Resenhas

Nostalgia, de Nana Lees

12 de junho de 2015

Nostalgia-8

Recebi este livro diretamente da autora e com um título tão enigmático como esse, eu não resisti e tive de passa-lo na frente de outras leituras para matar a curiosidade! Nostalgia é um livro misterioso e envolvente escrito pela Nana Lees e foi publicado pela Editora Buriti em 2015. Espero que gostem e aproveitem para concorrer a um exemplar do livro ao final da resenha!

Nostalgia-3

A premissa do livro é algo que por si só já desperta curiosidade: Imagine uma garotinha que acorda em um trem em moimento e não faz a menor ideia se está indo ou vindo, muito menos o destino. Quando a gente pensa que as coisas irão começar a ser desvendadas aos poucos, não estamos nem perto de saber a verdade. A protagonista, sem nome por mais da metade do livro, acorda sem saber o que está fazendo ali, qual seu nome ou idade ou sequer para onde está indo. Sozinha, ela desembarca em uma cidadezinha qualquer e caminha sem rumo, perdida em pensamentos.

A diferença é que eu me sinto uma barata tonta correndo em círculos em uma chuva de pés. Sei que tenho que me proteger, mas não sei onde. Querendo ou não, eu vou acabar pisada e esmagada pelo simples fato de não achar para onde ir. Pág. 110

Ao se deparar com uma casa abandonada e aberta que a recepciona como se a estivesse esperando, ela se aloja ali e acaba por conhecer um rapaz, o vizinho da casa ao lado. Esse rapaz, Franklin, aos poucos se torna seu amigo inseparável, seu protetor, e ambos vão viver experiências inesquecíveis na tentativa de entender o mundo a sua volta e, principalmente, a si mesmos.

Nostalgia-1

A história se desenrola propositalmente devagar, fazendo o leitor se corroer por dentro a cada página, a cada diálogo, que por sinal são muitos. Os diálogos são um grande mérito deste livro, são ricos em detalhes, sentimentos e há muito mais do que está escrito se o leitor souber ler as entrelinhas e observar atentamente fazendo paralelos com o nosso cotidiano. O mistério que envolve a protagonista sem nome é apenas pano de fundo para a verdadeira temática, muito mais realista, que a autora quis trabalhar nesse livro, é algo muito menos fantasioso do que o mistério em si e tem como base as relações humanas, o desenvolvimento de uma pessoa e como o mundo e as relações podem afeta-la de diversas maneiras.

Ele poderia resistir, mas não queria. E sabia que deveria evitar, mas não evitou. Em meio a tudo aquilo, Frank preferiu ser egoísta. Pág. 264

Nostalgia-6

A narrativa da autora é leve, despretenciosa e fluída, intercalando entre a narradora principal (a garotinha) e alguns capítulos de narrativa em terceira pessoa. Consegui ler várias e várias páginas sem cansar, acredito que os diálogos também causem esse efeito, eles mantém o leitor atento e o instigam a ler mais o tempo inteiro. A autora também sabe muito bem manipular o leitor, por várias vezes eu pensei “A-há é agora que eu descubro quem você é menininha, já sei…” e não era nada daquilo. Fiquei projetando milhões de teorias sobre qual seria o desfecho da protagonista e seu amigo e sério, falhei em todas, não era nada daquilo. Ponto pra autora!

Nostalgia-2

Os personagens são incríveis! Sério, gente. O livro é muito introspectivo, portanto a autora investiu muito na construção dos personagens através de suas ações e sentimentos, todos muito controversos diga-se de passagem, mas que no fim fazem todo sentido. Conseguimos captar sua alma humana, seus medos, angústias, esperanças e desejos. Me diverti e identifiquei muito com as divagações e filosofias dos personagens, principalmente as teorias ingênuas da garotinha, que são muito intencionais. Eu divido essa história em duas partes, do começo ao meio os únicos personagens são a garotinha e seu amigo, os outros – quando necessários – são meramente coadjuvantes e o livro é muito mais lento e introspectivo, porém da metade para o fim, aparecem novos personagens, que trazem vida e ação a história, tornado-a muito mais agitada e vibrante.

Era aquela sensação estranha que Franklin falava. De saber que você fez aquilo e estava vivo para contar a história. Ao mesmo tempo em que parece idiota, não é. Ou é e eu também sou idiota. Sei lá. Pág.135

Nostalgia-5

A edição deste livro é linda, as páginas são amareladas e bem diagramadas, muito confortáveis a leitura. Cada capítulo termina com um trecho de música (muito amor! ) que contextualiza perfeitamente com a história, e eu achei isso genial! A única ressalta que eu tenho quanto a essa edição é a revisão, pois encontrei alguns coisas não revisadas, mas no geral, nada que comprometa o entendimento do leitor.

