Olá pessoal, hoje vim trazer um post bem diferente para vocês. Eu participo de um grupo de blogueiros na internet (Sociedade dos Blogs) e nós resolvemos criar uma postagem coletiva, não lembro de quem foi a iniciativa, mas estaremos todos participando sempre que pudermos. Em fevereiro (sim, estou atrasada) o tema foi Livros que mudaram minha vida e vou mostrar pra vocês alguns dos livros que mudaram a mim e a minha vida de alguma forma.
Vou começar por um dos livros (senão o livro) que mais marcaram a minha vida: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte. Li esse livro na época da faculdade, uns 6 ou 7 anos atrás, e lembro que na época fiquei tão abalada com a história que mal consegui largar o livro, fiquei meio obcecada pelo clássico. Eu estava em uma fase bem confusa, tinha acabado de entrar na faculdade de Letras e acabado de sair do universo literário infanto-juvenil (ao qual eu também nem era tão ligada assim) e ler O Morro me fez começar a gostar mais de ler e me interessar por literatura clássica. Sou eternamente grata pelo que essa obra fez por mim como leitora e serei para sempre apaixonada por essa história e pelo casal Heathcliff e Cathy, que partiram meu coração infinitas vezes.
Ainda na vibe dos Clássicos, foi nessa mesma época da minha vida que conheci uma das minhas escritoras favoritas da vida, a Jane Austen. Se for para escolher entre um dos livros dela que tenha mudado a minha vida, eu escolheria Orgulho e Preconceito porque, para mim, é a obra mais completa da autora. Na minha opinião, nesta obra ela conseguiu alcançar o equilíbrio ideal entre personagens, diálogos, enredo e romantismo, para fazer dessa obra uma obra-prima da literatura clássica até hoje. Sou uma grande admiradora de clássicos e isso tudo começou nessa época. Quando conheci as obras da Jane Austen foi como se uma janela tivesse sido aberta pra mim e um novo universo estivesse diante de mim, pronto para ser descoberto. Até Jane Austen aparecer, eu nunca havia me identificado tanto com um autor.
Sim, vou falar da Saga Crepúsculo e nem vem me julgar! (risos) A época da faculdade foi mesmo uma formadora de opiniões para mim, nessa época eu lia de tudo, estava descobrindo a vida de leitora, que maravilha! Era uma paixão que crescia fortemente a cada dia, eu não sabia que gostava tanto de ler! Nunca havia sido incentivada em casa nem em nenhum outro lugar, aquilo era tudo novidade pra mim e era fascinante. A série Twilight acabou caindo no meu colo por indicação de uma colega de turma que lia e era apaixonada. Nessa época não havia Kristen Stewart nem mesmo a pretensão de uma adaptação cinematográfica, ninguém conhecia a série. Eu lembro que Crepúsculo foi o primeiro livro que me fez virar a madrugada lendo, assim como os outros da série. Nossa, eu era fascinada pela história, sempre gostei de histórias de vampiros e a romantização do casal improvável (vampiro e humana) dava um charme irresistível a série. Talvez eu não leria essa série hoje em dia (e também não pretendo reler), mas não posso negar a importância dela na minha vida de leitora e ainda guardo um grande carinho pela saga Twilight.
Preparem-se porque agora vou falar de uma série muito querida e que está no meu coração FOREVAH & EVAH e eu morro de ciúmes dela! As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradly deve ter sido provavelmente a primeira série de Fantasia (e também sobre a lenda Arturiana) que eu li. Eu já tinha uma vaga ideia sobre a história pois assisti ao filme quando adolescente – não me lembrava de bulhufas – mas ainda assim ler a série foi uma experiência completamente oposta e extraordinariamente melhor do que assistir ao filme. A série é impressionante e faz a gente perder o fôlego, é uma das melhores séries (se não a melhor) que eu já li na vida. Essa série tem grande importância pra mim pois despertou o meu amor por Fantasia e, em especial, pela lenda Arturiana. Hoje em dia sou fascinada pela lenda do Rei Artur e assisto e leio tudo que posso a respeito (filmes, as séries Camelot, Merlin, entre outras). E o mais engraçado é que a minha primeira vídeo-resenha no canal foi sobre essa série. É muito amor! ♥ + Leia as resenhas individualmente | Assista o vídeo sobre a série e filme.
Como eu era antes de você foi o segundo livro que li da Jojo Moyes e ele me convenceu de uma vez por todas que a Jojo seria uma das minhas autoras favoritas. Um dos meus gêneros favoritos é o Romance, sou uma romântica incurável, sério, sou mesmo, e amo ler livros de amorzinho. As histórias da Jojo são incrivelmente emocionantes e sensíveis. Todos os três livros que li da autora trazem histórias fantásticas de amores impossíveis (ou quase) com finais surpreendentes. Virei fã de vez da autora depois desse livro que me fez chorar feito uma criancinha até às 2:00 da manhã, essa história não vai ser esquecida, vou carregar pra sempre comigo. Adoro livros que mexem com a gente e sacodem alguma coisa bem aqui dentro do peito, remexem e reviram nossos sentimentos quase como se fizéssemos parte da história. + Leia a resenha completa aqui | Assista ao vídeo sobre os livros da Jojo Moyes.
E por último, escolhi mostrar Shirley, de Charlotte Brontë (sim, amo as irmãs Brontë) que recentemente também se tornou um livro muito importante pra mim como pessoa. Apesar de amar Clássicos, havia um tempinho que eu não estava lendo muitos deles, até que a Pedrazul Editora surgiu na minha vida, uma editora que trabalha somente com clássicos da literatura e é aqui do meu estado (Espírito Santo), olha que amor! E foi graças à ela e à esta obra incrível da Charlotte Brontë que eu voltei a me envolver com clássicos e conhecer mais livros das irmãs Brontë. A história desse livro é muito querida no meu coração e fala de amizade, humildade, caridade e amores correspondidos. As personagens femininas são pessoas muito fortes, determinadas e corajosas. Esse tipo de história, escrita nessa época, me deixa impressionada e muito orgulhosa de escritoras como Charlotte. + Leia a resenha completa aqui.
Eu escolhi apenas alguns dos livros que mudaram a minha vida como leitora e a minha forma de pensar, mas sei que existem muitos outros que me mudaram um pouquinho aqui e ali e moldaram quem eu sou hoje. Entre romances, clássicos e fantasias, eu descobri um mundo fictício que era como um lar pra mim, um lugar aconchegante repleto de sonhos, aventuras, amor e magia. Como leitora (e principalmente depois do Nuvem) eu me surpreendo a cada dia com novos livros e descubro outros mundos através da leitura. E vocês, quais foram os livros que mais marcaram suas vidas?