Bem estar

Chá para aquietar a mente

11 de setembro de 2018

Não, essa não é uma receita de chá mágico para curar o seu stress ou ansiedade (infelizmente né?). Esse post é sobre uma das formas que encontrei de afastar – nem que seja por alguns minutos – o turbilhão de pensamentos que rodeiam a minha mente todos os dias.

Sabe quando você se deita pra dormir e não consegue se desvencilhar do emaranhado de pensamentos e relaxar? E demora muito pra pegar no sono pensando na lista de afazeres do dia seguinte ou então fica remoendo coisas que “teoricamente” já deveriam estar resolvidas na sua mente? Eu lido com isso todas as noites e muitas vezes durante boa parte do dia também.

Vem sendo cada vez mais difícil não se deixar afetar pela quantidade de informações que recebemos todos os dias, e pode parecer hipócrita da minha parte como produtora de conteúdo online, querer discutir esse assunto, mas eu também sou consumidora desse mesmo conteúdo e as vezes preciso ficar um pouco off pra recarregar as energias.

E é exatamente por isso que tem se tornado cada vez mais importante falarmos sobre bem estar e saúde mental. As pessoas tem adoecido sem ao menos se dar conta da causa, que muitas vezes está ligada a sobrecarga, ao stress, ao esgotamento mental. Todo mundo conhece alguém (ou várias pessoas) que está sempre ligado no 220v, 24h ocupado, que diz “não ter tempo para nada” e que não consegue ter momentos de lazer ou dedicados a si mesmo.

Mas o que fazer para equilibrar as coisas que precisamos fazer com aquelas que nos fazem bem? Eis a o drama do século! Realmente acaba sendo sempre mais fácil se esquivar desse questionamento e simplesmente “seguir o baile”, afinal, todos temos boletos pra pagar, certo? Errado (digo, claro que temos boletos para pagar), mas já pensou se você adoece ou entra em uma profunda depressão porque esqueceu de cuidar de si mesmo? Não vai restar tempo para se preocupar com os boletos.

O que eu quero sugerir pra você com esse post, é que você pense na sua rotina e procure “brechas”. Encontre nem que sejam apenas 30 minutos livres para que você possa se dedicar a você mesmo, seja para fazer uma caminhada, tomar um chá/café com calma, ler um livro, ou fazer algo que dê prazer a você, sem ter que justificar na sua agenda aquela “pausa”.

Esse momento pode ser semanal ou até diário, você é quem vai se comprometer com você mesmo. Uma das coisas mais simples que eu descobri que posso fazer por mim mesma, é uma pausa diária para o chá, coisa de 20 minutos.

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por café, entretanto o café já virou rotina na minha vida, enquanto o chá tomou o lugar de algo especial, algo ritualístico, provavelmente também por ser algo novo na minha rotina. Esse é um momento sagrado no meu dia, onde eu aproveito para tentar esvaziar a mente (talvez uma espécie de meditação? talvez). A dica é: procure algo que deixe a sua mente e alma em paz, e você só vai saber experimentando.

Gostariam de um post com mais dicas de rituais para acalmar a mente?

Não menospreze o poder de aquietar a sua mente, só quem está em equilíbrio consigo mesmo consegue fazer boas escolhas, ser criativo e produzir (o que quer que seja) com o máximo de qualidade. Não é exatamente o chá que tem algo de poderoso, é você mesmo, quando se dispõe a cuidar de si.

Espero que tenham gostado do post! Beijos.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Amalia Teixeira outubro 1, 2019

    Depois deste tour que estou fazendo no seu blog a vontade de conhecer seu livro só está aumentando!!!

  • Jéssica Borges Brito outubro 24, 2018

    Nossa Ju !! Estava precisando justamente ler sobre isso , meu dia-a-dia está tão conturbado que só Deus ,vou tentar (juro por mim mesma ,rs ) seguir essas dicas.Ando mesmo precisando de um tempo só para eu.

    Obrigada pelas dicas Ju .

    Sucesso !!!!

