Resenhas

A verdade sobre nós – Amanda Grace

07 de outubro de 2014

IMG_9103“A verdade sobre nós” é uma carta em forma de livro, ou vice-versa. É uma história delicada e cativante sobre um amor impossível. O livro foi escrito pela Amanda Grace, autora de livros do gênero romance e young adult, e foi publicado em 2014 pela Editora Intrínseca.

Enredo e Personagens

IMG_9110

A protagonista de “A verdade sobre nós” é Madelyn Hawkins, uma adolescente muitíssimo inteligente e talentosa, ela é a filha prodígio de seus pais, sempre fez tudo certinho, tirou A em todas as matérias, nunca se meteu em encrencas e sempre aceitou todos os planos que seus pais fizeram para sua vida. Ela era a filha perfeita. O único problema é que Madelyn não é feliz assim. Ela se sente aprisionada, não é capaz de fazer suas próprias escolhas pois seus pais não permitiriam, eles não admitiriam uma filha que fosse menos que perfeita.

Encorajada pelos pais, Madelyn se inscreve em um programa escolar onde ela avançaria 2 anos do ensino médio e iria direto para a faculdade. Como ela era uma aluna exemplar, nunca teve problemas em nenhuma disciplina e seus pais acreditam que ela vá tirar de letra a faculdade, além de avançar seus estudos mais rápido do que as meninas da sua idade. Seus pais sempre deixaram claro que Madelyn é a filha prodígio, passando na frente até mesmo de seu irmão mais velho, que já está cursando faculdade de engenharia.

IMG_9132

IMG_9133

Quando chega na faculdade, logo Madelyn conhece Bennet Cartwright, seu professor de Biologia. Ela sente imediatamente uma conexão. Existe algo mais forte que ela mesma que a impulsiona para ele. E não fosse apenas a sua inevitável atração, o destino também parece colaborar para que os dois vivam se esbarrando pela escola – e fora dela. A atração é mútua. Bennet demora a admitir, mas também se sente inevitavelmente atraído por Madelyn e não consegue esconder. Os dois começam a se encontrar fora da escola para passeios e caminhadas, onde aos poucos vão confessando sua paixão.

O porquê de esconderem o relacionamento é óbvio, Madelyn e Bennet são aluna e professor, e isso por si só já seria um escândalo na escola pois considera-se que um professor está em posição de poder e por isso exerce influência sobre os alunos, o que torna um relacionamento professor-aluno extremamente proibido em escolas (pelo menos não abertamente). Por esse motivo, Madelyn e Bennet decidem esperar, afinal, falta pouco tempo para o semestre terminar e para que eles possam ficar juntos de verdade. Ainda assim, eles continuam se encontrando, mas sem poder se tocar, se beijar, nada além de passarem tempo juntos.

IMG_9121

Como se não bastasse, Madelyn ainda esconde um grande segredo de Bennet: sua idade. Madelyn ainda é apenas uma adolescente, ela tem 16 anos, enquanto Bennet tem 25. Desde o princípio Madelyn omitiu sua idade pois sabia da reação de Bennet, que por sua vez supunha que Madelyn já era maior de idade, pelo fato de estar cursando a faculdade. O maior problema, para o casal, não era a relação aluno-professor, e sim a relação de um homem de 25 anos e uma menina de 16.

Na verdade, na situação de Madelyn e Bennet, havendo consentimento não haveria problema em se relacionar com alguém mais velho, porém não é isso que os pais de Madelyn, a filha perfeita, irão pensar. Nem mesmo o próprio Bennet.

Minhas impressões

IMG_9120

O livro relata uma situação muito comum hoje em dia e aborda questionamentos muito pertinentes. A reação de Madelyn em esconder sua idade retrata muito bem a forma como ela mesma se vê e como encara a sociedade, esse medo da rejeição de Bennet quando souber sua idade, é normal e compreensível, pois vem do medo de estar fazendo algo errado aos olhos de seus pais. A questão da relação aluno-professor é muito bem abordada, pois estamos lendo o ponto de vista da própria protagonista, que narra todo o livro através de sua percepção e sentimentos.

