Resenhas

A Menina Submersa: Memórias, de Caitlín R. Kiernan + SORTEIO

17 de julho de 2015

IMG_6999

A Menina Submersa: Memórias é um thriller psicológico que aborda temas inusitados e caminha entre os cantos mais obscuros da mente humana deixando o leitor em um frenesi tão delirante que o faz sentir todo o terror de estar na pele da protagonista. O livro, ganhador do prêmio Bram Stoker Awards 2013, foi publicado em 2014 em primeira mão aqui no Brasil pela DarkSide Books e este ano ganhou uma repaginada mais que merecida, a Limited Edition está de matar.

IMG_6887

Como muitos de vocês sabem, li este livro ano passado, até organizei um Debate Literário aqui na minha cidade (veja fotos) e a mesa redonda contou com a participação de um jornalista, uma psicóloga e um militante do movimento LGBT para aquecer a discussão. Houve um frisson a respeito desse livro na época e com toda a divulgação e evento eu acabei não publicando resenha, no entanto eu não poderia perder a oportunidade de mostrar essa Limited Edition maravilhosa pra vocês e contar mais sobre essa história por aqui!

IMG_6977

A Menina Submersa: Memórias é um livro impactante e divisor de águas para quem gosta de leituras sombrias, profundas e que fazem o leitor sair da sua zona de conforto literária (eu adoro). O livro adentra a mente da protagonista e se desenrola a partir das memórias de sua vida, tentando separar o que é real do que é ilusão. A história é narrada pela própria protagonista, a India Morgan Phelps, que tem um histórico genético de esquizofrenia e paranóia, sua mãe e sua avó sofriam da doença e recorreram ao suicídio como forma de escape. Imp, como é apelidada, escreve um livro de memórias onde ela conta em tom confessional ao leitor tudo que está vivendo (ou já viveu), ou seja, estamos lendo um livro dentro de um livro. Mas lembre-se: só temos a versão dela da história. Ela nos conta sobre seu relacionamento com sua namorada transsexual Abalyn, sobre o relacionamento com sua mãe e avó, sobre tentar se manter fora do manicômio e sobre Eva Canning, além de relatar sua história misturando suas alucinações com a própria realidade.

IMG_6971

O livro tem uma atmosfera extremamente misteriosa e sombria, muito peculiar, especialmente quando traz a tona os fantasmas que Imp tem dentro de si, misturando-os a seus próprios medos, inseguranças e a crescente doença mental que a aflige e a impossibilita de distinguir o que é real do que é imaginário. Essa atmosfera consegue nos pegar no âmago e causar calafrios, mistura terror, misticismo e alguns elementos fantásticos, como fantasmas e sereias, e outros reais, nos colocando bem no olho do furação, em meio a um labirinto sem saída. É realmente desesperador se sentir na pele de Imp.

IMG_6984

IMG_7014

Imp mora em um cantinho de Rhode Island com sua namorada e em uma noite ela encontra uma moça nua e molhada na beira da estrada fitando o rio Blackstone, o nome dela é Eva Canning. Você a levaria para casa? Imp sim. Este é o pontapé principal da história, e eu diria até que é o motor que mantém a história fluindo pelas páginas. Essa personagem misteriosa que aparece e desaparece praticamente sem explicação vira uma obsessão para Imp e consequentemente para os leitores dessa história.

IMG_7019

A sensação que eu tive conforme ia avançando na leitura era de que eu me aprofundava cada vez mais em um buraco sem fundo, como a toca do coelho em Alice, como se as garras de tudo aquilo que eu tenho medo estivessem me puxando para baixo, cada vez mais fundo. O terror que se aloja no coração de Imp é tão verdadeiro para ela que nos faz questionar o tempo todo que parte de suas memórias é verdade e que parte é ilusão causada pela doença, pois a própria narradora não tem tanta certeza.

IMG_6948

IMG_6929

A narrativa é tão minuciosa e não-linear que em alguns momentos chega a ser tão densa que é necessário fazer algumas pausas, até mesmo para refletir em meio ao turbilhão de acontecimentos entre passado e presente. As inúmeras referências a lugares, obras de arte, artistas e livros (tanto reais quanto fictícios) tornam o livro ainda mais recheado de elementos macabros, um dos mais impactantes pra mim foi a Floresta do Suicídio no Japão conhecida como Aokigahara.

