Oi nuvenzinhas! O tema do post de Inspirações do Mês de Novembro é algo muito simples (e que nós amamos): Livros. Como esse tema ficou bem livre pra gente bater papo sobre o que quisermos, então vou conversar com vocês sobre como me tornei leitora e um pouquinho sobre alguns livros que são muito especiais pra mim. ♥
A primeira coisa que vocês precisam saber é que nem sempre eu tive o hábito de ler. Meus pais infelizmente não são leitores e apesar de seus esforços quando eu ainda era criança em comprar alguns livros e gibis pra mim, sem o exemplo deles nem de mais ninguém, foi só muito mais tarde é que eu me apaixonei pelo mundo dos livros.
Somente com 18 anos, entrando na faculdade de Letras – Inglês graças ao meu amor pelo idioma, é que eu fui encontrar livros que aguçassem a minha curiosidade e me dessem vontade de ler mais. E também preciso agradecer imensamente aos maravilhosos professores que tive na faculdade, talvez eles nem se dessem conta mas direta ou indiretamente eles foram meus maiores incentivadores.
Eu não posso contar minha história como leitora sem mencionar O Morro dos Ventos Uivantes, de Emile Brontë. Por mais bizarro que pareça, ninguém nunca havia me indicado esse livro em específico, eu o encontrei por acaso à venda em um supermercado. Li a sinopse, observei a capa (era essa edição ali da Landmark) e acabei levando ele pra casa, impulsionada pelas aulas de Literatura Inglesa que tinha na faculdade.
Devorei o livro como se não houvesse amanhã! rs. Foi a primeira história que realmente mexeu comigo a ponto de me deixar obcecada por tudo que dizia respeito ao livro e a autora.
Sei que muitas pessoas não gostam desse livro, o acham difícil por sua linguagem ou ritmo, ou então tem uma relação de amor e ódio com os personagens. Mas acho que foi justamente esse aspecto impactante que me chacoalhou por dentro e me fez olhar para os livros com outros olhos.
Após a faculdade, e muitas leituras incríveis de livros clássicos, foi a vez de cair nas graças dos livros contemporâneos (na foto Stephen King e outros). Foi um período em que eu li de tudo que vocês possam imaginar. Fiz várias descobertas de autores e gêneros que eu curto até hoje. ♥
E com a criação do blog e do canal (em 2013 – 2 anos após eu me formar) comecei a ficar por dentro do mercado literário e todas as suas ramificações. Conheci editoras – e hoje tenho as minhas favoritas!, participei de Bienais e Feiras do Livro, criei um Clube do Livro, fiz muitos amigos leitores e através deles conheci ainda mais livros e autores. Aprendi muita coisa e continuo aprendendo até hoje.
Um dos livros que mais recentemente (ano passado) abriu ainda mais o meu leque de possibilidades literárias, foi o livro As Vinhas da Ira, do John Steinbeck. Eu não poderia deixa-lo de fora da minha trajetória.
Se você é inscrito lá no canal e me segue nas redes sociais com certeza já deve ter me ouvido falar dele, rs. Tem livros que são assim, parece que não saem da gente e vira e mexe a gente dá um jeito de falar deles, né? ♥
Se você me perguntar “Mas Ju, o que tem de tão especial nesse livro?” eu não sei se vou saber te responder. Posso falar da linguagem poética do autor, da veracidade e força das suas palavras, do contexto histórico e dos personagens; mas certamente nada que eu diga vai ser capaz de te fazer sentir o que eu senti lendo.
Essa é a mágica dos livros, né?
Independente de como ou quando você se tornou leitor, de quantos livros leu no ano ou como estão suas metas literárias… o importante é que você se apaixonou por esse universo. E é sempre importante se lembrar dos motivos que te levaram a amar literatura, mesmo que no momento você não esteja lendo tanto quanto gostaria.
Esse post serve tanto pra vocês quanto pra mim, para que eu nunca me esqueça dessas sensações e do poder transformador da leitura. Tem coisa mais inspiradora do que isso? Não, não.
Espero que tenham gostado do post e se sentido inspirados!
Após ler esse post não se esqueçam de visitar o blog das lindas: Aione (Minha Vida Literária), Paola (Livros e Fuxicos), Rapha (Equalize da Leitura), Bárbara (Segredos entre Amigas) e Tamirez (Resenhando Sonhos).
Keep reading!