Oi pessoal! Mostrei lá no facebook o terrário de cactos e suculentas que fiz aqui em casa e como vocês pediram um passo a passo, vou tentar ajuda-los a montar o de vocês ! Vamos lá!
Materiais necessários:
- Vaso de vidro transparente (ou conforme desejar);
- Substrato ou qualquer tipo de terra com boa drenagem (para o plantio);
- Pedrinhas (iguais aquelas de aquário ou aquelas de rio/riacho);
- Plantas (podem ser cactos, suculentas ou similares);
- Colher ou pá (pequenininha) de jardim;
- Palitinho (para manuseio das plantas e terra, pode ser aquele de churrasco);
- Pincel de cerdas macias.
Obs.: Eu não coloquei carvão mineral, mas tem sites que recomendam para ajudar a manter as plantas bonitas e saudáveis, e também para evitar o cheio ruim que pode aparecer por conta da terra úmida por muito tempo (já que os vidros são fechados sem furos por baixo). Se quiserem colocar, fica à critério de vocês.
Eu escolhi 7 tipos de plantinhas (4 suculentas e 3 cactos), seguem fotos com detalhes delas:
Destaque para as 4 suculentas (foto acima).
Destaque para os 3 cactos (foto acima).
Quanto menores as plantas, mais fácil fica para manusear dentro do vidro.
Acima, o vaso de vidro que eu escolhi. Vocês podem escolher qualquer formato, vai do gosto de cada um. Esse formato com a “boca” do vidro estreita é um pouco mais difícil de manusear na hora de fazer o plantio.
Substrato (ou qualquer terra de boa drenagem, é só pedir na floricultura que vocês forem comprar), pedrinhas de aquário para ajudar na drenagem da água ao fundo do vaso e para ornamentar seu “jardim” (pode ser de qualquer cor que vocês quiserem, podem até escolher mais de uma cor que também fica super legal) e 3 pedrinhas de riacho.
A quantidade de plantas, substrato e pedrinhas vai depender do tamanho do seu vaso. Eu comprei o substrato de 5kg porque era o único que tinha na hora, mas sobrou bastante. As pedrinhas foram a continha, e comprei um número impar de plantinhas porque achei que ficaria mais bonito no meu vaso.
Primeiramente, coloque as pedrinhas de aquário no fundo do vaso.
Coloque uma quantidade suficiente para formar uma boa base no fundo e tapar todo o fundo do vidro. Caso queira colocar o carvão mineral, esse é o momento! Coloque o carvão mineral (pequena quantidade) em cima das pedrinhas, ele ajudará na manutenção das plantas e evitará mal cheio de excesso de água que pode surgir com o tempo. Eu não encontrei por aqui, por isso não coloquei no meu.
Após, coloque o substrato ou terra de boa drenagem.
Coloque substrato suficiente para conseguir plantar seus cactos e suculentas (eu coloquei de 3 a 4 dedos de substrato). Lembre-se que algumas plantinhas tem muitas raízes e você pode precisar abrir um “buraco” um pouco fundo para enterra-las. Se precisar, pode colocar mais terra depois para cobrir bem as raízes.
Com MUITO cuidado, vá tirando as plantinhas de seus vasos com ajuda da colher/pá/palito. Elas são muito delicadas, manuseie-as bem de leve. Plante uma a uma (de preferência da MENOR para a MAIOR – por ser mais fácil na hora de colocar a última) e vá colocando mais terra se necessário.
Obs.: Como as plantinhas são delicadas, é normal soltarem algumas folhinhas nesse momento. Tenha paciência e cuidado que no fim vai dar tudo certo! ☺️
Por fim, coloque delicadamente as pedrinhas de aquário (e as de riacho, se tiver) ao redor das plantas para enfeitar e proteger. Você pode precisar do auxílio da colher ou palito para arrumar as pedrinhas sem machucar as plantinhas.
Durante esse processo, o “pózinho” das pedrinhas provavelmente vai cair em cima das plantas. Limpe as folhas delicadamente com um pincel de cerdas macias.
Pronto! Seu terrário está prontinho! Lembre-se que essas são plantas de local árido e muitas vezes desértico, portanto, elas AMAM sol e não gostam tanto assim de água. Cuidado para não afogá-las. Regue as plantinhas de 1 a 2 vezes por semana com o auxílio de uma colher ou seringa e não molhe as folhas diretamente.
Tomando todos esses cuidados elas ficarão lindas e saudáveis por muito tempo. Há quem diga que os terrários duram de 6 meses a 2/3 anos. E há quem diga que seus terrários duraram 5 anos. Isso vai depender muito do seu cuidado. Quando as plantas crescerem muito, troque-as de vaso para que possam continuar crescendo saudáveis.
Espero que tenham gostado do passo a passo e que tenha sido útil pra quem deseja fazer o seu terrário! Fica lindo e é uma opção prática para quem mora em apartamento e não tem muito tempo (ou espaço) para cuidar de plantas. Ele pode ser colocado em cima de mesas e outros móveis dentro de casa para decorar, lembrando apenas de colocá-los para tomar sol sempre que possível! ?