IMG_6958

É uma obra extremamente original, carregada de metáforas, devaneios e referências a obras de arte, como as que Imp tem fixação: A Menina Submersa (que dá título ao livro), de Philip George Saltonstall, e Fecunda Ratis, de Albert Perrault, ambas criadas apenas para o livro, mas que são tão bem descritas ao longo do livro que facilmente enganam os leitores e se passam por reais.

IMG_6974

Imp luta incessantemente contra monstros interiores, com os quais muitos de nós podemos nos deparar vez ou outra na vida, e busca desesperadamente uma válvula de escape para sua desorganização mental e paranóia, para isto ela nos narra esta história, tentando compreender a si própria, nos revelando cada detalhe sombrio de sua mente, sem ordem, sem lógica, sem sentido algum, exatamente do jeito que é. Na maioria das vezes nosso maior medo é do desconhecido, do que ainda não sabemos como é, e esse é o pior dos terrores, o psicológico, que acontece apenas pra gente, de dentro pra fora. Ler esse livro é esquecer da lógica e mergulhar de cabeça no surreal. E aí, preparado?

IMG_7003

IMG_6968

Para fechar com chave de ouro, quero presentear os leitores do blog e fãs da DarkSide Books (que eu sei que vocês são!) com um exemplar de A Menina Submersa: Memórias (Limited Edition). Gostou? É só seguir as instruções no aplicativo abaixo (curtir a página do facebook da editora e do blog é obrigatório e seguir nas outras redes sociais te dá mais chances) e já estará participando! Boa sorte, pessoal! ♥ 

a Rafflecopter giveaway

parceriadark

Editora: DarkSide Books
IBSN: 9788566636536
Gênero: Fantasia/Horror
Páginas: 320
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nossa, muito legal teres organizado um debate! Adoro ler algum livro ou assistir a um filme que deixam algumas questões no ar e depois conversar com as pessoas sobre, ver as opiniões de profissionais em áreas próximas e tudo mais!
    Gosto muito de livros que ficam sempre cutucando algum aspecto nosso, incomodando nossos pensamentos, sentimentos e tudo mais. É realmente incrível pensar em ler um livro que fala a partir de uma mente com memórias tão confusas (mais do que as nossas, ao que parece :P) – é um assunto que particularmente sou muito interessada! Sempre que começo a falar sobre memórias, mente humana, pensamentos, síndromes, “doenças” (podemos chamar assim?) e tudo mais, preciso do maior tempo possível para ter esse tipo de conversa – e sempre tem mil pontos que não dá tempo de conversar! Hahahah Aliás, até tentei cursar psicologia; era minha primeiríssima opção, mas não passei e acabei mudando os rumos curso história mas quero entrar em design, risos).

    Quando comecei a ouvir sobre esse livro, achei que era algo mais do gênero paranormal/fantástico mesmo. Depois que fui saber que alguns elementos assim se misturam é na mente da personagem (ou não?! Quero muito matar essa dúvida!), através de uma história mais pesada.
    Parece incrível: ir lendo aos poucos, dissecando as mensagens e sentidos intrincados nas histórias. São livros assim que acabam por me prender muito mais.
    Quanto às referências eu ainda não sabia, mas acho interessante pelo fato de podermos ter um além-livro; quer dizer, procurar outras coisas na internet a respeito de elementos abordados, por exemplo. (Ou procurar sobre, não existir e quebrarmos a cara! Hahahaha)
    Quero muito lê-lo! Faz tempo que a sorte me deixou de lado para esse tipo de coisa, mas estou participando do sorteio! Seria lindo ganhá-lo!
    Ah, e né! Os livros da DarkSide são uns mais lindos que os outros <3

  • Caroline julho 24, 2015

    Amei ! Louca para ler *–*

  • tainara oliveira julho 23, 2015

    Depois dessa resenha me bateu uma vontade enorme de sair da minha zona de conforto e ler esse livro. Nunca li nada do gênero, talvez por não saber muito bem o esperar do livro e de me decepcionar.

