Resenhas

Garota Exemplar, de Gillian Flynn

11 de maio de 2014

IMG_1034Garota Exemplar é um thriller que mistura romance, suspense e ação; envolvendo o leitor em uma das mais complexas e conflituosas histórias sobre a vida conjugal. O livro foi publicado pela Editora Intrínseca, em 2013.

Enredo e Personagens

Amy Elliot Dunne desaparece no dia do seu quinto aniversário de casamento, ninguém sabe dela, nem mesmo seu marido, Nick Dunne, que foi surpreendido ao chegar em casa e encontrar uma sala de estar revirada e uma casa vazia, sem Amy. A polícia deduz que Amy fora levada, mas a realidade é que o primeiro – e único – suspeito que consideram é seu próprio marido, Nick. Conforme a tradição dos aniversários de casamento, Amy havia deixado um punhado de pistas escondidas para Nick, uma espécie de “caça ao tesouro” que ao final o levaria ao presente de casamento, misteriosamente essas são as únicas pistas que podem ajudar Nick a encontra-la, e talvez sejam sua única saída.

O livro é narrado por ambos protagonistas em capítulos alternados, Nick (o marido) narra o presente momento do desaparecimento e tudo que está acontecendo, e – na primeira parte do livro – Amy (a esposa) nos relata a vida conjugal do casal através de entradas de diário. Garota Exemplar nos traz duas versões intensas e opostas sobre o relacionamento do casal tornando difícil saber em quem acreditar. Além disso, o livro também é dividido em 3 partes: Rapaz Perde Garota, Rapaz Encontra Garota e Rapaz Consegue Garota de Volta (Ou vice-versa). A partir da segunda parte do livro, Amy também passa a narrar o presente momento, de seu ponto de vista.

IMG_1020

IMG_1039

Minhas Impressões

Virei fã da Gillian Flynn, a narrativa da autora é incrível! Ela consegue conduzir o leitor a amar e odiar, e voltar a amar de novo, e odiar de novo… e enfim! Ela faz do leitor um peça num jogo de xadrez. Tentei adivinhar mil vezes o que ia acontecer e me surpreendia a cada capítulo. O livro é realmente surpreendente e inacreditável. A autora explora profundamente o psicológico dos personagens revelando seus segredos e instintos mais sórdidos. A história contém cenas de violência e sexo, e é muitíssimo bem construída e digamos, “bem bolada”. Até mesmo os personagens secundários são bem explorados e cada peça se encaixa perfeitamente no enredo e desfecho do livro.

IMG_1015

No início confesso que estava um tanto desinteressada na história e achei um pouco devagar, mas da página 150 em diante eu não conseguia desgrudar! Simplesmente me fisgou! É o tipo de história que você PRECISA ler correndo, quase desesperadamente, para descobrir o que acontece no final. O foco principal é a relação conjugal de Nick e Amy, mas garanto que vocês podem aguardar fortes revelações e constantes reviravoltas neste livro. Estamos falando do naufrágio de um casal desgastado, dependente, amargurado, cheio de problemas financeiros e com mentes perturbadas. Duas personagens tão incríveis e enérgicas que você não vai saber de que lado ficar. O livro é de tirar o fôlego, e acho que por esse motivo eu fiquei um pouquinho decepcionada surpresa com o final, pois não era o esperado, para o qual eu estava torcendo – e isso não é spoiler -, mas ainda assim o final não conseguiu estragar o livro pra mim.

Preciso dizer também que, por mais sórdidas que sejam, muitas das passagens deste livro me fizeram refletir sobre várias coisas, sobre como muitas vezes nós não conhecemos as pessoas que estão ao nosso redor, ou até a nós mesmos. Sobre como muitas pessoas se escondem por trás de máscaras apenas por conveniência, por ser mais bonito ou interessante, fingem ser qualquer coisa que seja atrativa para outras pessoas, e como isso afeta suas próprias identidades verdadeiras, fazendo-os se perder de si mesmos. A autora abordou esses temas de forma sólida e consistente, Gillian escreve uma história tão verossímil que é fácil acreditar que isso possa ter realmente acontecido.

“É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens. E se nós todos estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas.” (Nick Dunne, pág. 86)

IMG_1061

PS.1: Nome original: Gone Girl. Tradução: uma meleca Garota Exemplar. O título em português passa uma ideia propositalmente distorcida do que realmente o livro se trata, o que é legal, mas pelo que eu li por aí em momento nenhum aparece isso de “Exemplar” no livro em inglês, então, err…

PS.2: Notícia boa: Vai sair o filme (E com Ben Affleck como Nick). Yay! Assistam ao trailer abaixo. E após, um vídeo da autora falando um pouquinho de seu livro.