Qualquer um sabe que só nos afeta o que acreditamos ser verdade. Pág. 433

Nostalgia-4

Minha experiência de leitura foi excepcional! Fiquei vidrada do início ao fim, mesmo com o início um pouco lento, confesso que gosto desse tipo de leitura introspectiva e reflexiva, e me apaixonei de cara pelos personagens (sério, quero abraça-los!). Essa leitura foi um misto de surpresa, estranhamento, curiosidade extrema e encantamento. O final foi tipo “What?”. Precisei respirar fundo pra não mandar um e-mail desesperado para a Nana que começaria por “Vem cá, queridinha…(risos). Calma, gente! Isso é porque o final te deixa de boca aberta, nada te prepara para o que está por vir. E o final tem gostinho de quero mais, depois da surpresa o leitor fica se perguntando “Tá, e agora?”. E pode esperar que tem mais! Nostalgia é só o começo.

Nostalgia-7

 Siga os passos abaixo e concorra a um exemplar do livro:

a Rafflecopter giveaway

Editora: Buriti
IBSN: B00LTEDE22
Gênero: Distopia
Páginas: 520
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

Redes sociais do livro Nostalgia: 

Fanpage・ Skoob ・Goodreads

Adquira o livro clicando aqui.


Regras do sorteio: – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio do livro será realizado pela autora. 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Helena agosto 21, 2015

    Olá, Juliana.
    Ainda estou conhecendo seu blog mas posso fazer uma pergunta (BESTA) mas que eu queria entender. Porque as pessoas marcam com o post it se ele ficará amassado ao ser guardado?
    Juro que depois passo para deixar um comentário mais útil 😛

    • Juliana Cirqueira agosto 23, 2015

      Oi Helena!
      Então, nos meus livros não amassam. Porque nos seus os post its amassam? Não entendo.
      Eu nunca deixo os livros “encostados” ao fundo da estante, porque livros precisam respirar, precisam que o ar circule ao redor deles o máximo possível, se não com o tempo as folhas começam a amarelar e/ou dar manchas. Portanto, como nada fica encostando nos post its, não tem como eles amassarem. 🙂

  • Isabella Alvarez junho 18, 2015

    Nossa, Ju. Adorei. Fiquei muito curiosa com o livro. E, como sempre, resenha maravilhosa 😀

  • Paula junho 17, 2015

    Apesar de não comentar eu sempre vejo os vídeos no youtube e curto! Li vários livros por sua causa que amei, inclusive estou lendo a série Academia de Vampiros porque você comentou faz um tempão! Estou participando do sorteio e como amo livros de mistérios quero ganhar!! Beijao

  • Karol Broetto junho 17, 2015

    Nossa, Jú, fiquei encantada pela sua resenha, e claro, louca pra conhecer esse livro! A propósito já vi o vídeo desta resenha também! Parece ser muito bom! Fora que distopias sempre são interessantes! Vou participar do sorteio, quem sabe não ganho! Beijinhos!

    • Juliana Cirqueira junho 17, 2015

      Oi Karol linda! <3
      Obrigada, que bom que gostou! Como te disse, amo fazer resenhas escritas, eu mesma fico babando nelas, entro toda hora só pra ver como ficou, kkkk. Eu vi que você está participando! Boa sorte, hehe. 😀

      Beijos!

  • Anice junho 14, 2015

    Amei a Resenha! *-* Preciso ler esse livro.Nem conhecia,mas,a capa e resenha já me conquistaram rs

  • Carolina junho 14, 2015

    Amei a resenha!! Já quero ler o livro kkk’ Beijos Ju :*

  • Vanessa Meiser junho 13, 2015

    Tá e agora digo eu!!!
    Sua resenha me deixou simplesmente muuuuuito curiosa.
    Tem como não ficar com vontade de ler este livro??? Só o título já nos deixa ansiosa.
    Adoro livros enigmáticos!

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    • Juliana Cirqueira junho 17, 2015

      Hahahaha pois é! O livro é muuuuito bom!
      Tomara que você consiga ler em algum momento! 🙂

      Beijos!

  • Vitória Dourado junho 13, 2015

    Do sorteio*

  • Vitória Dourado junho 13, 2015

    Adorei a resenha Jú.
    Estou participando da resenha.

  • Talita Beccalli junho 13, 2015

    Esse livro parece ser bem interessante *-* Mais um para a lista interminável de livro <3 Definitivamente, muito livro para uma pessoa só!!! E estou pensando em começar um projeto pra vida e começar leituras do Rory Gilmore Book Challenge, e já risquei os que já li, como "A Arte da Guerra" e "O Código Da Vinci", mas ainda são muuuuuuuitos livros. Yeah Projeto pra vida. Ou pelo menos pra uns 10 anos 😉
    Ando meio parada com livros, focando em terminar Gilmore Girls e estou a menos de dez episódios do final, mas logo volto.
    Adorei a resenha!