  • Bianca Feroldi julho 22, 2015

    Eu querooo! Estou super curiosa sobre a historia, nunca gostei muito de livros do gênero terror ou algo parecido! Mas estou super curiosa para ler essa história depois de ter lido a sua resenha Juu <3 <3
    Bjs!

  • Brenda julho 22, 2015

    Adorei a resenha e esse exemplar é maravilhoso , participo de um clube do livro e A Menina Submersa é uma das opções para o mês de agosto . Ju arrasa !

  • Bruna julho 22, 2015

    Adorei a resenha! As fotos estão incríveis e mal posso esperar para ler esse livro. Uma amiga minha comprou e me mandou fotos e já me apaixonei pela capa, mas agora com essa resenha, deu mais vontade ainda de ler!! Nuvem Literária sempre me ajudando na hora de decidir se devo ler um livro um não. Obrigada, Ju! E continue fazendo esse trabalho incrível! ♥

  • Hel julho 20, 2015

    Uau que livro perfeito! Adorei a resenha e essa edição só deixou o livro mais perfeito! Já estou participando do sorteio!

  • Thalia julho 20, 2015

    Há tempos estou querendo ler esse livro. Ele parece realmente maravilhoso!

  • Alê Periard julho 20, 2015

    A Menina é Submersa: simplesmente um dos melhores livros lidos! Amo e sonho com essa edição de luxo.

  • Luana Castilho julho 20, 2015

    Adorei a resenha e esta edição é maravilhosa!

  • yasnaya julho 20, 2015

    Poxa além de linda a edição a história é interessante e instigante né!!!!!!!
    Bem curiosa!!

    xoxo

  • Jane Cruz julho 20, 2015

    Nossa gente…esse livro já era super interessante para mim, agora com capa dura eu fiquei mais louca ainda para te-lo!
    A Darkside como sempre se supera.
    Essa Sinopse me chamou muito atenção e com a sua resenha ficou melhor ainda!

  • Mariana julho 20, 2015

    Oi, ju! O que dizer sobre esse post lindo que fiquei sabendo do sorteio agora e já considero pacas?
    Bom, desde a edição comum do livro eu já estou de olho e vi resenhas super legais do pessoal da Sociedade desde aquela época. Essa coisa mais psicológica me intriga muito.
    Até hoje me dá uma dorzinha de lembrar que não pude ir ao debate sobre o livro =/

  • Lorenna julho 20, 2015

    Não costumo ler terror, mas fiquei curiosa, ainda mais pela edição que tá perfeita. Dark Side tá arrasando muito <3

  • Barbara julho 20, 2015

    Nossa Ju, que resenha maravilhosa! Essas fotos tão lindas, me fizeram ter muito mais vontade de ler. Quero adquirir logo um exemplar desse, entrar nesse mundo !

  • Bárbara Valerio julho 20, 2015

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro faz tempo… Essa edição de luxo apenas aguçou a curiosidade! Adorei a resenha!

  • Gabiih Cardoso julho 20, 2015

    Edição perfeita

  • Awn <3 <3 Tô querendo muito!

  • Patrini Viero julho 19, 2015

    Que promoção linda! Eu adoro qualquer publicação da Darkside, mas preciso confessar que tenho um carinho especial por esse livro porque ele foi o primeiro contato que tive com a editora. E a história me marcou muito, é exatamente o gênero literário que eu curto, e a autora conseguiu me surpreender de monte com todas as referências e elementos que ela colocou na trama. Essa edição de luxo tá maravilhosa, sem dúvidas que vou participar da promoção!

