Resenhas

Após um Tumor Cerebral, de Julio Pereira

22 de novembro de 2015

Tumor1

Após um Tumor Cerebral, de Julio Pereira, é um livro que proporciona ao leitor a uma perspectiva diferente sobre a profissão de médico através de uma história realista e cativante. Espero que gostem e participem do sorteio ao fim do post!

Tumor4

O livro é escrito em primeira pessoa e de uma forma muito pessoal e intimista o autor narra a história de um médico neurocirurgião que descobre que tem um tumor cerebral. Com a correria do dia a dia, normalmente as pacientes não costumam se colocar no lugar dos médicos, assim como supõe-se que nem todo médico costuma se colocar no lugar de seus pacientes, no entanto este livro mostra o que acontece quando um médico literalmente troca de lugar com o paciente e como isso o transforma.

Tumor6

Após descobrir-se com um Tumor Cerebral, o protagonista decide escrever um livro, não exatamente um livro de memórias, é mais como um diário onde ele vai relatar para o leitor as suas experiências diárias com seus pacientes, sua rotina de trabalho, por muitas vezes exaustiva e estressante, seu relacionamento com os pacientes, colegas de trabalho, etc., relacionando tudo isso aos seus próprios sentimentos e emoções. É um livro que, apesar de envolver essa ciência tão racional e impressionante que é a medicina, ainda tem como foco principal o ser humano e sua vulnerabilidade diante do mundo, seus medos e suas crenças.

Tumor3

O autor relata alguns casos de pacientes que retornam ao hospital diversas vezes e acabam ficando muito próximos do médico, outros casos em que os pacientes são tão mau humorados e irritantes que acabam afetando o médico emocionalmente. O livro é repleto de diálogos, muitos deles extremamente interessantes, outros mais simples como “consultas de rotina” e por aí vai, o autor retrata com muita veracidade a realidade da rotina médica sem firulas. Há uma leve crítica social em meio ao relato desses casos, onde fica perceptível a sensibilidade do autor e sua percepção de mundo, tornando a leitura ainda mais bacana.

Tumor5

Gostei bastante desse livro, foi uma leitura muito fluída e realista. Achei muito interessante a forma como o autor narra o dia a dia de um médico, a forma como esse profissional tem que ser paciente, compreensivo, dar informações e anunciar tanto notícias boas quanto ruins, o quanto isso as vezes pode ser sufocante e o quanto se pode aprender com essa experiência. O maior foco do livro é o relacionamento entre as pessoas e como isso as molda como seres humanos, uma experiência que transcende a medicina.

Tumor2

Espero que tenham gostado! Falei mais um pouquinho sobre essa obra em vídeo, clica no play abaixo!


a Rafflecopter giveaway

Editora: Livrus
IBSN:  9788564855915
Gênero: Romance
Páginas: 96
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

Redes sociais do livro/autor: 

BlogFacebookInstagram・ Skoob

Adquira o livro aqui: Amazon | Saraiva 


Regras do sorteio: 1 – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio do livro será realizado pelo(a) autor(a). 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tatyane novembro 26, 2015

    Adoro livros assim. Eles são leves e tratam de algumas situações que nem passariam pela nossa mente caso algurm não o tivesse escrito. Adorei a resenha

  • Luísa Spala novembro 24, 2015

    Essa resenha me fez imaginar como deve ser difícil um médico ser/estar doente e ter que manter a postura sobre seus pacientes, não poder chorar, desabafar, ficar triste. Pior ainda se o paciente tiver a mesma doença do tal médico. Ter que receitar, indicar, aconselhar sobre fatos que talvez ele mesmo precise. Cara, que tenso!
    Sensacional a proposta do livro.

  • Ana Carolina Zimmermann novembro 23, 2015

    Neurociência é a área do meu <3
    Obrigada pela ótima resenha Juu 🙂

  • brenda helena novembro 23, 2015

    Como sempre , ótimas resenhas.

  • brenda helena novembro 23, 2015

    Como sempre a ju,faz ótimas resenhas. Parabéns

  • Janice novembro 23, 2015

    Médicos são pessoas como nós, mas temos a tendência de imagina-los como heróis, o que não deixam de ser, afinal muitas vezes são eles que salvam nossas vidas. Mas por trás dessa fachada, existe um ser humano com problemas, com dores, alegrias, sentimentos, e nem sempre conseguimos assimilar isso, e os julgamos erroneamente em algumas situações.

  • Regiane Snts novembro 23, 2015

    Oi Ju, como sempre arrasando nas resenhas, adorei, parece ser uma estoria envolvente e bastante reflexivo.

  • Aurora Lins novembro 22, 2015

    Tenho um amigo que cursa medicina, e com certeza se eu ganhar o sorteio, o livro vai pra ele. Adorei o livro abordar o lado pessoal do médico, pois muitas vezes nem nos lembramos que eles também possuem problemas e vida social.

  • Caio Lins novembro 22, 2015

    Atualmente eu estou lendo muitos livros grandes, esse seria uma boa pra dar aquela sensação de terminei mais um, sem falar que não é todo dia que a gente ler sobre esse tipo de tema 🙂

  • Adriane Cristhina Gonçalves novembro 22, 2015

    Sempre adoro suas resenhas, fico sempre muito curiosa para ler e ter as minhas próprias impressões. Com esse não foi diferente, imagino ser muito difícil enfrentar uma doença assim, e ainda mais quando a doença passa a ser rotineira devido a profissão do autor. Deve ser uma leitura muito boa.

  • Jennifer novembro 22, 2015

    Nossa, que livro show! Sonho em ser médica, precisamente geneticista. No entanto, uma das áreas que quero atuar além da genética é a neurosciência. Portanto, estou muito curiosa para saber como é o outro lado da “moeda”! Quero muito esse livro! Obrigada pela oportunidade!

  • Talita Silveira novembro 22, 2015

    Eu nunca li um livro parecido com esse e ultimamente tenho lido muita fantasia, o que só me faz querer ler mais ainda esse tipo de livro. Gostei bastante da resenha e da história do livro, quero muito mesmo ler!

  • Gabriela novembro 22, 2015

    Resenha excelente! Faço medicina e uma das coisas que percebi logo no primeiro semestre da faculdade é que nós julgamos muito os profissionais da saúde, esperamos demais deles. Nesses três anos de curso, já cansei de escutar que “nos distanciarmos dos pacientes é uma forma de escudo contra tudo que pode dar errado”, mas mesmo assim, é impossível não se afetar, estou curiosa para ver isso ser abordado nesse livro. Tomara que eu ganhe! haha 😀

  • Allan novembro 22, 2015

    Livro bonito.. e parece ser leve, agradável e reflexivo. Gostei também, Ju! Obrigado pela resenha e sorteio dele! Beijos!