A narrativa é muito interessante, delicada e sutil. Madelyn é uma personagem incrível! Ela está apaixonada e isso com certeza afeta um pouco o seu julgamento da situação, porém ela é uma menina muitíssimo madura para sua idade e escreve o livro/carta de forma muito coerente, como um pedido de desculpas à Bennet. Durante o livro também percebemos as mudanças em sua personalidade, gostos e ideais. Há um grande amadurecimento na personagem e entendemos que isso é devido à fase de transição que ela está em sua vida, juntamente com o relacionamento com alguém mais velho e independente. Com ele, Madelyn pode ser exatamente quem ela quer ser, diferente da vida que tem levado seguindo os planos de seus pais.

A história de amor de Madelyn e Bennet é linda, cheia de momentos delicados e de suspirar, entretanto não me envolvi tanto com a história do casal, não me apeguei a eles. Apesar de ser uma linda história, não me emocionou. Em relação a escrita e narrativa, a autora acertou em cheio, conseguiu captar muito bem todos os anseios, incertezas e aspirações de uma adolescente de 16 anos apaixonada e confusa. Também foi muito bem sucedida ao retratar o relacionamento da Madelyn com o irmão e os pais. Recomendo esse livro para quem quer uma leitura leve, rápida e descontraída.

IMG_9134

IMG_9136Este livro foi gentilmente cedido ao blog em parceria com a Editora Intrínseca.
parceriaintrinseca
Editora: Editora Intrínseca
ISBN:  9788580575378
Gênero: Romance / Young Adult
Páginas: 208
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★
Adquira: Submarino | Americanas | Book Depository (inglês)

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Renata outubro 16, 2014

    Bom….vale mesmo pela escrita diferenciada, né? pois o tema não é incomum….a própria trilogia do Gabriel (amo!) aborda essa relação aluno-professor (de forma mais quente, claro! kkkkk).
    Mas te pergunto, o final é feliz? ou isso é dar spoiler? kkkkkkk, porque romance sem final feliz só romeu e julieta pois a gente tá mais que acostumada kkkk
    ps: ainda vou voltar para ler os comentários, pois no momento não deu…srsrsrsrsr

    bjs

  • Jéssica outubro 16, 2014

    Terminei!!! Livro maravilhoso gostei muito,mas não esperava esse final mesmo assim vale apena ler.

  • Camila Rodrigues outubro 14, 2014

    Awn que legal! me interessei bastante pela história, adoro romances, e esse parece ser bem diferente de todos que eu já li, com certeza irei colocá-lo na minha listinha de livros à serem lidos ♥ hahah’ Parabéns pelo blog e pela resenha maravilhosa ><

    http://metamorfosando.blogspot.com.br/

    • Juliana outubro 15, 2014

      Ei Camila! Que legal que gostou, esse livro é bem diferente sim.
      Obrigada pela visita e pelo carinho. Espero te ver por aqui mais vezes. <3

      Beijos!

  • Thaís outubro 12, 2014

    É tão bom quando um livro dialoga com temas possíveis e atuais, né? Torna tudo muito mais palpável! Uma pena você não ter se apegado tanto ao casal, mas pelo menos a história te envolveu.

    Acho livros assim a sua cara… hahahaha

    • Juliana outubro 13, 2014

      Sim, muito! 😀
      Pois é, o rapaz até faz o meu tipo, hahaha, e a menina é até interessante! Mas os dois juntos, sei lá, faltou química, não consegui me apegar mesmo, mas enfim! kk

      Ah é? Huehuehue
      Porquê, gente? 😛

      Beijos! <3

  • jessica outubro 12, 2014

    Comprei esse livro a verdade sobre nós,estou amando!!!

    • Juliana outubro 13, 2014

      Que legal Jessica! Depois conte o que achou do final. 🙂

  • Talita outubro 8, 2014

    Ahoy, Ju <3

    Primeiramente quero dizer que suas fotos continuam a coisa mais linda do mundo. Só talento nessa pessoa. Só talento. *hmmm agora lembrei do chocolate talento e fiquei no desejo de chocolate*
    Segundo, ainda não li o livro. :/

    Mas eu quero, bem que queria ler ele logo. Porém, não comprei o livro. Tinha uma lista pré preparada e já alguns comprados precisando de atenção *como O oceano no fim do caminho, que eu FINALMENTE li YAY* e agora que meus novos filhotes chegaram preciso dar atenção a eles *tem outros comprados mais velhos, mas as sinopses dos novos são as melhores, curiosidade vence tempo*.