Editora: Editora Intrínseca
ISBN: 9788580572902
Gênero: Thriller | Suspense
Páginas: 448
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Luiza junho 18, 2015

    Já leu lugares escuros da mesma autora? Etava querendo saber alguma opinião sobre este… Sobre Garota Exemplar eu amei o filme, mas após ter assistido acho que o livro perde a graça,nao sei se vale a pena… Beijos

    • Juliana Cirqueira junho 18, 2015

      Não, ainda não li. Acho que eles lançaram o livro muito na correria, em cima da estréia do filme!
      Gostaria de ler antes de assistir mas acho que não vou me segurar, hehehe.

  • Michelle junho 12, 2015

    Faz um tempinho dessa resenha mas eu preciso falar também hahaha Li há pouco, depois de assistir o filme (que droga!) Adorei esse livro, foi o primeiro que li deste gênero e quero maiiiiiis hahaha viciei, fiquei chocada com o desenrolar queria bater na Amy me enganou kkk, apesar de ser bem lento mesmo, parei de ler por uma semana estava chatinho rs mas quando voltei nossa realmente bom, de tirar o fôlego, virei fã da autora. Parabéns Ju, sua resenha está excelente como sempre!

  • […] Amy é o oposto de Daisy, ela é uma personagem realmente fascinante de tão sem escrúpulos e calculista. Por “pior” que ela seja como pessoa, ainda é uma personagem que nos deixa boquiabertos. Ela é o ponto central da história do início ao fim, ela é corajosa e toma atitudes extremas, é uma personagem feminina extremamente forte. A questão é, Amy tem ou não tem coração? O que realmente se passa em sua cabeça? + Leia mais sobre Garota Exemplar.  […]

  • […] que passou por aqui neste um ano de existência, para quem não se recorda dê só uma olhadinha neste link e confira a resenha completa. O livro levou ★★★★★ do […]

  • Camila Karlla junho 8, 2014

    Esse livro é muito bom. Muito ansiosa para ver o filme.

  • Raquel Moritz maio 15, 2014

    JULIANA.

    Eu quero esse livro agora mesmo. Eu tinha visto só as fotos do filme e lido a sinopse do filme e livro, mas não entrega muito, sabe? Tipo, eu tinha ficado curiosa com todo o alvoroço que teve quando ele foi lançado, mas eu to totalmente no clima de uma leitura desse tipo. 🙂

    Obrigada pela indicação, fiquei afim ♥

    TCHAU JUJU <3
    *pesquisando preço do livro*
    *agora vou pedir ele em troca no skoob*

    • Juliana maio 19, 2014

      HUAHUAHAUHAUHAUA MORRO DE RIR CONTIGO, SUA DOIDA. 😛

      *sacando o cartão de crédito da bolsa* hahaha

      Espero mesmo que goste, e até acho que vai gostar MESMO!
      (E vou querer ver sua resenha!)

      Beijão! <3

  • Isabela maio 13, 2014

    Poxa, não sabia que esse livro era assim tão, tão bom! Amo histórias com ponto de vista de 2 personagens, acho que ficam mais ricas e atraentes… Adorei a premissa e inclui o livro na lista infinita!

    Ó céus, preciso de tempo!

    Bjs, Isabela.

  • Ana Elisa maio 13, 2014

    Ai, Ju, vou ler em breve então, estou guardando minhas moedinhas pra comprá-lo esse mês ainda hehe… Tmbém me sinto assim quando leio um livro muito bom e fico necessitando de alguém para comentar rs Adorei saber que o Benn Afleck será um dos protagonistas, acho ele um ótimo ator. Beijos.

  • Ana Elisa maio 12, 2014

    Ai Ju fiquei animada para ler. Desde Agatha Christie não leio suspenses de
    me deixarem sem dormir por querer terminar o livro logo rs Mas eu me controlo
    para não ler livros assim porque se deixar passo a noite em claro lendo e
    no outro dia não sou ninguém rs… Mas entrou para minha wishlist. Beijos Ju,
    ótima semana.

    • Juliana maio 12, 2014

      Ai, Ana Elisa! Você PRECISA ler esse, então! LEIA, PLEASE! Assim que poderei desabafar com alguém, HAHAHA. É um livro MUITO instigante, você não faz ideia! E seria legal você ler logo, antes de sair o filme, que parece que vai ser ÓTIMO! hehe.

      Se você gosta de suspense então, vai adorar!
      Boa semana pra ti também, beijão! <3

  • Thamires Oliveira maio 12, 2014

    Ah Ju, comecei a ler esse livro no fim do ano passado e adivinha..? Abandonei :/
    Achei muito devagar o começo da história e no fim fiquei entediada, mas a minha intenção é volta a ler ele!! (:
    Gostei da resenha.
    Beijos

    • Juliana maio 12, 2014

      Thamires, oi! 🙂
      Menina, eu QUASE abandonei! Se não fosse por um monte de gente no face e instagram me dizerem que era bom, que melhorava e tal, eu não teria continuado… pra mim só engatou de vez a partir da página 150-200. MAS DEPOIS? NOSSA SENHORA! HUAHAUHA.
      Volte a ler e depois me conte! Resista a essas primeiras 200 páginas letárgicas, hehe.

      Obrigada! Beijão.

