Você já ouvir falar de ressaca literária? Ou até mesmo, já teve uma (ou várias)?
Primeiro precisamos apresentar essa velha amiga aos novos leitores ou desavisados. Geralmente ela acontece após você ter terminado aquele livro maravilhoso-estupendo-coisa-mais-incrível-que-já-leu, ou após um período longo de leitura intensa (maratona literária, leitura de uma trilogia, série, etc). Eis então que bate aquele desânimo ou falta de vontade de ler…
E a ressaca aparece de diversas formas na vida do leitor: pode ser na vontade de assistir filmes, séries ou fazer qualquer outra coisa que não seja ler; ou aquela falta de concentração ou interesse por qualquer nova leitura que você comece, fazendo com que você passe dias, semanas ou até meses sem ler.
“Ok, entendi! Mas então o que fazer para evitar (ou remediar) uma ressaca literária?” Calma leitor, Vou te dar algumas dicas simples pra você lidar com esse período de estagnação literária sem desespero.
- Não se desespere! O desespero é o nosso primeiro inimigo nesse caso (e em tudo na vida né?). Ficar preocupado em não estar lendo tanto quanto gostaria é o que mais causa ansiedade e contribui para que continuemos sem ler. Respire, vá passear, vá visitar seus amigos, se distrair com outras coisas, não fique se preocupando demais, seja paciente consigo mesmo, a sua vontade de ler ainda está aí dentro – mesmo que escondidinha.
- Agora se você já cumpriu as dicas acima, e ainda assim continua sem vontade de ler, vamos as outras dicas! O próximo passo é buscar algo que você já goste, seja algum gênero literário ou autor preferido, algo que você normalmente lê com facilidade, assim não vai “forçar” o seu cérebro com algo que você não tem costume de ler ou não tem certeza se vai gostar.
- Outra dica interessante, se você quiser, é claro, é estipular metas de leitura. Nem todo mundo gosta de se impor metas, especialmente quando estamos falando de um hábito que é para ser um lazer/hobby. Entretanto, se você está com dificuldades em engrenar em alguma leitura, e especialmente se você tem uma rotina bem corrida, certamente se você ficar só esperando “chegar aquela vontade súbita de ler”, não vai começar a ler nunca. Então faça um cronograma para si mesmo, divida o livro em quantas páginas (ou capítulos) quer ler por dia/semana e faça o máximo para cumprir sua meta. Logo logo você retomará o seu ritmo de leitura habitual.
- Saia da sua zona de conforto! Já parou pra pensar que você também pode estar cansado de tanto ler as mesmas coisas? Essa dica é uma alternativa a dica número 2, caso seu gênero/autor favorito não esteja funcionando para te motivar a ler, experimente algo novo! Vá até livrarias passear e folhear alguns livros, procure blogs ou canais na internet com dicas de livros para devorar (indico esse aqui ó! é show de bola ?) e opte por leituras que você ache que vão te interessar.
- Livros para ler em 1 dia são uma excelente escolha para esses momentos. Quer coisa pior do que estar de ressaca? É estar de ressaca e tentar ler um calhamaço (ou seja, livros grandes). Então a dica é: escolha livros que você consiga ler em um curto tempo, em 1 ou 2 dias, pois a sensação gratificante de terminar um livro (especialmente estando de ressaca) pode te motivar a querer ler mais, a terminar mais livros. No canal tem um vídeo com dicas de livros para ler em um dia, aproveita e já anota aí algumas dicas para dias de ressaca.
Não é que você seja obrigado a estar sempre lendo o tempo todo; mas a leitura, para além de ser um hobby muito prazeroso, é também um hábito como qualquer outro e precisa ser estimulado pois, caso não seja, pode ser deixado de lado e esquecido. Fugindo um pouco dos benefícios óbvios e práticos da leitura (como aquisição de repertório, desenvolvimento de melhor oratória e escrita) a leitura também é um hábito que mantém nossa mente saudável e em constante progresso, que expande as nossas perspectivas e visões de mundo, e nos faz entender melhor o outro e a nós mesmos.
Seja como for, leia no seu ritmo, no seu tempo e o tipo de leitura que lhe fizer bem, mas não deixe de ler! ♥
Espero que tenham gostado! Até a próxima. ?