    Ah que vontade ler esse livro. O tema é bem interessante. Já li muitos livros do tipo *Métrica é o meu favorito desses, se não leu:leia* Madelyn parece ser uma personagem bem interessante. E como você definiu : leve, rápida e descontraída. Esse ano estou lendo a maioria com esse tipo. É mais fácil para a rotina de estudos atual. Mas eu li muitos livros maravilhosos no início do ano e sempre acabo encaixando esses divos no meio de tudo. *Li Fangirl agora no finalzinho do mês e acho que deveria colocar na sua listinha de leituras ~não li Eleanor e Park ainda, mas se a escrita da RR for tão envolvente e fofa como nesse livro PRECISO ler logo* 😉

    Obs.: Caso tenha ficado curiosa ~ou não, mas eu estou gostando de escrever esse comentário então meio que não queria acabar ele ainda~ os meus novos babys são: Claros Sinais de loucura *conheci pela sua resenha daquela vez em junho, acho*, A última carta de amor *meu terceiro livro da Jojo <3*, O Cavaleiro de bronze, Querida Sue.

    E é isso, vou te deixar ler os outros comentários agora. 😀

    Beijos.

    • Juliana outubro 8, 2014

      Minha nossa, que comentário GIGANTE! kkk 😛

      Oi Tata! <3
      Bom, nem fale em chocolate talento que eu fico na vontade também, meu preferido é o de castanha de caju, da embalagem verdinha. Delícia *-* Ah, muito obrigada pelo elogio às fotos. <3

      Sei como é isso, eu nem tenho lido outros blogs ou assistidos à vídeos no YT justamente por isso, não posso acumular mais livros na minha wishlist se não estou perdida! Aliás, já estou perdida! Tenho uns 20 e poucos livros na lista de espera também e sofro por não poder lê-los mais rápido. 🙁

      Nunca li Métrica, vou anotar aqui, sempre quis saber se era bom. Nossa, Eleanor & Park é a coisinha mais linda desse mundo! A RR escreve muito bem e é uma fofa, só escreve livro fofo e lindo, hahaha. Estou louca pra ler Fangirl faz tempo, até procurei na Bienal pra ver se estava com desconto mas estava um horror de caro! Muito mesmo! Assim uns 39,90. Sem chance. 🙁

      Hahahaha lindos os seus novos babys! Nem vou listar os meus aqui se não vc vai cansar de ler, hehehe. Claros Sinais de Loucura e Jojo são muito lindinhos. Você vai adorar. Os dois últimos já ouvi falar mais nunca li.

      Huehuehue, eu vou é editar vídeo agora porque finalmente saí do meu hiatus! *-*

      Beijão. <3

  • Daniele Soares outubro 7, 2014

    No mês passado, quase comprei esse livro. No entanto, acabei levando somente o paradidático e jurando que voltaria mais tarde (leia-se: quando tiver dinheiro) e o compraria, também.
    Somente a capa já faz com que nos apaixonemos pelo livro!
    Me interesso bastante pelo drama aluna-se-apaixona-pelo-professor devido à sua abordagem. Ainda mais com a diferença de idade e toda a bagagem que isso acarreta, logo, está no topo da minha wishlist ♥, hehe.
    (nem preciso dizer que suas fotos me encantaram – de novo!)

    Beijos. 😉

    • Juliana outubro 7, 2014

      Oi Dani!
      Pois é, essa temática é muito interessante, é um drama danado mesmo, né? Tem muito pano pra manga! 😛
      E essa história vai bem a fundo nisso tudo. É muito bacana.
      Obrigada pela visita e pelos elogios. <333

      Beijos!

  • Thalita outubro 7, 2014

    Adorei a resenha, parece que esse é um livro muito interessante. Os temas que são abordados são, como você falou, comuns hoje em dia. Já adicionei na minha lista de livros para ler, valeu a dica!

    • Juliana outubro 7, 2014

      Sim, é bem interessante mesmo!
      O tema em si é bem comum, hoje em dia tratamos até com bastante naturalidade essas coisas, mas a forma com que o livro tratou desse tema comum foi muito bem feita, muito bem estruturada.
      Seja sempre bem vinda no Nuvem. <3