Talvez algumas pessoas estejam se perguntando “ah, mas você ainda escreve em blog, Ju? Não acha que blog já está ultrapassado?”
Essas são perguntas muito comuns e apesar de ainda gostar muito de escrever por aqui, eu preciso confessar que por muitas vezes pensei em abandonar o blog, mas eu não me aguento e vira e mexe mudo o visual dele e volto a postar. Essa deve ser a milésima vez que faço isso depois de ter deixado o blog de lado por muito tempo.
O engraçado é que eu não consigo desapegar desse espaço aqui, por mais tempo que eu passe longe, eu sempre volto. Escrever aqui é diferente do que eu faço no canal do Youtube, por mais incrível que pareça para alguns, escrever exige mais de mim do que gravar e editar. Gravar um vídeo para o Youtube, pelo menos depois de algum tempo, é algo como conversar com um amigo (nesse caso, a câmera, e indiretamente, os inscritos) enquanto escrever é um ato mais contemplativo, de concentração e diálogo consigo mesmo, com os seus sentimentos, com a forma como você se entende.
Na vida corrida que a gente leva nos dias de hoje, já é difícil parar para respirar fundo e prestar atenção em si mesmo (meditar então é para poucos…), imagine concentrar toda a sua atenção em uma tela em branco e transformar o que você sente em ideias e palavras, em conteúdo coerente.
A gente vê a mesma coisa acontecendo em diversas esferas, até mesmo com conteúdos em vídeo. Quando os vídeos no Youtube eram novidade, eles eram o que existia de mais dinâmico e de rápido consumo na internet, entretanto hoje em dia muitas pessoas já não assistem mais um vídeo com as impressões sobre um único livro durante, digamos, 7 ou 8 minutos; elas querem um conteúdo mastigado, triturado, que possam consumir o mais rápido possível.
E acho que é por conta de toda essa correria que as vezes eu sinto falta de um ambiente silencioso e com conteúdos de “lento consumo” como o blog, e é nessas horas que eu sinto a vontade de voltar aos velhos hábitos de sentar em frente a uma tela em branco e tentar construir um conteúdo a partir do que se passa dentro de mim. É uma forma de expressão ao mesmo tempo que de compreensão.
Espero conseguir voltar a postar aqui esporadicamente, nem que seja somente para mim mesma, mas para quem se interessar em acompanhar, fica aqui o convite. ♥