    Beijos…

    P.S.: QUE RELÓGIO LINDO <3 Fotos lindas, como sempre <3

    • Juliana Cirqueira junho 13, 2015

      Oi Tata!
      Eu confesso que não esperava que fosse tão bom assim, mas estou morrendo de saudade dos personagens, queria eles aqui do lado pra conversar, huehue. Nossa, você engoliu Gilmore Girls hein? haha. É muito amor né? <333

      Obrigada obrigada! <3
      Beijão.

      • Talita Beccalli junho 13, 2015

        Simmmmmmmmmmmmmm! hahaha Nem sei quanto tempo que comecei a ver as Gilmore, mas fiz belas maratonas e toooodos os seriados que vejam entraram de férias, me sobrou muito tempo livre pra ver, tanto que até tinha começado duas séries da Netflix, Demolidor (que devo ter terminado em três dias) e agora Sense 8. Não sei o que será de mim quando terminar GG T.T
        Mas tudo bem, porque to fazendo minhas amigas assistirem também então posso reviver a série através delas hahahah Um já terminou a quinta e outra começou a primeira essa semana <3 <3 (adoro espalhar o amor, viu?)

        Beijos

  • Pedro junho 12, 2015

    Adorei sua resenha, deixou aquele desejo de conhecer o livro, e devorar sua história.
    Quero ler ele logo!

    • Juliana Cirqueira junho 13, 2015

      Oi Pedro! Que bom que gostou, espero que leia e se apaixone pela história e personagens! <3

  • Bárbara Dunstan junho 12, 2015

    Eu estou looooooooooooooouca para ler esse livro!!! Eu estou enrolando para comprar faz um tempão… Sua resenha só me deu mais vontade de ler!

  • Mayana junho 12, 2015

    Ei Juliana… suas resenhas são o máximo! Cada vez que vejo novas resenhas, minha listinha só vai aumentando rsrsrs. Mas gostei muito dessa em especial, com certeza já está na minha listinha (em prioridades) hahaha.

  • Gisele junho 12, 2015

    Esse livro entrou para a minha interminável lista! Adorei a resenha e fiquei super curiosa para ler este livro. :*

    • Juliana Cirqueira junho 13, 2015

      Listas intermináveis são comigo mesmo, haha.
      Eu também estou com mais livros do que consigo ler, heuhe.

      Obrigada pela visita e comentário. <3

  • Carol Zampieri junho 12, 2015

    Ler essa resenha foi como ouvir alguém contar sobre alguns amigos, aos quais fica de me apresentar algum dia. Mas fiquei megaaa ansiosa para conhecê-los, e saber mais. Resumindo: querendo degustar e digirir este livro todinho!

  • Ariane junho 12, 2015

    Depois dessa resenha, fiquei louca para ler o livro.
    Parabéns pelo blog e canal Ju.

  • Bruna Bassan junho 12, 2015

    Sério, já faz um mês que estou olhando seus vídeos no Youtube e nunca tinha entrado no seu blog e sério eu estou completamente encantando com a tua maneira de escrever. Tu está sendo uma das minha referencias para querer fazer um canal no youtube sobre livros e mais a tua fala e a escrita sobre os livros é sempre de querer desesperadamente ler os livros que tu posta, porque essa tua paixão, os detalhes que tu acrescenta em cada resenha, vídeo e agora textos. e eu quero ganhar esse livroooooo como faz??? hahaha Ju, estou adorando tudo. Parabéns pelo seu lindo trabalho. Beijão!!

    • Juliana Cirqueira junho 13, 2015

      Oi Bruna! Poxa vida, muito obrigada! E obrigada por vir conhecer o meu cantinho. Hahahahaha que bom que tem gostado do blog e do canal! Obrigada! <3
      Participa do sorteio no aplicativo no finalzinho do post! Quem sabe né? 🙂

      Obrigada novamente! <3

      • Bruna Bassan junho 17, 2015

        Mensagem

      • Bruna Bassan junho 17, 2015

        Que isso Ju, não tem o que agradecer!! Isso é o reconhecimento do teu lindo trabalho. Mas eu tenho uma pergunta, não to achando pra participar do sorteio do livro

        • Juliana Cirqueira junho 18, 2015

          Oi Bruna!
          No finalzinho desse post/resenha tem um aplicativo de sorteio, você só tem que clicar nas etapas que aparecem, onde diz por exemplo: “visit Nostalgia on facebook”, aí você clica nisso e ela te leva pra página do livro no facebook, aí você curte a página e depois clica em “I visited” que significa que você já cumpriu esse passo e já está concorrendo… Para mais chances é só ir seguindo os outros passos. Veja se consegue. 🙂

  • Denise junho 12, 2015

    Adorei a resenha! Fiquei super curiosa para ler este livro. Adoro livros de mistérios, achei o enredo super interessante!

  • Fábio Império junho 12, 2015

    Essa resenha me deixou curioso, gosto muito de leituras reflexivas. Quero ler o livro! 😉

  • Andressa Santos junho 12, 2015

    Adorei a resenha! Fiquei super curiosa pra ler o livro. Juliana sempre adicionando livros a minha lista de “quero ler”. HAHAHAHA <3

  • Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>