  • Stéfany Marcelly outubro 4, 2018

    Uau, que tiro Ju! Realmente, me sinto exatamente assim (sem tempo pra nada), estou precisando seguir um pouco desses conselhos, ultimamente tenho sentido que não sou boa o suficiente para as coisas, e acho que pode ter relação com isso. Talvez se eu me desse um pouco de descanso, eu me sentiria melhor… Vou tentar seguir os seus conselhos, e iria amar se você postasse uma parte dois deste post!

    • Ju Cirqueira outubro 5, 2018

      Oi Steh! Olha, te garanto que grande parte do nosso desânimo, cansaço, e sentimentos ruins, são frutos dessa nossa rotina maluca. A gente precisa saber se ouvir mais e entender quando precisamos dizer “não” para algumas coisas, dar um tempo e cuidar de nós mesmas. Falo por experiência própria, haha. Pretendo postar mais sobre essas assuntos por aqui sim <3

  • Diana setembro 19, 2018

    Só verdades. Houve um tempo em que eu “Não tinha tempo para nada” e qualquer 20min que eu tirava para fazer algo que gosto era um respiro. Não dá para abraçar o mundo, tanta correria só leva ao stresse mesmo. Dica maravilhosa, assunto maravilhoso, post lindo, Jú. Que bom que voltou a blogar! Serviu de incentivo para mim que já estava querendo desistir antes de começar!

    • Ju Cirqueira outubro 5, 2018

      Oi Diana! Que bom que gostou do post e te animou por aí também! 🙂
      Realmente não dá pra abraçar o mundo, precisamos cuidar mais de nós mesmas. <3

  • Lilian setembro 13, 2018

    Perfeito seu texto!

  • Lilian setembro 13, 2018

    Muito bom Juh, amei. Detalhe: muda sua idade lá na descrição hahaha agora é 29 hahaha. Amo seus conteudos! Deus abencoe muito sua vida!

    • Ju Cirqueira setembro 18, 2018

      Hahahaha socorro tem alguém vigiando a minha idade! ? (brincadeira! já vou trocar haha)
      Obrigada Lilian! <3

  • Thauana setembro 13, 2018

    É verdade todas as dicas que passou nesse post Ju. Por mais difícil que seja se desligar sem se culpar,ouvir isso de outra pessoa ajuda a impulsionar a tomada dessa atitude!!!

  • Juliana setembro 12, 2018

    Oi Juuu
    Adorei o tema abordado nesse post e acho de extrema importância!! Obrigada por se dedicar a escreve-lo e nos fazer pensar que precisamos sim de pausas, que elas nos conduzirão a uma vida mais saudável e plena. Um beijo grande
    Respeito muito seu trabalho e vejo que também não é nada fácil. Quando vc ” some” um pouquinho, as pessoas já correm atrás de vcs nas redes sociais …

    • Ju Cirqueira outubro 5, 2018

      Oi Ju! Não é fácil pra ninguém (e menos ainda pra quem se expõe na internet) mas a gente tem que fazer todo o possível para se desligar de vez em quando e se conectar consigo mesma, se não a gente pira né? rs.

  • Elaine setembro 11, 2018

    Oie!!!!
    Amei o assunto abordado nessa sua postagem! As pessoas realmente tendem a esquecer que principalmente os criadores de conteúdo também possuem uma rotina agitada e bem atarefada!
    Sou apaixonada por chá, mas infelizmente não são todos os que curto gelados, então aproveito essa época do outono/ inverno e início de primavera pra experimentar vários .
    Dessa loja tea shop eu curto muito os Rooibos Paradise/ Golden Cake e Lemon Pie. Este último eu recomendo pra você tomar de noite próximo do horário de dormir pra já ir relaxando.
    Mil bjinhos 😉
    Elaine

  • Georgea setembro 11, 2018

    Muito legal o seu post. Eu valorizo muito esses momentos de desligamento, procuro sempre inserir na rotina porque dá uma paz e ajuda a recarregar as energias.

  • Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>