Resenhas

Peter Pan: A Origem da Lenda, J. M. Barrie

19 de março de 2016

20160317_113858

Há um início para qualquer história. Personagens podem aparecer a partir de um determinado livro, mas e quando o autor da obra decide “voltar no tempo” para se aprofundar mais ainda no perfil dessas personagens? Isso aconteceu ao eterno menino, àquele que nunca cresceu.

20160317_113955

Pela primeira vez no Brasil, lançado pela Editora Universo dos Livros, o livro Peter Pan: A Origem da Lenda traz a história de Peter antes de ser Pan. Trata-se da primeira aparição dele, de fato. É uma obra que possui menos de cem páginas e nelas há um conteúdo rico e especial sobre Peter e tudo o que faz parte de sua vida antes de haver a Terra do Nunca. Os seis capítulos do livro trazem os Jardins de Kensington, um lugar enorme e maravilhosamente arborizado que fica no Reino Unido, mais precisamente em Londres. É nele que crianças passeiam com suas babás e familiares, que brincam e se divertem e que também… Somem. Isso mesmo. Crianças já se perderam nos Jardins. Poderiam até ser encontradas, mas… As fadas não deixam. Oh sim, há muitas fadas pelos Jardins, só que nem todos podem vê-las. Na verdade, os Jardins de Kensington são habitados por seres mágicos. É para lá que o menino Peter, ao descobrir que pode voar, vai e se maravilha com tudo o que encontra. Lá, é que a lenda de Pan toma forma.

20160317_114041

Os textos que fazem parte da obra aqui resenhada trazem detalhes importantes para todos aqueles que quiserem saber mais sobre a maior e melhor criação de Sir James Matthew Barrie. Quem conhece Peter Pan sabe que ele habita a Terra do Nunca e que lá vive brincando e se metendo em aventuras. Mas… Como foi que ele surgiu? Ele teve mãe? Ele nasceu na Terra do Nunca ou… Veio de outro lugar? Através de uma narrativa cativante e fluente o autor responde todas essas questões e muitas outras.

20160317_114137

A obra traz personagens novos não vistos anteriormente na obra Peter Pan, personagens do nosso mundo e do mundo mágico. O autor do livro conta em mínimos detalhes os detalhes da vida de Peter. Ele é um personagem contagiante, porém profundo, muito profundo. Histórias de fantasia possuem essa singularidade, oh sim. Evidentemente muitos outros livros são profundos, mas os de fantasia mexem com os sentimentos de quem os lê de uma forma diferenciada, especial, única, pois ao passo em que há o teor mágico e místico na narrativa há, por trás de todas as fadas, gnomos e piratas um reflexo das diferentes realidades humanas.

(…) É incrível que ele possa ter voado sem asas, mas o local onde elas costumavam estar eram muito sensíveis e, talvez, todos nós pudéssemos voar se tivéssemos absoluta certeza de tal capacidade, assim como aconteceu com o forte Peter Pan naquela noite.

20160317_114400

Ao ler o livro é possível perceber que o autor, através dos primeiros feitos de Peter, quer passar uma mensagem. Uma mensagem que não é tão simples de assimilar e muito menos de abraçar. Ele tenta alcançar a esperança de cada um, aquilo que todos os corações, cada um que existe, precisam enxergar para poderem compreender seus papéis fundamentais no equilíbrio do mundo, de tudo o que existe.

(…) e, no momento em que você duvida que pode voar, perde para sempre tal poder. O motivo para os pássaros poderem voar e nós não é o simples fato de que eles têm plena fé. E ter fé é ter asas.

20160317_114229

Todos os detalhes do livro são importantes, mas há detalhes, momentos, precisamente, que emocionam mais, pois deixam aquela sensação de saudade que insiste em arrancar lágrimas. Não dá para citar aqui quais são os momentos do livro. Isso seria entregar o melhor que há na obra. Não. Isso não. Mas é certo que a leitura da mesma surpreenderá, encantará e emocionará quem a ler.

20160317_114451

Peter Pan: A Origem da Lenda é um manuscrito raro, uma obra que não deve se perder no tempo e que deve ser conhecida por todos aqueles que amam o menino que não quis crescer, até por aqueles que não sabem nada a respeito dele. O livro pode ser lido após ou antes da leitura da obra principal de J. M. Barrie, Peter Pan, mas o principal é que ele seja lido, com carinho, confiança e alegria.

Editora: Universo dos Livros
IBSN:  9788579309205
Gênero: Fantasia
Páginas: 94
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Luisa e Júlia setembro 11, 2018

    Amamos o livro e também muito boa sua resenha, parabéns! <3

  • Raissa Novaes março 19, 2016

    Olá,

    Achei sensacional esse livro! Já está na minha lista de leitura. Sempre amei a história do Peter Pan ?

    Parabéns pelo blog e pela resenha!

    http://www.booksimpressions.com.hr

    • Raonny Metzker março 21, 2016

      Espero que você aprecie e muito a leitura desse livro lindo *-* Obrigado por ter gostado da resenha.