Dessa vez quem me indicou para responder essa tag foi a fofíssima Marília do Páginas e Letras que está sempre por aqui no Nuvem! Quem traduziu essa tag foi a Ni do Ninhada Literária. Adorei essa tag porque esse é um assunto um pouco “polêmico” pra mim, haha. Estou sempre comprando mais do que devo! Então vamos às perguntinhas!
1 – Quantos livros não lidos você possui?
Segundo a minha querida lista do Skoob, com qual eu vou me orientar pois está devidamente atualizada, tenho 25 livros não lidos na estante, o que é consideravelmente pouco, mas que já me traz um certo peso na consciência, rs.
2 – Quantos livros já lidos você possui?
Como comecei minha coleção meio tarde e antigamente eu não anotava os livros lidos, perdi as contas várias vezes. No entanto eu cadastrei no Skoob os livros lidos da minha estante física e os que eu “me lembro” que já li mas não possuo o livro. No Skoob tenho 82 livros lidos, mas minha contagem de memória estava em torno de 140, por aí. Eu considero a lista do Skoob, pois por lá eu tenho esse controle.
3 – Você mais compra livros do que lê?
Na verdade, não. Eu compro exatamente na mesma medida em que leio, porém tenho alguns livros mais antigos que acabei comprando por impulso e perdi a vontade de ler depois (momentaneamente) e que agora estão meio “encalhados”, mas que estão na fila de espera aguardando sua vez.
4 – Você pretende banir as suas compras de livros?
De forma nenhuma! Tenho o maior prazer em sair de uma livraria com uma sacolinha cheia de livros, ou então receber aquele pacotinho tão esperado dos correios! Pretendo apenas dar uma pausa ou diminuída nas compras enquanto eu não termino de ler todos os que estão na “fila de espera”, ou pelo menos metade deles, haha.
5 – Por que você acha que não lê os livros não lidos da sua estante?
Acho que eu me empolgo muito com os livros novos que compro aí acabo desanimando dos antigos (tadinhos!). Quanto mais tempo passa, mais difícil fica de pegar naquele livro que comprei, digamos, no ano passado… É errado, eu sei! E pretendo corrigir isso. Mas o tempo vai passando e a gente vai mudando de interesses, de gostos, e a vontade vai diminuindo. Por isso hoje em dia meu lema é “comprou, leu!”, nada de enrolação (ok, isso depois de eu ler toda a minha lista de espera né?).