A menina que roubava livros é um livro Young Adult de drama e guerra que retrata a vida de uma garotinha que vai morar com pais adotivos. A história se passa na Alemanha, que na época, era Nazista. The book thief (nome original) foi publicado em livro no ano de 2005 (2007 no Brasil) por Markus Zusak e se tornou sua obra mais conhecida.
“Quando a morte conta uma história, você tem que parar para ler”
Esse lema ficou famoso, e talvez seja o que mais chamou a atenção dos leitores, o fato de que a morte nos contaria toda a história!
A menina que roubava livros é a história de Liesel Meminger, uma garota que perde o irmão na viagem de trem a caminho da sua nova casa. Com a morte de seu irmão a viagem foi ligeiramente interrompida para que ele pudesse ser enterrado, e nessa exata ocasião Liesel rouba seu primeiro de muitos livros.
A história não chama tanta atenção inicialmente, é preciso força de vontade para conseguir chegar o momento que você realmente entende o livro, o que acontece entre as páginas 100 e 200, e isto porque não é tão fácil entender a morte.
O livro se passa na Segunda Guerra Mundial, o que faz da história ainda mais interessante (lembrando que é a morte que está nos contando, do ponto de vista dela sobre a guerra)
Mesmo que pouco, não vale a pena contar muito mais que isso da história, pois a maioria das pessoas já a conhece da adaptação para o cinema, mas a experiência precisa ser surpreendente para fazer sentido, a escrita do autor é muito intensa apesar de suave, nos faz refletir e sentir por aquilo que estamos lendo, o que torna o livro bem diferente do filme.
SOBRE O FILME
A adaptação foi lançada em 2013 nos EUA (2014 no Brasil) e dirigida por Brian Percival, escrito por Michael Petroni.
O filme foi muito bem feito e retratou a maior parte do livro, mas infelizmente muitas partes imprescindíveis da obra escrita não foram relatadas ou foram feitas de forma diferente, o que tirou um pouco da essência principal do livro: a importância das palavras para Liesel, mas o que não quer dizer que foi um fracasso, pelo contrário, o filme ficou muito I N C R Í V E L.
No geral, tanto a adaptação quanto o livro me deixaram super emocionada, mas o livro com certeza é muito mais profundo que o filme. Para quem ainda não teve a oportunidade de ler, recomendo muito, porque a experiência com a escrita do autor é realmente maravilhosa.
Publicação: Editora Intrínseca
ISBN-13: 978-8598078175
Gênero: YA, drama, guerra
Páginas: 480
Redes sociais do autor/livro
Adquira o livro: Amazon