Antes de Casar, publicado em 2016, é o primeiro livro da autora Bárbara Machado. É difícil definir Antes de Casar em um só gênero, mas se eu tivesse de definir em uma só palavra seria: divertido! Conheça a história de Catarina, mais conhecida como “Cat” entre amigos, uma mulher não tão bem resolvida assim em busca da felicidade.
A história de Catarina começa com um pé na bunda, e um daqueles. Após 3 anos de relacionamento, aquele castelo de areia construído com todo o cuidado do mundo desmorona e da pior maneira possível. Logo Catarina percebe a doce ilusão que estava vivendo, já imaginando-se em um vestido de noiva ouvindo a marcha nupcial enquanto seu namorado tinha outros planos.
A protagonista dessa história é uma jovem publicitária que apesar de ser super fã de Senhor dos Anéis, Harry Potter, Big Bang Theory e outros ícones da cultura nerd, também não recusa uma saída pelos bares de Vitória e adora uma boa festa na companhia dos amigos. Catarina considera sua beleza um tanto comum e não se rende a saltos altos ou maquiagem, ela prefere usar outros artifícios como um belo sorriso, bom humor e inteligência na hora da conquista.
Logo após sair daquele período de “fossa”, mais conhecido como a fase dos fins de semana no sofá vendo séries e comendo besteiras, Cat decide que é hora de viver a vida e voltar a ser a Catarina que sempre foi, divertida, carismática e que adora uma cerveja com os amigos – sem falar na tequila. É aí que a aventura começa para o leitor! Somos testemunhas e cúmplices das confusões, erros e acertos de Catarina enquanto ela se descobre como mulher, independente, dona do seu corpo e que tem todas as cartas na manga. Pela primeira vez em muito tempo ela se sente confiante e inabalável. Entretanto Catarina passa por situações em que é impossível não dar risada! O bom humor é o carro chefe desse livro, transformando até as grandes enrascadas em cenas hilárias.
A história se passa na cidade de Vitória (Espírito Santo), carinhosamente apelidada de Vitorinha pela protagonista. O livro traz muitas referências a cidade e outras regiões do estado (Guarapari, Manguinhos, Jucutuquara, Conceição da Barra, etc), assim como gírias e expressões usadas pelos capixabas. Para quem não conhece o estado, o livro é um prato cheio, quase um guia turístico de tão completo, especialmente por conta das notas de rodapé. Quem nunca veio ao Espírito Santo vai ficar com uma pontadinha de curiosidade!
E as referências não param por aí. Como mencionei acima, apesar de Cat passar uma impressão de “baladeira” ela também tem lá o seu lado supernerd. Durante o livro o leitor encontrará inúmeras referências a personagens e trechos de séries, filmes e livros do universo geek, tais como Star Wars, Friends, Big Bang Theory, a saga Harry Potter, entre muitos outros. A própria Cat bate ponto no paintball todo mês com um grupo de amigos e é considerada um “brother” entre eles.
Apesar de o livro relatar muito esse período de solteirice da Catarina e seus muitos paqueras, a história também fala muito sobre sentimentos (até me emocionei em algumas partes, entenda: rolou uma lagriminha) e o quanto pode ser perigoso agir somente com a razão e esquecer-se do coração. Todo o livro retrata um período de muito autoconhecimento e amadurecimento da personagem, onde ela vai redescobrir a Catarina que havia sido esquecida e ao mesmo tempo aprender coisas novas sobre si mesma.
Não há como não se encantar por essa história. As cenas banais de cotidiano se tornam ainda mais interessantes quando escritas pela Bárbara. Facilmente podemos nos identificar com os personagens e as situações por eles vividas. Quem nunca levou um pé na bunda? Viveu um romance não correspondido? Ou quis cair na balada só para esquecer um amor perdido?
No intuito de abranger diferentes públicos, a autora faz muito uso das notas de rodapé, o que pode agradar leitores que necessitam de mais explicações, pois existem notas para explicar cada local de Vitória e cada referência aos termos em inglês, ao universo nerd e palavras usadas pelos capixabas. Na minha opinião, algumas referências são necessárias, mas outras são compreensíveis através do contexto e a explicação de algumas referências acaba eliminando aquela sensação gostosa de “sacar” uma piada ou reconhecer um local. O excesso de notas me incomodou um pouco em algumas partes, mas nada que atrapalhasse a leitura.
A escrita da autora é inteligente, bem humorada e objetiva. Com isso a leitura se torna muito fluída e prazerosa. O tema principal tem tudo para ser clichê, afinal, todo mundo passa por essa fase, a transição entre a juventude e a vida adulta em que é preciso aprender a lidar consigo mesmo e com o mundo. Contudo, apesar do enredo simples, a história é muito bem desenvolvida e cativa o leitor a cada página. Me diverti bastante lendo Antes de Casar! Agora quero que vocês leiam e me contem o que acharam! Assistam também os comentários em vídeo lá no canal clicando aqui. E participem do sorteio abaixo, são 3 chances de ganhar um exemplar do livro! Boa sorte! ♥
a Rafflecopter giveaway
Publicação: Independente
ISBN: 9788592072506
Gênero: Ficção | Romance
Páginas: 292
Minha avaliação: ★★★★
Redes sociais do livro/autor:
Adquira o livro: Site
Regras do sorteio: 1 – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio dos livros será realizado pela autora. 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.