  • Jéssica Peixoto julho 19, 2015

    Oi Ju, como vai?
    Desde o lançamento da primeira edição eu estou super curiosa para ler esse livro! Fiquei apaixonada pela capa, apesar de raramente gostar das que tem atores, mas nessa eu senti tanta profundidade e até desespero naquele olhar que foi impossível não me apaixonar!
    Nem preciso dizer que sua resenha me deixou ainda mais curiosa e animada, né? Adoro esses livros que nos levam para dentro da mente do protagonista, e quando se trata de problemas psicológicos, tudo fica ainda mais profundo e interessante *-*

    Um beijão!
    http://winterbird.com.br

  • Suelen Mendes julho 19, 2015

    Eu sempre fui curiosa com esse livro, sempre ouvi falar tão bem, mas depois dessa nova edição da DarkSide eu realmente preciso desse livro! Não sou muito de ler livros desse gênero, mas acho que vou gostar sim.
    As suas fotos ficaram tão lindas, me deixou com mais vontade.
    Bjs

  • Anne Santiago julho 19, 2015

    Os comentários sobre esse livro são sempre os melhores. O enredo parece bem interessante e é o meu gênero preferido.A Darkside escolhe a dedo suas publicações e a são tão caprichosos!!!

  • Sarah Reinoso julho 19, 2015

    Ju que edições lindas! A s páginas da edição limitada me lembraram a de Jurassic Park que se não me engano é vermelha, o engraçado é que em todas as resenhas em vídeo que eu vi parece laranja. Confesso que não leio muito thriller psicológico mas quando vi a menção a fantasia e a sereias eu pirei hahaha. Tô muito curiosa para ler e se não ganhar o sorteio acho que vou comprar rsrsrs
    Beijos!
    Sarah Reinoso
    http://www.apenasmais1livro.blogspot.com

  • Serio Ju… agora vc me deixou morrendo de vontade de ler esse livro!! kkkk

  • Kaiene Rodrigues julho 18, 2015

    Olá Ju s2 Já estava morrendo de vontade de ler o livro,depois dessa resenha maravilhosa então!!!Apesar de te conhecer a pouco tempo amei seu trabalho <3 Bjs 🙂

  • Raiza julho 18, 2015

    Admiro muito seu trabalho, Ju!
    As edições da Darkside são incríveis demais! Pela historia e pela edição… Já fiquei com vontade de ler! Bjs

  • Sara Silva Freitas julho 18, 2015

    Eu estou in love com esse livro há algum tempo já, nunca li a história, mas já ouvi muitas recomendações e, essa edição especial tá me deixando cada vez mais doida para ler kkkkkkk Está muito lindo! As fotos da resenha ficaram perfeitas, amei!!!

  • Raquel julho 17, 2015

    Gosto de livros desde estilo, estou começando minha coleção de livros! ainda não tenho nenhum da DarkSide. Depois de ler essa resenha fiquei com muita vontade de ler!

  • Andressa Ssntos julho 17, 2015

    Adorei! Já quero esse livro há um tempo, quem sabe, né? HAHA. E que edição l-i-n-d-a!

  • Thathiana julho 17, 2015

    Oii Ju, adorei a resenha super detalhista, que faz com que cada leitor se apaixone pelo livro e queria comprar. “Imp luta incessantemente contra monstros interiores, com os quais muitos de nós podemos nos deparar vez ou outra na vida” amei esse trecho. Estou muito ansiosa para ler, gosto desse tipo de livro que prende o leitor e como sempre a DarkAide arrasa em suas edições. Bjss

  • Ana Caroline julho 17, 2015

    Que resenha linda, Ju! Atiça a curiosidade de qualquer pessoa. Nossa, já me senti dentro da história sem nem mesmo ter folheado o livro. E as fotos então… Maravilhosas <3 Parabéns ;*

  • Débora de Alcântara julho 17, 2015

    Adoro o canal e o blog. Super ansiosa pra ler A menina submersa!

  • Marina julho 17, 2015

    Essa capa é linda! Dá vontade de ter uns trezentos livros pendurados na parede de enfeite! A história também é bem diferente do que a gente vê por aqui, um romance LGBTT popular – sem lançamentos de filmes ou séries – é uma coisa bastante rara. Estou bastante ansiosa para ler, mas ainda não tive a oportunidade de tê-lo em minhas mãos, outro fator que me chamou atenção foi a recomendação do Neil, né? 🙂 Na fé até o fim do ano eu consigo ler este livro. 😀

    As fotos ficaram lindas!
    Beijos!