  • Aninha Salli maio 11, 2014

    Amiiiigaa, não sei porque, mas leio suas resenhas e sinto uma vontade repentina de sair correndo e comprar , HaHAHAHAHA.
    Tenho uns livros aqui no meu armário pra ler ainda , mas com certeza vou ler esse livro, A D O R E I , ou melhor apaixonei na resenha, fotos e vídeos !!!!

    Beeeeeeijos >.<

    • Juliana maio 12, 2014

      HUAHUAHUA Que bom, amiga! A intenção é essa! hehe 😀
      Tenho a impressão de que você iria gostar desse livro heim…
      Que bom que gostou, mesmo. Obrigada pelo carinho e apoio!

      Beijo grande. <3

  • Marília maio 11, 2014

    Oi Ju,

    Quando este livro foi lançado (se não me engano, ano passado) fiquei com muita vontade de comprá-lo. Entretanto, deixei passar. E agora, com sua resenha a vontade voltou de novo (só que prometi a mim mesma que não vou comprar livros até ANO QUE VEM! Será que eu consigo?! >.< Sabe como é… Casamento, casa, enxoval… essas coisas de noiva…)
    Mas achei o enredo e, principalmente, o fato de a história ser contada por pontos de vista diferentes incríveis! Acho fantástico o autor que consegue manusear tão bem os personagens que constrói, produzindo uma narrativa sem qualquer nó solto, fazendo esse jogo com o leitor que, coitado, fica mais perdido do que cego em tiroteio!

    Quem sabe ano que vem eu compro! Hehehehehe…

    Beijinhos, Ju! Adorei o post!

    Marília.

    • Juliana maio 12, 2014

      Oi Marília!
      Seeeeeei MUITO bem como são essas coisas de noiva, sim… também estou em contenção! 😛
      Você falou tudo! Se eu pudesse teria adicionado essa sua fala aí na resenha HAHAHAHA Porque é exatamente isso que a autora fez, me deixou feito cedo em tiroteio!

      Coloque na sua listinha de wish list, HUAHUA. Vale muito a pena! 🙂
      Beijão.

  • Ana Fidelis maio 11, 2014

    Oi Ju, tudo bem? Nossa fiquei aqui me corroendo por dentro para ler Garota Exemplar, adoro suspense e esse me parece ser um dos bons rsrs. E esse trailer do filme me deixou ainda mais curiosa (ai não gosto de ficar curiosa, fico me corroendo por dentro para saber o desfecho do livro).

    Beijos

    • Juliana maio 11, 2014

      Oi Ana! Tudo ótimo, e você? 🙂
      HAHAHA Nossa, esse é um suspense então que você vai ler em 1 dia, huehue.
      Você lê o livro todo só pela ânsia de chegar ao final HUAHU. É muito bom!
      Aproveite e leia antes de assistir o filme! 😉
      Beijos!

  • Anna Schermak maio 11, 2014

    Eu estou para ler esse livro desde o lançamento. Ele está no Kindle lá esperando para ser lido. Sò que tenho medo de gostar demais dele e não conseguir reagir a isso.
    Eu sou apaixonada por suspense. Foi com eles que eu adentrei esse mundo maravilhoso da literatura e sempre que surge um que eu gosto muito eu não sei como agir, quero abraçar o livro e não sair mais da cama. ehehehehhe (sou maluca).

    Adorei sua resenha Ju, acho que vou tentar ler logo. Estou precisando mesmo.

    • Juliana maio 11, 2014

      Annaaaaaa, não sabia que você era fãzona assim de suspense! HAHAHA
      Então pare logo de perder tempo e leia esse! PROMETO que você vai se surpreender!
      E quê isso de ter medo de gostar? Sim, você é louca! 😛
      Leia e me conte, please, preciso de alguém com quem comentar! hehe

      Beijão! <3

  • Daniela Farias maio 11, 2014

    Estou começando a entrar nesse mundo de livros de suspense e estou adorando. Esse livro me lembrou “No Escuro” também da editora Intrínseca e aborda o mesmo assunto. Ler livros assim me deixa um pouco assustada mas acho fantástico esse modo do escritor pensar em cada detalhe para fazer livros com histórias assim, com uma carga bem pesada de suspense.
    Adorei a resenha e o trailer achei demais com a música “She”, apesar de não ter lido o livro achei tudo a ver! 🙂
    Beijocas Ju! <3

    • Juliana maio 11, 2014

      Dani, você não faz ideia! Quero que todo mundo leia esse livro pra eu poder comentar! Poxa vida! Ainda não achei ninguém pra desabafar, hahaha. PRECISO comentar com alguém! D:
      E DE FATO, a música She combina PERFEITAMENTE com a história, não tem ideia de como! HAHAHA
      Não é de assustar não, sabe? É de ficar chocada mesmo, tipo como se você tivesse levado um tapa na cara totalmente do nada! HUAHUA. Se for ler por favor comente comigo depois! rs
      Beijão!

  • Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>