Resenhas

Escrito em Letra de Médico, de Julio Pereira

23 de novembro de 2015

Escrito6

Escrito em Letra de Médico, de Julio Pereira, é um livro de poemas extremamente delicado e sensível que aborda o universo da medicina, os desafios da vida e os sentimentos humanos, na perspectiva de um médico. Vem conferir e aproveite para concorrer a um exemplar do livro ao final do post!

Escrito5

Este é o segundo livro que leio do autor e sinceramente não sei dizer qual gostei mais, os dois são fantásticos! O autor misturou medicina, crítica social e a preocupação com o bem estar do ser humano para criar pequenos poemas retratando a perspectiva do profissional médico sob todas essas coisas. A forma como ele explora alguns temas como filas de espera, doenças graves em crianças, pessoas em estado terminal e questionamentos sobre a morte é completamente encantadora e inebriante. Através de suas palavras conseguimos sentir um pouquinho do que é estar na pele deste profissional e conviver com o que ele convive todos os dias.

Escrito1

Há um questionamento existencial, uma indignação a respeito de certos aspectos de nossa condição de vida que nos aproxima deste profissional. Muitas pessoas acham que o médico é aquele “ser supremo” que sabe lidar com a vida e com a morte de forma natural e que entende os seus mecanismos, mas em Escrito em Letra de Médico vemos que não é bem assim, esse profissional é alguém como qualquer um, cheio de dúvidas e incertezas, e que as vezes também não sabe lidar tão bem assim com seus próprios medos.

IMG_0539

Existe um certo misticismo a respeito dessa profissão, uma idealização em excesso deste profissional – justamente por ser ele o responsável por lidar com a vida das pessoas. É uma profissão tão idealizada que as pessoas parecem se esquecer do peso e da responsabilidade que vem com ela. Neste livro, o autor nos apresenta um lado extremamente sensível, vulnerável e humano de sua profissão. Os poemas são compilações de experiências pessoais de anos de carreira, onde vemos o que realmente um médico pensa a respeito da saúde pública, das mazelas da sociedade, das doenças, da reação de seus pacientes e da própria morte.

Escrito2

A leitura é muito prazerosa e enriquecedora, os poemas são delicados e ao mesmo tempo conseguem chegar ao cerne da questão e atingir o leitor em cheio. Alguns poemas me encantaram por abordar a realidade da situação de pacientes sem condições sociais e financeiras, essa realidade dura e cruel na qual vivemos e a qual muitos lutam para mudar. Há também uma pitada de ironia e sarcasmo na narrativa do autor que deixa a leitura ainda mais intrigante. Eu particularmente gosto muito desse tipo de leitura, que nos apresenta a realidade comum ou banal aos olhos de alguém que a vê de forma diferente e que nos acrescenta algo novo, uma nova visão.

Escrito7

Assistam também a resenha abaixo onde falo um pouquinho mais sobre esta obra! E aproveitem para participar do sorteio de 01 exemplar de Escrito em Letra de Médico abaixo.


a Rafflecopter giveaway

Editora: Livrus
IBSN:  9788564855700
Gênero: Romance
Páginas: 76
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

Redes sociais do livro/autor: 

BlogFacebookInstagram・ Skoob

Adquira o livro aqui: Amazon | Saraiva 


Regras do sorteio: 1 – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio do livro será realizado pelo(a) autor(a). 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Lívia fevereiro 20, 2016

    Nossa, eu amei a resenha, as fotos também são maravilhosas! Em breve eu vou enfrentar essa realidade, então para mim está leitura seria extremamente proveitosa. Eu adoro as suas resenhas, sempre vejo seus vídeos, te acho uma fofa! Foi me inspirando em booktubers e blogueiras literarias como você que resolvi criar um blog. Se tiver um tempinho eu ficaria muito feliz com sua visita! Beijos!

  • Tatyane novembro 26, 2015

    Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro. Sou estudante de medicina e já começo a enfrentar o grande cansaço que o curso traz, com certeza essa leitura é uma lufada de ar fresco

  • Rudynalva Correia Soares novembro 25, 2015

    Oi Juliana!
    Gosto demais de poesias e fiquei bem feliz por ver um médico, considerado como profissional frio, pode mostrar seu lado poético através dos poemas, ainda mais com temas tão delicados, ligados a sua profissão. Fiquei bem curiosa em poder ler.
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

  • Thatyele novembro 24, 2015

    Adorei!!! Sou meio (talvez muito) apaixonada por livros com temáticas como essa? quero muito ler e a resenha só me fez ansiar mais pelo dia q terei este livro em minhas mãos! Enquanto isso vou torcer pra ganhar esse sorteio bjsss???

  • Luísa Spala novembro 24, 2015

    Gostei muito da resenha, inclusive gostei muito do autor! Eu não sei se é porque sou nova no meio literário ou se é porque não conheço mesmo, mas eu adorei o fato de existir um tipo de livro assim, que aborda esses temas reais e pode nos fazer ficar próximos dos pensamentos de um médico. Minha prima está fazendo vestibular esse ano pra medicina, e estou super afim de comprar os dois livros dele pra ela. Vende na saraiva?
    PS: Nesse sorteio eu consegui participar de todas as etapas/chances. Tudo certo agora! Obrigada pela ajuda 🙂

  • Nathalia novembro 23, 2015

    Adorei a resenha Ju

  • Ana Carolina Zimmermann novembro 23, 2015

    Participando e torcendo Juu!
    É sempre no seu blog que encontro livros diferentes haha

  • Diego Souza novembro 23, 2015

    Achei bem criativa a ideia desse livro. Acho que todo profissional de todas as áreas deveria escrever algo assim pra gente. Poderíamos percorrer várias visões diferentes em profissões diferentes e até, quem sabe, nos encontrar em uma profissão nova. Acredito que gostarei de ler esse livro. Parabéns Ju!

  • brenda helena novembro 23, 2015

    Amei ju, sua resenha. Quero muito ler esse livro.

  • Brenda Euriques novembro 23, 2015

    Ameeeeei Ju!!
    Parece ser mesmo muito bom o livro *-*
    Estou estudando pra medicina e me apaixonei por esse livro, espero comprar ele um dia haha <3
    Mas vou torcer pra ganhar o sorteio \o
    Um grande beijo Ju, amo você. ❤

  • Janice novembro 23, 2015

    Há muito tempo atrás eu li alguns livros do Robin Cook, que tem essa temática médica, digamos assim, mas são em geral suspenses envolvendo a medicina. Lidar com a saúde de outra pessoa, ter a vida de alguém nas mãos, é uma responsabilidade extrema. Tenho interesse e curiosidade sobre o assunto, mas acho que não teria coragem de assumir uma carreira assim.