preferida!
    bjs

    • Juliana Cirqueira março 11, 2015

      Oi Rê!
      Eu juuuuro que eu ia colocar Jane Eyre, mas não tirei foto do livro, esqueci. Aí depois acabei trocando (acho que por Lolita) porque a lista inicial tinha quase 20 personagens femininas, huehue. 😛

      Beijos!

  • Natália Assarito março 8, 2015

    A minha personagem preferida da literatura, sem dúvida, é Capitu de Dom Casmurro! Na verdade, como sou apaixonada por literatura nacional, tenho uma lista infinita delas hahaha Dentre suas escolhas, a minha preferida é Morgana de As Brumas de Avalon!

    Beijos

    • Juliana Cirqueira março 9, 2015

      Excelente personagem mesmo! <3
      Eu não tenho lido tantos clássicos da literatura brasileira, os livros nacionais que leio são todos bem mais recentes. Preciso até reler alguns nacionais antigos, já não me lembro de muitos. :/
      Morgana é demais! <3

      Beijos.