  • Helen julho 17, 2015

    O que chamou minha atenção primeiro foi essa edição linda,como não a desejar?!Depois o enredo,adoro livros que exploram o psicológico aliado ao surreal,esse é o meu tipo de leitura .Já deixei a lógica do lado de fora,pronta para conhecer a Imp.

  • Amanda C Gomes julho 17, 2015

    Faz tanto tanto tempo que quero esse livro,venho namorando ele mas nunca o encontrei numa promo legal (kkk) e agora essa edição linda <3 awwn A história parece ser maravilhosa,espero conseguir lê-lo ainda esse ano =|
    Bjss Ju!

  • Ingrid Forato julho 17, 2015

    A DarkSide é a melhor editora de todas! Faz os livros com tanto amor e capricho! Esse é um dos livros que está no topo da minha lista de leitura, e essa edição e de chegar a deixar sem fôlego! Hahahaha! Parabéns pelo post e pelo blog!! Todo o sucesso do mundo pra você!

  • thalia Sales julho 17, 2015

    Já quero ler! Amei a resenha.O livro é lindo ,a capa sempre espetacular como a darkside sabe fazer.Ameii!!

  • Isabella Marques julho 17, 2015

    Ai, eu já quero esse livro antes mesmo que ele ter essa capa incrível. A história parece muito boa e eu confio nos livros que a DarkSide escolhe pro seu catálogo! Lindo.

  • Luciana julho 17, 2015

    Estou louca pra ler esse livro, adorei a premissa dele!! Já participando do sorteio.

  • Ingrid Kymberlly julho 17, 2015

    Sua escrita é perfeita, amei a resenha estou bastante curiosa para ler esse livro e essa edição que está maravilhosa.
    Beijos ^^

  • Marina Ramos julho 17, 2015

    Quero muiiiiito ler esse livro, ainda mais nessa edição maravilhosa!!

  • Silvia julho 17, 2015

    Também estou participando do sorteio!
    Ju, que edição linda e lembro bem da época que estava lendo o livro, por causa do evento. Amei as fotos. Quanto ao enredo, não imaginava que fosse tão denso. Interessei-me tanto que resolvi concorrer. Beijo.

  • Mariana Fieri julho 17, 2015

    Nossa Ju! Parece ser uma obra que realmente tira o leitor da zona de conforto. Dá até um pouco de receio de se identificar com as loucuras da personagem, no sentido do que tudo que pensamos é real realmente ou só fruto da nossa imaginação… Quero ler!! Bjoo

  • Carolina Santana julho 17, 2015

    Essa edição é maravilhosa, assim como todos os livros da DarkSide.

  • Luciana Minuzzi julho 17, 2015

    Essas duas edições são muito lindas. :O Esse debate que você promoveu deve ter sido muito rico. O livro parece render boas discussões. Vou sugerir pro clube do livro da minha cidade. 😀

  • Claudia Paniago julho 17, 2015

    Ju parabéns pela resenha! Adoro o nuvem literária!

  • Mariana Póvoa Cavalcante julho 17, 2015

    Adoroooooo livros que me tirem da zona de conforto. E acho que vai ser uma leitura bastante rica, sou suspeita pra falar (Psicóloga né?!). Além de quebra a capa ser lindaaaaaa! As da DarkSide sempre são! 🙂

  • joseane moreira julho 17, 2015

    Eu queroooo !!! Adoro vc ju!!

  • Naiade Pinheiro julho 17, 2015

    Oi Ju!
    Como não morrer de amores por essa versão e ainda mais depois dessa resenha super lindinha?
    Tá aí mais um livro que você comenta e que, eu já sei, mesmo que não ganhe aqui, vou acabar comprando! <3
    Beijooos!

  • Patrícia julho 17, 2015

    Olha só *-* Meu pedido de sorteio foi atendido! hahahaha Obrigada, Ju e DarkSide! Vocês são uns amores <3

  • Beatriz Cavalcante julho 17, 2015

    Eu fui num evento aqui em São Paulo e a Darkside estava lá falando os lançamentos e esse livro foi o que mais me chamou a atenção junto com a noiva fantasma. As edições são lindas e a história deve ser realmente perturbadora. Eu não sou muito acostumada com esse gênero mas li alguns thrillers e gostei bastante. Estou procurando algum outro para ler e a menina submersa parece ser um dos bons, hahaha.

