Hábitos estranhos relacionados aos livros, leitura e coleção
Este post faz parte da coluna #BlogagemColetiva da Sociedade dos Blogs, grupo de blogueiros que participo no facebook. Vocês podem conferir todos os posts que já foram feitos por mim clicando na hashtag acima.
O tema escolhido para março foi De Leitor e Louco todo mundo tem um pouco, onde devemos escrever sobre nossos hábitos (estranhos ou não) como leitor e/ou colecionador de livros. Achei a ideia desta postagem incrível porque apesar de eu não ter tantos hábitos diferentes quanto à leitura (eu acho) vou poder conhecer um pouquinho mais sobre os hábitos dos outros blogueiros e dos meus leitores através dos comentários!
A louca dos post-its
Essa é boa. Resolvi começar pelos queridíssimos post-its porque gente, eu não uso pouco, haha. Acho que muitos leitores sofrem desse “mal” (muito entre aspas). É terrível quando você está lendo em algum local público e de repente encontra uma citação maravilhosa no livro e percebe que esqueceu seus post-its em casa! Nossa, é o fim. Eu tento sempre carregar comigo, mesmo que acabe não utilizando, levo aqueles de papel colorido para escrever mesmo (de diversos tamanhos), e aqueles outros de plástico apenas para sinalizar alguma citação ou passagem que eu ache legal no livro. Sinceramente acho esse um hábito comum e saudável entre os leitores então esse não entra na categoria esquisitice. Por mais que eu tenha um arsenal gigante de post-its em casa eu nunca resisto a comprar mais alguns que eu ache bonitinhos em alguma papelaria, é inevitável.
A temida organização da estante
Esse também é um item que eu levo muito a sério. Sinceramente acho até que tenho um pouco de “toc” com relação a isso, mas como estou atualmente com pouco espaço para organizar meus livros (tenho apenas uma estante com 8 nichos), estou tentando superar essa neura. Eu já tentei organizar meus livros de todas as formas possíveis, por cores, por autor, por editora, por gênero, por preferência… enfim! Sempre acabo insatisfeita, haha. De tempos em tempos estou mudando a organização, mas não tem jeito, acho que só quando eu tiver uma biblioteca enorme em casa vou sossegar (ou não)! Outra coisa relacionada a essa organização seria “catalogar” os livros ou fazer um controle da biblioteca, isso eu não faço, olha só. Eu mandei fazer um carimbo uma fez com meu nome para carimbar todos os livros como parte do meu “acervo pessoal” mas acabei não continuando com esse hábito.
Viciada em fotos de livros
Sim, sim, eu fotografo 99% dos meus livros por puro prazer. Seja para postar no instagram, na fanpage, no twitter, eu estou sempre fotografando todos os livros novos que chegam na minha estante e AMO fazer isso. Algumas vezes eu aproveito pra já tirar umas fotos mais caprichadas para futura resenha. Engraçado que eu gosto mais de fotografar objetos (em especial livros) do que pessoas e AMO fazer uma composição bem legal de objetos com eles, tem vezes que eu até compro objetos específicos para fotografar com determinado livro, ou então compro objetos de decoração só porque eu sei que eles combinariam com alguns livros ou ficariam bonitos em fotos, haha. Compro o objeto só porque é fotogênico, olha só! Acho que um dos meus grandes pequenos prazeres da vida é fotografar livros pois une duas coisas que amo, livros e fotografia. Tem vezes que eu curto tanto o resultado final de uma foto que fico babando nela por muito tempo, as vezes abro a foto e fico só observando. Maluquice minha?
Abraçando livros
Quem aí nunca abraçou um livro? Seja por ser um livro que você queria muito e finalmente adquiriu, seja porque amou a história de paixão ou simplesmente porque ele entrou pra sua coleção. Nós, amantes de livros, somos cheios de “tocs” e carinhos com nossos livros, não é verdade? Eu sempre abraço meus livros quando estou feliz com eles, hahaha. Sei que parece loucura mas é algo meio impulsivo. Meu marido me chama de louca quando me pega fazendo isso, mas ok.
Controle de leitura
Esse item não é maluquice nem nada disso, minha opinião, claro. Eu sempre anoto os livros lidos em uma cadernetinha estilo moleskine que tenho, sempre coloco o ano no topo da página e escrevo os livros enumerando os lidos em ordem cronológica. Acho isso bem básico e realmente é satisfatório em termos de organização apenas, mas eu também utilizo o skoob para organiza-los porque lá posso colocar quantas estrelinhas eu dei pro livro, controlar os que quero ler mas não tenho, e os que estão na minha estante para serem lidos (além de poder fazer as trocas pelo skoob né?). Ainda tenho uma “agenda” meio caderno, sem pauta, onde quero organizar os projetos e desafios literários que participo (e pretendo participar) mas ainda não tive tempo e disposição para arruma-la, mas quando conseguir tenho certeza que vai ser super útil para controle de leituras. Além do que, não consegui ainda achar aqueles multi-divisores coloridos para dividir as categorias da agenda, não acho em papelaria nenhuma por aqui.
Acho que é isso, gente. Não tenho hábitos muito estranhos, confesso, não costumo anotar nem escrever nos livros (tenho dó!), nem amassar a lombada de um livro gordinho pra ler melhor, nem colocar o meu nome eu coloco, haha. Antigamente eu carimbava mas perdi a empolgação com isso faz tempo. Cheirar livros, entrar em livrarias mesmo só pra olhar, apreciar capas e lombadas, tudo isso faz parte da minha rotina pessoal de leitora, então… É isso!
Contem-me nos comentários quais são os seus hábitos de leitores (bizarros ou não). 😀