
Oi pessoal! Quanto tempo, hein? Esse é o primeiro post de 2019 aqui no blog e eu já quero pedir desculpas pela ausência! Vamos tentar consertar isso nos próximos meses, certo? Certo! ❤️
O post de hoje é sobre algo que vocês sempre me perguntam e que eu também vejo a galera perguntando muito para blogueiras, instagrammers e booktubers por aí… Como você lê tanto?
Entretanto, essa questão vai muito além de simples respostas como “Durma menos, carregue o livro na bolsa” ou coisas parecidas; acho que está mais ligado a questão: Por que você se incomoda tanto com isso? Já se fez essa pergunta?

Não que você não deva almejar ler mais, você deve, isso é saudável e mostra que você se interessa pela leitura, por conhecer outros livros e autores. O problema está nos motivos para esse desejo. Já vi pessoas querendo ler mais apenas para dizer que leu X livros no ano, que leu mais que fulano ou ciclano, e por aí vai. Esses são motivos fúteis que não vão acrescentar nada a ninguém. Daqui a 10 anos você não vai se lembrar disso, o que você vai lembrar são as histórias que verdadeiramente te marcaram, os autores pelos quais se apaixonou e as lições que aprendeu com os livros.
Não se preocupe se o booktuber que você admira leu 5, 10 ou 15 livros no mês e você apenas 2. Eu sei que as vezes a gente se compara e fica frustrado achando que o problema é com a gente, mas aqui vai um conselho meu se quiser aceitar: se compare consigo mesmo. Nunca se compare com os outros, as pessoas tem vidas completamente diferentes, outros hábitos, rotinas e ritmos de leitura; e tudo isso influencia.
Fique feliz com as leituras que você realizou, e se deseja ler mais por genuíno interesse, se dedique um pouquinho mais no mês seguinte. Trace metas de leitura, se desafie. Deixe o celular ou a série da Netflix de lado, encontre brechas no seu dia a dia e leia todo dia um pouquinho mais.

Mas lembre-se de sempre respeitar o seu próprio ritmo (com tudo na vida né?) e suas próprias vontades, porque tudo tem a sua hora, e sem esse equilíbrio a leitura vira uma obrigação sem sentido, quando na verdade é pra ser um momento seu, de sintonia consigo mesmo, e de lazer. Aproveite as suas leituras sem amarras, a literatura não tolera pressão ou preconceitos. ✌?