    Beijos!

  • Mikaela julho 17, 2015

    Oi vou tentar, quem sabe ganho. Beijos

  • Wesley Rogério julho 17, 2015

    Livro incrível! É uma obra que encanta o leitor de uma maneira difícil de entender. Essa foi uma das minhas melhores leituras do ano passado e já estou no momento querendo reler essa obra.
    Ótima resenha!

  • Viviane Gonçalves julho 17, 2015

    Em primeiro lugar queria elogiar a sempre “trabalho bem feito” Darkside, o livro é lindo e com acabamento perfeito. Fiquei apaixonada por essa edição especial.
    Ainda não li o livro mas já percebi pelas resenhas que tenho lido que este é um daqueles livros que ou você ama, ou odeia.
    Dizem que a leitura é arrastada e a Imp vive pregando peças no leitor. Mas só por ela ser uma esquizofrênica já estou curiosa para começar a leitura.

    A resenha está perfeita! Amei!
    Bjs!
    Viviane Gonçalves

  • Emanoeli julho 17, 2015

    Sou simplesmente encantada e deslumbrada com este estilo literário e super curiosa e desejando este lindo livro. Depois desta minuciosa e bem escrita resenha, a ânsia em lê-lo é ainda maior! *.*

  • Alessandra Fernandes julho 17, 2015

    Essa sinopse havia chamado muito a minha atenção e sua resenha só confirmou a minha vontade de ler o livro. Sou fã de livros densos e ‘difíceis de ler’, acho que me adapto bem nessa categoria e consigo adentrar a história com bastante afinco. Gostei do que você escreveu, deixou bem claro o que podemos esperar do livro e acho que é isso que temos que fazer em uma resenha. Quero muito ganhar!! ;/

  • RENATA BELASGAMA MIRANDA julho 17, 2015

    Além da edição impecável, história toda parecer ser instigante, o que leva muitos leitores e seguidores ficar loucos para ter e ler, inclusive eu rsrsrs ..!! Um abraço Ju fotos lindas ..!!Bjoo

  • Raquel Moritz julho 17, 2015

    AMEI AS FOTOS JUUUU <3

  • Allan julho 17, 2015

    Nossa, thriller psicológico? Parece ótimo e bem misterioso! Me lembrou um pouco da loucura do livro Psicose, que quero ler. E esta floresta do suicídio no Japão deve ser um lugar bastante pesado :/

  • Mônica julho 17, 2015

    Estou super curiosa para ler este livro. Esta edição está muito linda. A resenha só me deixou com mais vontade de ler. Espero que eu seja a ganhadora. :):)

  • Marlay julho 17, 2015

    Ah que lindo. Já estava louca atrás desse livro e depois de sua resenha sem duvidas será o próximo a ler. Parabéns pela resenha.

  • Luiza Martins julho 17, 2015

    Estou muito curiosa para ler esse livro. Comecei a ler livros do gênero esse ano e agora estou adorando.
    Beijos! 🙂

  • Rafaela Paludo julho 17, 2015

    Esse livro parece ser incrível! Apesar de sempre passar por ele na livraria, nunca parei para ler a sinopse, acredita? Sem contar que o projeto gráfico é impecável… A DarkSide é demais!

    Como sempre, a resenha e as fotos estão demais 🙂

    Beijos, Ju 🙂

  • Isabela julho 17, 2015

    Oi Ju! Depois de ler a resenha e ficar meeeega afim de ler, já pensando em comprar, cheguei no final e vi o sorteio hahaha obrigada por me axiliar pelo twitter *-*
    Estou muito nesse clima sombrio de livros e a sua resenha detalhada e profunda me deu muita vontade de ler este! Parabéns Ju e obrigada! s2

  • Daniele julho 17, 2015

    Estou muito curiosa para ler este livro, Ju.
    Não costumo ler o gênero terror/thriller psicológico, mas agora que estou no Vórtice de Salvador, quero me arriscar mais nesse gêneros.

    Beijoca!